Folha de S. Paulo


Leitora diz que FMU atrasa envio de documentos para benefício estudantil

A leitora Gislaine Vançan reclama de problemas para renovar seu Bilhete Único de estudante.

Ela conta que a FMU, universidade onde estuda, não enviou sua matrícula para a SPTrans (empresa municipal de transportes), impossibilitando que o benefício seja renovado neste ano.

O problema também atinge outros alunos da instituição.

Funcionários e professores da universidade pediram a Gislaine que enviasse um e-mail relatando o problema para dois endereços, mas nenhuma resposta é enviada.

"Estão todos prestes a perder a cota de fevereiro. Já foram feitas diversas reclamações, inclusive na ouvidoria, e ninguém nos dá uma solução ou, ao menos, uma posição", desabafa.

Resposta - A FMU diz que informou à estudante que o cadastro dela na SPTrans foi regularizado, permitindo a renovação do cartão.

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Queixa de Maria Ester de Freitas: Sem reserva

Pontos de programa de fidelidade Smiles foram resgatados para emitir passagem de avião de São Paulo para Paris, na França. Porém, ao ser contatada para fazer a marcação de assentos, companhia aérea diz que não consegue localizar reserva. Funcionários do Smiles não sabem resolver problema e apenas pedem prazos para analisar o caso.

Resposta do Smiles

Afirma que, em contato com a cliente, solucionou o caso e esclareceu todas as dúvidas.

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Queixa de Ludmila Hubar Patriani: Cobrança indevida

Plano de assinatura da Oi para BlackBerry foi substituído por outro para iPhone, após mudança de aparelho celular. Além disso, pacote de serviço telefônico foi alterado para opção mais limitada e barata. Porém, operadora envia boleto de cobrança com valor muito superior ao que é devido, incluindo até mesmo o pacote específico do celular antigo.

Resposta da Oi

Diz que concedeu crédito na fatura após constatar que a cobrança estava incorreta.


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