Folha de S. Paulo


Leitor afirma que Makro cobra por cartão e fatura não entregues

O leitor Icaro Vanella Muniz reclama de cobrança indevida após contratação de um cartão Makro.

Ele conta que, apesar do prazo prometido de 15 dias, dois meses depois o cartão ainda não foi entregue.

Mesmo assim, o bancário recebeu uma ligação de cobrança, referente a fatura em aberto, antes mesmo de a correspondência chegar. Apesar da falha, Muniz anotou o número e quitou o boleto.

Cinco dias depois, porém, o leitor foi surpreendido novamente ao ser notificado que seu nome seria incluído na lista de devedores.

"Como posso pagar uma fatura sem que eu tenha recebido ao menos o cartão e muito menos a própria e ainda receber uma carta de cobrança intimidatória?", questiona.

Resposta - O Makro diz que a empresa responsável já enviou novo cartão e a fatura, além de estornar o valor e regularizar a situação.

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Queixa de Marcia Castilho: Notebook quebrado

Computador da HP apresentou problemas três meses após a compra. Notebook foi enviado à fábrica para ser reparado, mas falhas voltaram a aparecer. Apesar de reclamações, fabricante se nega a trocar o produto.

Resposta da HP

Informa que ofereceu a troca do computador à cliente, que aceitou a proposta.

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Queixa de Antonio Carlos Souza Rodrigues: Milhas roubadas

Pontuação no programa de fidelidade Smiles é utilizada indevidamente por outra pessoa. Após análise do caso, empresa confirma roubo de 70.000 milhas por falha em site, mas não devolve os pontos.

Resposta do Smiles

Afirma que entrou em contato com o consumidor e já solucionou o caso.

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Queixa de Edson Fernandes: Tarifa indevida

Na abertura de conta conjunta no HSBC em 2013, banco propôs isenção de tarifa caso investimentos alcançassem valor mínimo. Agora, instituição quer cobrar taxa, alegando que montante está dividido em dois CPFs.

Resposta do HSBC

Diz que prestou todos os esclarecimentos necessários diretamente ao leitor.

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Queixa de Paulo Sergio Mariano: Oferta recusada

Apesar de valor anunciado em prateleira do Sam's Club, engradado de cervejas estava com preço menor anotado na embalagem. Porém, funcionários e gerente do mercado se negaram a aceitar pagamento menor.

Resposta do Sam's club

Esclarece que atendeu o cliente e tomou providências necessárias em relação ao caso.


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