Folha de S. Paulo


Toyota faz recall de air bags e fica seis meses sem repor dispositivo, diz leitor

O leitor Jaime Roizenblatt relata que, no começo do ano, a Toyota fez um recall de airbags defeituosos de carros do modelo Corolla –dentre eles, o seu.

Passados seis meses, a montadora ainda não disponibilizou um novo dispositivo para Rozenblatt. A alegação da Toyota é de que o fornecedor de air bags não está conseguindo suprir a reposição das peças problemáticas.

Segundo o leitor, o argumento é contraditório, uma vez que a Toyota vende modelos novos todos os meses, com air bags em perfeito funcionamento. Ele reclama do descaso. "Expor os compradores a esse risco desnecessário é crime", afirma.

Resposta da Toyota: afirma que contatou o cliente e agendou a reposição para o último dia 21.

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Queixa de Jorge Cezar: entrega atrasada

Produto é comprado no dia 8 e Extra promete entrega até o dia 15. Durante o transporte, o item sofre avarias, mas a empresa não consegue passar as informações corretas para cliente e prazo de entrega fica indefinido.

Resposta do Extra: informa que contatou o cliente e que irá entregar o pedido até dia 28.

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Queixa de Antonio Delfino: demora para retirada

Claro instala equipamento de TV a cabo errado e, após cancelamento do serviço, fica mais de 60 dias sem retirar os componentes da casa de cliente. Inúmeras visitas técnicas foram agendadas, mas nada acontece.

Resposta da Claro: esclarece que entrou em contato com o cliente para conversar sobre a questão.

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Queixa de Katerina Houlis: aumento abusivo

Cliente aderiu à plano mais barato da Net, que oferecia gratuitamente linhas dependentes de celular. No entanto, após o fim da promoção, o preço do pacote subiu muito –um equivalente custava quase a metade.

Resposta da Net: afirma que contatou a cliente e que a situação foi esclarecida.

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Queixa de Cleómenes Augusto Costa: conserto eterno

Loja autorizada da Brastemp em Registro (SP) retirou fogão para conserto há mais de 60 dias, mas até o momento não fez os ajustes necessários nem fez a reposição da peça defeituosa.

Resposta da Brastemp: diz que não cobrará pelo reparo e que está acompanhando a situação.


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