Folha de S. Paulo


Justiça no Brasil só se for a divina, ironiza leitor

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Todo o senso de justiça jogado por terra! Não me surpreendo. As peças no tabuleiro como sempre estão bem colocadas, e os recursos para o bem da sociedade vão para o espaço (ou para os partidos). Até condenados já carimbados dão apoio a Temer. Está claro como o sol do meio-dia. Aqui no Brasil, justiça? Só a divina.

VALDECI NUNES DA SILVA (São Paulo, SP)

*

E as panelas não batem mais... Cadê aqueles que eram "contra a corrupção"? São peões no jogo dos poderosos.

ANDRE ZELENKOVAS (Osasco, SP)

*

Mais uma "encenação" do teatro de horrores do atual Parlamento brasileiro. Uma afronta à cidadania. Tudo "dominado". Nada temem.

JOSÉ R. DE LIMA MACHADO (Salvador, BA)

*

Mais uma vez Temer sairá ileso com o apoio do PSDB! Esses são os moralistas que foram às ruas empunhando bandeiras contra a corrupção. Simplesmente vergonhoso.

ANTÔNIO C. DE PAULA (Mogi Mirim, SP)

-

JUSTIÇA E ESTADO

Roberto Caldas diz que maus costumes precisam ser enfrentados com educação. Ótimo, mas, na situação atual do Brasil, resolver a criminalidade com educação é o mesmo que querer curar câncer com homeopatia. A entrevista só demonstra quão distante da realidade vivem esses juristas.

EDUARDO DE LIMA (São Paulo, SP)

*

É óbvio que educação não é remédio para o crime praticado ou para o criminoso, mas, sem educação, a criminalidade se perpetua e não será reduzida jamais. Básico, não?

JOSÉ P. SIQUEIRA NETO (São Paulo, SP)

*

Análise segura e serena a de Roberto Caldas. Para onde caminhamos se queremos um Brasil justo, para todos e sem ódios? Para onde todos tenham vez e oportunidades. Uma Justiça equilibrada para todos. Um Brasil sem desigualdades.

JANE MEDEIROS (Rio de Janeiro, RJ)

*

Resulta nisso um juiz encastelar-se em seu gabinete, distanciado das agruras da população. Evidentemente, há erros na Lava Jato. A pressa da equipe, contudo, visa justamente a quebrar o malemolente trâmite da Justiça brasileira, que só interessa aos delinquentes.

JOSÉ DE SOUSA SANTOS (Teresina, PI)

-

LULA

A operação de busca e apreensão feita pela polícia na casa do filho do ex-presidente Lula, fruto de uma denúncia anônima, é o retrato vivo da perseguição, do abuso de poder. Se queremos clamar por justiça, é preciso combater os desmandos da Justiça.

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Hélio Schwartsman, não é preciso ser gênio para perceber que, no intuito de chegar ao poder, ateu prega o evangelho. Jair Bolsonaro e o MBL não são diferentes. Um já se encontra no poder e o outro enxergou uma brecha para chegar lá. O povo é quem tem que se ligar na malandragem. Na política, há quem atire pedra em cachorro na rua e se apresente como defensor dos animais.

ADENOR DIAS (Guarulhos, SP)

*

Se, como o colunista Ruy Castro, eu morasse na zona sul e não precisasse sair de lá nem para trabalhar, também me colocaria entre os 28% que não deixariam o Rio de Janeiro de jeito nenhum.

MARCELO COSTA (Goiânia, GO)

*

Nós, brasileiros de todo o país que amamos o Rio de Janeiro e nos consideramos também cariocas, estamos esperando que o povo da Guanabara adote o mesmo programa que o ex-prefeito Rudolph Giuliani adotou em Nova York, com total sucesso: tolerância zero para o crime. Deixar o Rio e entregar a cidade para os ratos é a pior saída.

JOSÉ ROBERTO MELO, advogado (Nova Lima, MG)

*

O texto de Reinaldo Figueiredo, "Ninguém tem saco de ler o manual", é genial. Em pinceladas originais, ele descreve a hipocrisia religiosa e os ataques às manifestações artísticas e à liberdade de expressão. O museu é mais que um templo. Abriga as manifestações humanas, não aquelas de divindades imaginárias. Parabéns ao colunista e à *Folha*!

JOSÉ ROBERTO MASCARENHAS (São José dos Campos, SP)

-

ARTE

Saber por Silas Martí que o Masp, antes mesmo do início da mostra "Histórias da Sexualidade", já vive um "clima tenso nos bastidores" me leva a constatar que, na verdade, o fascismo já ganhou. São fascistas não só as sociedades governadas por fascistas, mas também aquelas nas quais de repente nos flagramos com medo, em nome da possível reação fascista, dos nossos pensamentos e ações. Todos os que, nos últimos tempos, se mantiveram em silêncio têm um pouco de culpa. O que fazer agora?

LEANDRO VEIGA DAINESI (Lorena, SP)

-

PLANOS DE SAÚDE

Com todo o respeito ao eminente médico Claudio Lottenberg, a maioria dos idosos do país, no momento de maior necessidade de cuidados médicos, já perdeu seu plano de saúde pelo alto custo. Seria magnânimo se ele contribuísse para que essas pessoas de maior idade pudessem, no fim da vida, ter sua dignidade física e emocional respeitada e ter resguardado o seu direito a um bom tratamento de saúde. O valor pago às operadoras já é exorbitante.

CREUSA COLAÇO MONTE ALEGRE (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: