Folha de S. Paulo


Órgãos de fiscalização não justificam sua existência, diz leitor sobre cartel

Zanone Fraissat - 26.out.2017/Folhapress
Linha 5-lilás do Metrô de São Paulo

CARTEL

Há muito estamos vendo o nosso dinheiro ir para o ralo, sem fiscalização, sem controle, sem nunca saber o seu destino. Pergunto: vamos decretar a falência do Tribunal de Contas, vamos acabar com todos esses órgãos públicos de fiscalização que nos custam uma fortuna, são verdadeiros cabides de emprego e não justificam a sua existência?

MÁRIO INNECCHI JUNIOR (São Paulo, SP)

*

Como assinante deste jornal, gostaria de saber onde está a ligação do cartel das empreiteiras com algum governador, vice-governador ou até com um de seus assessores? Quando divulgarem alguma notícia envolvendo corrupção, por favor publiquem quais políticos estão envolvidos.

JOSÉ MARIA SILVA (São Paulo, SP)

*

A manchete da Folha ("Odebrecht confessa cartel durante gestão tucana em SP", 19/12) induz o leitor a acreditar no envolvimento do PSDB no conluio entre empresas (cartel) para fraudar licitações em diversos Estados do país, o que é desmentido no próprio texto. O PSDB é o principal interessado, juntamente com o governo do Estado, no esclarecimento do assunto em sua totalidade. Esperamos que a Justiça, após comprovados os fatos, puna exemplarmente os culpados e que os recursos recebidos pelas empresas irregularmente, e que pertencem aos paulistas, sejam devolvidos aos cofres públicos.

PEDRO TOBIAS, deputado e presidente estadual do PSDB-SP (São Paulo, SP)

-

PREVIDÊNCIA

Ninguém gosta de perder benefícios. Recebo benefício da aposentadoria há 14 anos, não estou aposentado e, com 72 anos, continuo na ativa. A questão é: por que decidir agora a reforma da Previdência? Temos que ouvir o que pensam os candidatos à Presidência sobre essa questão. Eu, por exemplo, gostaria de ouvir do candidato que primeiro temos que saber quais são os grandes salários de aposentados e quando auferiram tal benefício. Talvez a Folha pudesse nos agraciar com tais informações.

OSMAR G. LOUREIRO, engenheiro (Cravinhos, SP)

-

SEGURANÇA

Tem absoluta razão a Dra. Janaina Paschoal quando afirma que "dizer que segurança pública nada tem a ver com polícia apenas legitima a inércia dos governantes, que não investem na contratação e treinamento de policiais". É exatamente isso o que acontece, pelo menos em São Paulo, onde a defasagem do efetivo ultrapassa 15 mil e os salários estão congelados. A criminalidade continua crescendo, assustadoramente.

JARIM LOPES ROSEIRA, presidente da Seção de São Paulo da International Police Association (São Paulo, SP)

-

GÊNERO

Os machistas acabam dizendo asneiras, mesmo quando tentam fazer média. Assim fez Temer, ao dizer que as mulheres que pilotam avião efetuam uma aterrissagem mais macia.

ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)

-

STF

O ministro do Supremo Gilmar Mendes é uma afronta ao comportamento e à imparcialidade que se esperam de um magistrado. É uma vergonha que, na véspera do encerramento das atividades judiciárias, ele solte novamente Adriana Ancelmo, baseado no fato de ela ter um filho menor de 12 anos. Vamos ver quantas prisioneiras estão na mesma situação ou pior? Continuo cada vez mais horrorizada com a fratura exposta do nosso Judiciário.

SILVIA TAKESHITA DE TOLEDO (São Paulo, SP)

*

É ridículo que o ministro Ricardo Lewandowski suspenda uma medida provisória que congela o aumento dos servidores públicos federais até 2019, sob o argumento igualmente insustentável de que, no passado, o presidente Michel Temer havia apoiado o reajuste. Se ele não percebeu que a situação financeira do país está cada vez mais difícil, que a educação, as aposentadorias do INSS e a assistência aos pobres sofrem com falta de recursos, não deveria estar no Supremo Tribunal Federal.

MARLY A. CARDONE, advogada e professora de direito do trabalho e previdência social (São Paulo, SP)

*

Parece que a decisão, em 24 de janeiro, que pode impedir a candidatura do ex-presidente Lula não está deixando apenas as composições políticas em standby. O STF deixou várias questões para resolver no ano que vem, por exemplo a prisão após condenação em segunda instância. Isso terá impacto para o candidato do PT, como escreveu o colunista Ricardo Balthazar. As instituições que deveriam, em momentos de crise e turbulência, resolver imbróglios, ficam criando um ambiente de incerteza e de discussões que só pioram o cenário.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

-

ADOÇÃO

A colunista Vera Iaconelli, com as suas palavras sóbrias, deu voz a algo em que nós já estamos trabalhando há muito tempo. As pessoas entram na adoção com uma noção muito romântica e, algumas vezes, equivocada dessa maneira de ganhar um filho. Ao adotar, será para sempre, não apenas quando as noites forem boas. É preciso adotar também as más noites, as péssimas noites, juntamente com as maravilhosas, enquanto você existir.

IVONE MARIA DE LIMA JAIME GIAARO, do Grupo de Incentivo e Apoio à Adoção da Região de Ourinhos (SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: