Folha de S. Paulo


Resultado do julgamento de Lula não causou surpresa, afirma leitor

JULGAMENTO DE LULA

A maioria dos dirigentes do PT é atrevida e impertinente. Para que desafiar a Justiça a prender Lula? O que acontecerá se ele for preso? Nada. O PT vai afrontar a Polícia Federal e impedi-la, fisicamente, de exercer sua função legal?

MÁRIO NEGRÃO BORGONOVI (Rio de Janeiro, RJ)

*

Não causou surpresa o resultado do julgamento de Lula no TRF-4, visto que o Judiciário brasileiro, em grande parte, sempre esteve alinhado aos interesses das elites e das classes dominantes. Tanto é que o povo o vê com desconfiança, como foi o caso desse julgamento. Lamentável.

ERIVAN SANTANA (Teixeira de Freitas, BA)

*

Gostaria muito que o dia 24 de janeiro passasse a ser considerado o dia nacional do combate à corrupção no Brasil. Será que algum deputado tomaria essa iniciativa? Ou, então, algum movimento sério? Não precisa ser feriado, pois os que defendem o país são trabalhadores. Sugiro, ainda, que alguma entidade corra uma lista para recolher assinaturas nesse sentido, como fizeram com a Ficha Limpa.

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Quando Lula assumiu o primeiro mandato, ele aumentou o salário mínimo, acima da inflação, e criou o Bolsa Família, além de outros benefícios para os assalariados –que continuam a merecer sua grande preocupação. Não foi por outra razão que está acontecendo tudo isso. Concluo: suporte as pontas, companheiro. Estaremos sempre ao seu lado.

JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA SOBRINHO (Belo Horizonte, MG)

*

Há muito tempo não lia nada tão lúcido e imparcial ("O malufismo de Lula", de Roberto Dias). Concordo: não há nada mais nefasto do que a atitude de Lula e de seu partido de desrespeito ao Judiciário. Isso destrói o "cimento da sociedade".

RICARDO MENDES (Porto Alegre, RS)

*

Lula foi mais uma vez injustiçado. Mais injustiçados ainda foram a democracia e o povo brasileiro, que quer votar nele. Este mantra tem que ser lembrado: eleições sem Lula são uma farsa.

PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS (Curitiba, PR)

*

A melhor análise sobre a condenação foi de Renato Terra ("Pena de Lula sobe mais que bitcoin"). Michel Temer convida Lula para ministério: "Agora que foi condenado, ele possui todos os requisitos para fazer parte do meu governo".

JOSÉ AMADEU PIOVANI (São Paulo, SP)

*

É entristecedor que o Brasil esteja sofrendo por conta das ações de políticos e de atos de empresários de caráter duvidoso. Porém, não são adequadas as generalizações. Collor e Dilma foram depostos pela opinião pública e pelas leis vigentes. E Lula foi condenado em virtude de alguns dos seus atos. Há muitos culpados e de diversos partidos. Pobre Brasil. Os brasileiros precisam votar melhor.

RICARDO PEDREIRA DESIO, artista plástico e professor aposentado (São Paulo, SP)

-

LAVA JATO

Muito oportuno o artigo do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, chamando a atenção para o espírito autoritário e fascista que assalta o universo jurídico e Judiciário do país. Tudo em nome da eficiência, da Justiça e da defesa da moralidade. Como nos tempos do nacional-socialismo.

OSCAR MELLIM FILHO (Campinas, SP)

*

Apesar de reconhecer no doutor Antônio Carlos de Almeida Castro inegáveis talento e cultura jurídica, além da competência profissional, pareceu-me tosca a comparação feita no texto. Aceito a recomendação do causídico para ler Pessoa, mas tomo a liberdade de recomendar a ele ler o talvez mais brilhante de seus colegas: Rui Barbosa.

ÉDEN A. SANTOS (São Paulo, SP)

-

POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticos não gostam de investir na melhoria da educação básica. Um povo ignorante é manipulável e acredita em qualquer coisa ("Transformar realidades"). O índice de analfabetismo no Brasil é muito grande e isso é interessante para a permanência quase eterna de muitos políticos.

CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

-

METRÔ NO RIO

Sobre a linha 4, o preço do km carioca é 5% inferior ao da linha 5 de SP e à média do custo de 28 metrôs, e a parcela privada de R$ 1,2 bilhão é mais que o dobro da obtida nas linhas 5 e 17 de SP ("Pezão insiste no erro", de Marco Aurélio Canônico). A obra foi suspensa com base em relatório do TCE, e o próprio órgão reverteu essa decisão, citando o caráter preliminar do documento, a importância para a população e os prejuízos da paralisação. As razões do governo são coerentes: preservar investimento, gerar emprego e atender à população.

*RODRIGO VIEIRA,* secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro

-

ASSÉDIO

O texto "Meninas", de Fernanda Torres, é excepcional. Está contextualizado com a história, estabelece uma hipótese racional, discute os argumentos e procura uma generalização para explicar os fatos sobre feminismo, suas posturas e atitudes contemporâneas. Bem melhor que o barulho das redes sociais, em que a profundidade do debate se resumiu a como Catherine Deneuve se desloca em Paris. É por essa razão, entre outras, que o jornalismo e os jornais de qualidade jamais desaparecerão.

MARCELO MOOCK, professor de medicina (São Paulo, SP)

-

CRESCIMENTO DE SP

O adensamento desta cidade é urgente ("Cidade rejeita adensamento que a faria mais aprazível"). São Paulo se tornou espalhada e desordenada, portanto cara e discricionária. O adensamento da cidade tem merecido uma visão equivocada, de que só interessa à especulação imobiliária. Interessa ao mercado, mas muito mais a toda a população, conciliando um ambiente mais homogêneo em termos de oferta de moradia, serviços e adequadamente urbanizado.

ROGÉRIO BATAGLIESI, arquiteto (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: