Folha de S. Paulo


Claro dá chip extra para leitora e diz que ela contratou duas linhas

Em junho de 2016, a leitora Eduarda Nogueira Diniz comprou um celular na Claro. Na época, ela recebeu um chip adicional cuja única função seria desbloquear a linha do aparelho.

Em julho deste ano, Eduarda procurou a operadora para negociar a contratação de um plano mais barato. Contudo, foi surpreendida: na verdade, o tal chip extra seria uma linha separada daquela contratada por ela.

Consequentemente, os empecilhos para mudar de plano dobraram. O período de fidelização –a partir do qual a alteração do plano é grátis– passou de 12 para 24 meses e a multa, agora devida, foi multiplicada por dois.

Resposta da Claro: diz ter entrado em contato com a leitora e que "esclareceu as informações necessárias."

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Queixa de Leonardo de Paiva Apostolico: seguro incancelável

Leitor quer mudar contrato de seguro de imóvel alugado, pois entende que o beneficiário é o proprietário. Após mais de dois meses de idas e vindas, continua pagando indevidamente pelo seguro.

Resposta da Bradesco Seguros: diz que entrou em contato com leitor para os "devidos esclarecimentos."

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Queixa de Anderson Fazoli: garantia violada
Leitor contratou garantia estendida no momento da compra de impressora. Porém, o produto quebrou e a seguradora não quer cobrir os reparos: alega que os dados constantes na garantia não são os da impressora.

Resposta da Kalunga: lamenta o ocorrido e diz que corrigiu os dados com a seguradora.

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Queixa de Ramirez Augusto Pessoa Fernandes: reembolso menor

Leitor contratou pacote turístico para Fernando de Noronha (PE), mas teve que cancelar a viagem devido a uma cirurgia de sua mulher. A Azul Viagens reembolsou menos de um terço do valor.

Resposta da Azul: diz que o valor reembolsado está de acordo com o contrato assinado pelo leitor.

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Queixa de Melchior Martin Neto: erro no sistema

Leitor não consegue comprar celular por meio de desconto na fatura mensal do seu plano, pois a central de atendimento da operadora Tim, que é mecanizada, sempre acusa "erro no sistema."

Resposta da Tim: informa que os pedidos anteriores foram cancelados por indisponibilidade do produto.


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