Folha de S. Paulo


Claro usa contrato falso para cobrar multa por fim de plano, afirma leitor

O leitor Mauricio Rocha de Jesus afirma que a Claro cobrou multa de R$ 4.000 pelo fim de um contrato que já estava com o período de carência vencido.

Segundo Jesus, a empresa apresentou a cópia de um contrato adicional para justificar a multa, apesar de o leitor não ter conhecimento do documento e de a assinatura ser claramente "forjada".

Jesus reclamou com a Claro e com a OT Mobile, representante para atendimento corporativo, mas nada foi feito para resolver o problema.

Ele então registrou um boletim de ocorrência, sendo que o delegado confirmou que "a assinatura é facilmente identificada como falsa".

Resposta - A Claro afirmou que entrou em contato com o cliente e esclareceu o problema, mas não deu detalhes.

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Queixa de Roberto Braguim Pellim: estorno atrasado
A TIM não devolveu o valor de uma conta que foi paga duas vezes pelo leitor por engano. A empresa deu prazo de 90 dias para o lançamento do valor como crédito, mas após três meses isso ainda não ocorreu.
Resposta da TIM - Informa que o valor de R$ 99,00 será reembolsado dentro de um prazo de 30 dias.

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Queixa de Elvira Ciacco da Silva Dias: sem pagamento
A SulAmérica não fez o débito em conta do plano de saúde do leitor, apesar de acordo prévio. Ele então reclamou à administradora de benefícios Qualicorp e pediu um boleto, mas não foi atendido e agora teme cobrança de multa.
Resposta da Qualicorp - Pede desculpas pelo transtorno e diz que já enviou o boleto solicitado sem juros ou multa.

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Queixa de Ademir Valezi: sem assistência
A HP recusou fazer a assistência técnica da impressora do leitor após ela perder funcionalidade devido à instalação de uma nova versão do Windows. O funcionário o aconselhou a buscar ajuda na internet.
Resposta da HP - Pede desculpas pelo transtorno e diz que está apurando o ocorrido e auxiliando o cliente.

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Queixa Ivani Julião: preços abusivos
A Comgás achou um vazamento de gás no apartamento do leitor e recomendou algumas empresas –relacionadas em seu site– para o conserto. Todas elas, porém, deram valores altos e poucas alternativas de pagamento.
Resposta da Comgás - Diz que só indica o site para que o cliente contrate a empresa que atenda sua necessidade.


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