Folha de S. Paulo


Jornal apoia candidatura do PSDB à Presidência explicitamente, diz leitor

PSDB

A manchete deste domingo (Alckmin assume PSDB e elogia agenda de Temer ) representa a passagem do jornal da simpatia militante para o apoio explícito à candidatura do PSDB à Presidência. Resta ao leitor uma saudade cada vez maior do tempo em que a Folha praticava o bom jornalismo. Triste.


JOÃO DE DEUS SOUZA SILVA (Presidente Prudente, SP)

*

Acredito que o artigo "O legado tucano em São Paulo", de Floriano Pesaro ("Tendências/ Debates", 10/12), constitui uma importante bússola, tanto sobre o que o PSDB fez em São Paulo desde Covas como sobre o próprio autor. Parece que o senhor Pesaro se credencia cada vez mais como candidato do governo à sucessão de Geraldo Alckmin, acertando o PSDB em renovar as lideranças em meio à atual crise em que vivemos. Mais do mesmo não dá mais.


LEANDRO CONSENTINO (São Paulo, SP)

*

Como a tentativa de passar a perna em seu padrinho não funcionou por causa de suas trapalhadas sucessivas e da falta de um plano de governo, João Doria está desesperado e luta para conseguir a indicação para concorrer ao governo de São Paulo –ou a qualquer coisa que o livre da prefeitura. Caiu a ficha de que administrar uma cidade desse porte é imensamente mais complexo do que presidir o Lide ou comandar um reality show.


PAULO BITTAR, engenheiro (São Paulo, SP)

-

LULA

No artigo "Discurso da esquerda não dá a Lula a menor chance de fazer bom governo", de Celso Rocha de Barros, há equívocos sobre posições do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula sempre combateu a corrupção, tanto que seu governo fortaleceu a Polícia Federal, respeitou a autonomia do Ministério Público, propôs e sancionou a maioria das leis que sustentaram a ação da Lava Jato e outras investigações. O que ele critica é a desnecessária e irresponsável destruição de cadeias produtivas, pois só os corruptos e corruptores deveriam pagar por seus crimes e não os trabalhadores honestos; o desvio da operação para a busca de manchetes na imprensa e a atuação política de agentes públicos. Lula reafirma, com base em estudo da economista Laura Tavares, que entre 2003 e 2014, nos governos do PT, a Previdência foi superavitária porque houve crescimento do PIB e geração de 20 milhões de empregos formais. Lula aprovou democraticamente uma reforma da previdência do setor público e aponta hoje o ataque aos trabalhadores do setor privado, por pretextos ideológicos amparados em propaganda mentirosa. O autor acerta ao dizer que o jogo político precisa ser normalizado, mas isso não depende de maior ou menor "moderação" de Lula. Radical é o desmonte, sem aprovação das urnas, do Estado brasileiro e dos direitos dos trabalhadores. Normalização se fará por meio de eleições livres, com participação de todas as forças e respeito aos resultados.


JOSÉ CHRISPINIANO, assessor de imprensa do ex-presidente Lula (São Paulo, SP)

-

JERUSALÉM

A Folha escolheu dois articulistas chapa-branca que representam discursos oficiais para debater Jerusalém. Ambos primam pela vitimação, pela deslegitimação do oponente e pela apelação a sentimentalismos. A discussão sobre Jerusalém e o Oriente Médio merece mais criatividade e a saída do "diálogo de surdos" promovido por entidades que só reverberam os discursos oficiais.


FRANCISCO MORENO CARVALHO (São Paulo, SP)

*

Donald Trump disse que vai transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém reconhecendo que ela é a capital de Israel. Pelas consequências de suas declarações podemos adivinhar quais são os interesses de um dos maiores produtores e exportadores de armas do mundo.


NILSON TADEU MOLARO (Araraquara, SP)

-

EDUCAÇÃO

Atitude digna de elogios do senhor Chaim Zaher (Corte em faculdade afetou a imagem das reformas ), em desligar-se da Estácio, evidenciando a necessidade de termos universidades com ensino de qualidade.


FLORINDO ALBERTO PARISE (São Paulo, SP)

*

A reportagem"Cotista tem nota boa, mas cai em exatas" mostra que cotistas atingem desempenho comparável a não cotistas. O Banco Mundial sugere cobrar pelo ensino nas universidades públicas, cujo objetivo é dar à sociedade o melhor profissional possível para servi-la. Em 6/12, o reitor da UFMG foi conduzido coercivamente para depor na PF, manchando estrategicamente a imagem da universidade pública, enfraquecendo-a em um momento em que se busca torná-la paga.


HANI CAMILLE YEHIA, coordenador do Curso Engenharia Elétrica da UFMG (Belo Horizonte, MG)

-

ENERGIA NUCLEAR

Brilhante e imperdível contribuição do grande cientista brasileiro Sergio Rezende esclarecendo sobre as verdadeiras razões da perseguição internacional aos dois grandes líderes do desenvolvimento tecnológico do Brasil na área de energia nuclear, os almirantes Álvaro Alberto da Mota e Silva e Othon Luiz Pinheiro da Silva (O almirante e a bomba atômica ).


SÉRGIO MASCARENHAS, cientista (São Carlos, SP)

-

COLUNISTAS

Oportuna e de leitura obrigatória a coluna de Hélio Schwartsman (Cuidado com os check-ups ), principalmente por professores de medicina. Alerta com propriedade sobre os check-ups, que geram na maioria das vezes procedimentos desnecessários. Salientaria apenas que dentre os exames de imagem em indivíduos assintomáticos, apenas a mamografia em mulheres acima de 35 anos e a colonoscopia em homens acima de 50 anos podem aumentar a sobrevida dos mesmos.


FAUSTO FERES médico (São Paulo, SP)

*

Sinônimo de notícia de confiança a coluna de Hélio Schwartsman em que cita a revisão sistemática da rede Cochrane sobre os check-ups médicos. É isso que buscamos, credibilidade.


ÉRICO PAMPADO DI SANTIS, dermatologista (Taubaté, SP)

*

Que grata surpresa a coluna semanal de Alessandra Orofino! Ela me parece tão jovem e ao mesmo tempo tão corajosa e decidida. Muitos colunistas temem ferir suscetibilidades e adoçam o discurso em detrimento da clareza e da firmeza de seus pontos de vista. Não Alessandra. Ela está a léguas da "juventude decadente" que nos decepciona.


MARIA CECÍLIA DE ARRUDA NAVARRO (Bauru, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: