Folha de S. Paulo


Coleção apresenta encontro de Tom Jobim e Elis, em 1974

A parceria musical entre o carioca Tom Jobim e a gaúcha Elis Regina é o volume deste domingo da Coleção Folha Tributo a Tom Jobim.

Ouça trechos das canções de Tom Jobim
Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Veja como adquirir a Coleção

O álbum, gravado em Los Angeles, Estados Unidos, traz arranjos de César Camargo Mariano --então marido da cantora e pianista do quarteto que a acompanhava-- para canções marcantes do repertório jobiniano.

O livro que acompanha o disco, escrito pelo jornalista Carlos Calado com base em biografias dos três principais envolvidos, contextualiza o encontro, ocorrido no começo de 1974 e inicialmente marcado por muita tensão e desacordo musical.

Mais que uma parceria musical, o disco reuniu a geração da década de 1950 --que modernizou a canção brasileira ao criar a bossa nova-- e a da década de 1960, marcada pelos programas de televisão e pelos explosivos festivais da canção.

Fernando Duarte/Divulgação
O cantor e compositor Tom Jobim e a cantora Elis Regina em foto tirada em 1974
O cantor e compositor Tom Jobim e a cantora Elis Regina em foto tirada em 1974

O antológico álbum surgiu na esteira de um pedido de Elis à direção da gravadora Phonogram pelos seus dez anos de casa. Entre as faixas incluídas estão "Águas de Março" --em versão sempre lembrada nas listas de melhores músicas brasileiras de todos os tempos-- e "Pois É" --fruto da parceria de Tom Jobim com Chico Buarque.

Também entraram "Só Tinha de Ser com Você" (Tom e Aloysio de Oliveira), "Fotografia" e "Triste", canções que já constavam do repertório da cantora antes do registro em vinil.

Há também belas versões de "Corcovado" e "Retrato em Branco e Preto" (Tom e Chico Buarque), cantadas em dueto por Tom e Elis.

Houve, ainda, espaço para interpretações marcadas pela dramaticidade e pela emoção de Elis, como em "Por Toda a Minha Vida", "Modinha" e "O que Tinha de Ser".

A pedido de Mariano, Tom escreveu ao menos um dos arranjos do disco, o da canção "Soneto da Separação".

A COLEÇÃO

Os 20 volumes sairão todos os domingos, até 18 de agosto, e incluem 18 álbuns originais do músico carioca, além de duas compilações de canções suas interpretadas por outras vozes.

Cada disco é acompanhado por um livro de 48 páginas, impresso em papel colorido e com acabamento em capa dura.

Textos de críticos e repórteres especializados em música --incluindo Antonio Carlos Miguel, Carlos Calado, Lauro Lisboa Garcia, Lucas Nobile, Mauro Ferreira e Tárik de Souza-- inserem cada álbum em seu contexto histórico e artístico.

Veja abaixo o vídeo de lançamento da campanha da Coleção.

Veja vídeo

Também dão detalhes sobre as sessões de gravação e bastidores. Analisam, ainda, as composições, arranjos, participações de convidados e relações do álbum com outras gravações e fases da carreira do músico.

No caso de canções presentes em mais de um álbum (como "Garota de Ipanema", "Corcovado", "Triste", "Dindi" ou "Wave"), a Coleção aponta as diferenças entre as versões.

Todos os livros-CDs incluem uma análise do repertório do respectivo álbum, com ficha técnica, letras, fotos do compositor e de seus parceiros. Alguns deles também têm seus perfis traçados, como Aloysio de Oliveira, Newton Mendonça, Eumir Deodato, Chico Buarque e Jaques Morelenbaum.


Endereço da página:

Links no texto: