Folha de S. Paulo


Temer acrescenta "Mentira é verdade" a slogans de livro de Orwell, diz leitor

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Tudo indica que Michel Temer leu o famoso livro profético "1984", de George Orwell, e adotou a "novilíngua", oposta à verdade, quando afirma que "a verdade venceu" no caso de sua vitória na Câmara. No livro, o Ministério do Amor é o lugar onde se praticava tortura, o Ministério da Paz cuidava exclusivamente de fomentar guerras e os slogans do partido eram "Guerra é paz", "Liberdade é escravidão" e "Ignorância é Força". Temer acrescentou "Mentira é verdade".

MOISÉS SPIGUEL engenheiro civil (São Paulo, SP)

*

Em seu discurso na TV e no rádio, o presidente Michel Temer apresenta um Brasil que eu gostaria de ter o prazer de conhecer.

DIOGO MOLINA GOIS (Itajubá, MG)

*

Carlos Marun imagina-se mestre da desfaçatez. Cantar e dançar vitória sobre a oposição, sendo todos farinha do mesmo saco!

JOÃO MONTANHA (Recife, PE)

Deputado dança em comemoração

-

CORRUPÇÃO

Sobre o comentário do leitor Otávio de Queiroz, de São Paulo, que é concluído com "Fora os velhos ladrões", quero acrescentar: e os novos também (Painel do Leitor, 28/10).

JOÃO CONRADO (Camocim, CE)

-

MÚSICA

Parece que faz enorme sucesso nas redes sociais o clipe de uma música de Gabriel, O Pensador em que ele declara matar o presidente da República. Consta que é uma atualização de peça semelhante dos idos do governo Collor. Acho que Gabriel deixou de pensar durante os 13 anos do lulopetismo.

MARCO ANTONIO ESTEVES BALBI (Rio de Janeiro, RJ)

Gabriel O Pensador - Tô Feliz (Matei o Presidente) 2

-

FUTEBOL

Roberto de Andrade, presidente do Corinthians, e o diretor de futebol, Flávio Adauto, não conseguiram explicar o óbvio. Como o elenco do Corinthians desaprendeu a jogar futebol no segundo turno do Brasileirão? Algo inexplicável! Além dos vacilos de marcação no último jogo no Rio contra o Botafogo, foram 72 passes errados. Nem time de várzea erra tanto. Por quê? A Fiel e os 36 milhões de torcedores exigem resposta em campo!

TURÍBIO LIBERATTO (São Caetano do Sul, SP)

-

JOÃO DORIA

A cidade está aquele conflito de sempre, absolutamente tudo por fazer, e o gestor vai passar o dia todo no Nordeste? Jura que é assim, viajando todo dia, que se tira uma empresa da situação pré-falimentar?

EDUARDO BRITTO (São Paulo, SP)

-

STF

O conceito dos integrantes do principal órgão do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, é que são pessoas equilibradas, comedidas e competentes. Mas, pelo visto, o clima político atual está acometendo também alguns desses personagens, como se deduz da troca de formulações agressivas entre dois deles, com acusações que exigem explicações. Será que serão dadas?

URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

-

PSDB

A nota no Painel de que o Planalto bateu o martelo e decidiu que os ministérios do PSDB serão redistribuídos em março do ano que vem mostra que o PSDB nacional atuará como litisconsorte do governo de Michel Temer até onde for possível.

VALDIR BICUDO (Curitiba, PR)

-

Violência

A brutalidade alcançou o paraíso e fez do seu quintal um inferno. Foi-se o nosso Rio de Janeiro

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

-

COLUNISTAS

Vladimir Safatle recua em sua veemência seletiva. Para ele, os males do Brasil e do mundo estão sempre à direita. No seu texto, disseca com razão todos os conluios dos corruptos do momento, especialmente o que chama de relações sabidamente carnais entre Aécio Neves e um ministro do SFF. Já o fato de Antonio Palocci falar de um pacto de sangue entre Lula e e Emílio Oderbrecht jamais vai merecer um comentário do colunista.

CARLOS MORAES (São Paulo, SP)

*

Concordo com Drauzio Varella. A questão de saúde pública é totalmente política, e a desigualdade gritante nos causa um mal-estar ainda maior. Os menos favorecidos deveriam cobrar seus direitos, não se intimidar com essa política da vergonha, da roubalheira, pois, enquanto se calam, mais verbas são desviadas da saúde, da educação etc. E essa política que se apresenta nos faz adoecer cada vez mais ("Eutanásia à brasileira", "Ilustrada", 28/10).

SONIA REGINA VALENTIM PEIXOTO (São Paulo, SP)

-

CHINA

Em suma, ninguém sabe de nada, mas todo mundo afirma tudo e torce para que o comunismo desapareça do mapa. Mas a China insiste em atrapalhar. E bastante! É só a segunda potência. Então o futuro é do Brasil, pois "livre trânsito de ideias" é o que não falta aqui. Veja só o número de partidos"criativos" que temos. Na China, que horror, só tem um.

FRANCISCO VIOLA (São José dos Campos, SP)

-

MEMÓRIA

Ângela Lago iluminou a ilustração do livro de literatura infantil. Abriu perspectivas para o olhar da descoberta. Atuou criativamente no mundo. Seu legado é a arquitetura do livro. O céu ganha uma estrela ("Morre Ângela Lago, escritora e ilustradora vencedora do Jabuti", "Ilustrada", 23/10).

REBECA GELSE RODRIGUES (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: