Folha de S. Paulo


Leitores criticam indulto de Natal proposto por Michel Temer

INDULTO DE NATAL

Insulto de Natal. Bravo, Raquel Dodge! Bravo, Cármen Lúcia! Corajosamente mostraram que o Executivo não tem poderes ilimitados num país democrático. Sem entrar na discussão do mérito da mais generosa redução de penas de todos os tempos, onde já se viu um presidente, com o agravante de ter sido professor de direito, renunciar a receitas ao livrar criminosos do pagamento de multas pelos crimes cometidos? Ora, pois!

JOAQUIM QUINTINO FILHO (Pirassununga, SP)

*

O presidente Michel Temer, tendo em vista o indecente indulto de Natal de sua lavra, concebido para beneficiar corruptos, ladrões de dinheiro público (genocidas por tabela), jogou seu título de jurista constitucionalista na lata de lixo. Foi lá que eu também joguei o livro intitulado "Elementos de Direito Constitucional", de sua autoria, que não ocupa mais espaço em minha biblioteca.

TÚLLIO SOARES CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

-

STF

Quando o ministro do Supremo Gilmar Mendes manda soltar algum preso, logo vemos nas manchetes: "Mendes manda soltar fulano". Quando é o ministro Barroso a soltar um, a chamada é: "STF manda soltar fulano". Por que essa diferença?

VICTOR HARGRAVE (Campinas, SP)

-

LAVA JATO

A aplicação da teoria da cegueira deliberada é bem-vinda para punir desavisados que foram coniventes com crimes. Em paralelo, preocupa a possibilidade de punição sem a existência da prova robusta da delinquência. Caberá aos (desgastados) ministros do Supremo Tribunal Federal a equalização e o equilíbrio dos pratos da balança da justiça nesses casos.

JOSENIR TEIXEIRA, advogado (São Paulo, SP)

*

A não aplicação da doutrina da cegueira deliberada institucionaliza o crime de colarinho branco, tornando fácil a defesa com a simples frase "eu não sabia de nada". Parabéns aos ilustríssimos juízes.

PAULO GOUVEIA (Belford Roxo, RJ)

-

FLÁVIO DINO

O governador do Maranhão, Flávio Dino, declara apoio a um condenado pela Justiça, Lula. Recentemente, foi divulgado um caso de corrupção na área da saúde do seu governo. Em sua entrevista à Folha, mostrou que não tem propostas para o Maranhão e desconhece a realidade econômica do Brasil.

PAULO FRANÇA (São Paulo, SP)

-

Novo MDB

O artigo do deputado Jarbas Vasconcelos é brilhante e assertivo. Quero parabenizá-lo pelo texto e somar a minha voz à sua, por um país ético e decente para nosso sofrido povo brasileiro.

JOÃO DIAS DE ARAÚJO FILHO (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Bernardo de Mello Franco, só acrescento que o atual governo é, seguramente, o pior da história da República. Será lembrado como o governo da contramão, da marcha à ré, do atraso, das meias verdades e das mentiras deslavadas.

GUSTAVO AMARANTE (São Paulo, SP)

*

Ruy Castro definiu numa só frase a situação caótica do governo Temer, que não se importa com o povo brasileiro. "Tem que manter isso, viu?" mostra toda a forma de cooptação dos políticos para se manterem no poder corrompendo, locupletando e tirando direitos legítimos do nosso já combalido Brasil! Será que a roubalheira nunca será punida? Com a palavra o STF.

HÉLIO DE ALMEIDA ROCHA (Piracicaba, SP)

*

Com relação às afirmativas feitas por Janio de Freitas, o senador Aécio Neves repudia com veemência a informação de que tenha recebido recursos ilícitos. A grave acusação reproduzida pelo colunista se baseia em suposto depósito bancário que teria ocorrido sem que se saiba nem sequer quem é o titular da conta. Ou seja, as conclusões foram tiradas sem que nem mesmo etapa elementar da investigação estivesse cumprida. O senador reitera que não recebeu recursos ilícitos no Brasil ou no exterior e que provará na Justiça a correção de seus atos.

ALBERTO TORON, advogado do senador Aécio Neves (São Paulo, SP)

*

Celso Rocha de Barros falseia a realidade e escreve mais uma vez que o presidente "defendeu a compra dos silêncios de Eduardo Cunha e Lúcio Funaro" por Joesley Batista. A frase deveria constar nas retrospectivas de 2017 como a maior mentira do ano. Michel Temer disse "tem de manter isso" em resposta ao "estou de bem com Eduardo." Essa é a verdade. Já foi reconhecida pela Folha em "Erramos" no qual afirmou que o "aval de Temer" não constou do áudio ilegal, sendo uma interpretação da PGR.

MÁRCIO DE FREITAS, secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República (Brasília, DF)

REPOSTA DO COLUNISTA CELSO ROCHA DE BARROS - Peço ao assessor que na carta da semana que vem esclareça o seguinte: supondo que Joesley não tenha ido pedir a Temer a mão de Cunha em casamento, que relação poderia haver entre os dois conhecidos picaretas que merecesse a atenção do presidente da República?

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: