Folha de S. Paulo


Quero ver Lionel Messi na Copa do Mundo, afirma leitor

COLUNISTAS

Engrosso o coro de Juca Kfouri, que se posiciona contra a ausência da Argentina na Copa do Mundo. "Inimigos íntimos", com quem travamos uma relação de "amor e ódio", atravessam uma fase ruim no futebol. Entretanto, imaginar nossos "hermanos" e, consequentemente Lionel Messi, fora de um evento de tal grandeza é absolutamente impossível. Que vençam o Brasil e a Argentina! O futebol agradece.

MAURÍLIO POLIZELLO JUNIOR (Ribeirão Preto, SP)

*

O artigo de Hélio Schwartsman "O Brasil fracassou?" expressa a grande verdade do momento: temos um governo que distribui verbas e cargos de maneira vergonhosa para comprar votos e abafar uma investigação. Mas o que podemos esperar de um Congresso com dezenas investigados? O que vamos esperar desses parlamentares que foram forjados sob a égide da indecência e da corrupção?

MELCHIOR MOSER (Timbó, SC)

-

GLEISI E LULA

A senadora e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, tem razão em seu artigo quando afirma que Lula "é o candidato da mais expressiva parcela da população brasileira", mas faltou complementar com a frase "que quer vê-lo na cadeia".

JOSÉ OTÁVIO PINTO E SILVA (São Paulo, SP)

*

É interessante como, no artigo de Gleisi Hoffmann, o mesmo povo inteligente que não se deixa enganar por falsas acusações de corrupção se deixou enganar pela maneira com que foi feita a pergunta sobre a prisão de Lula.

ZEEV CALMANOVICI (São Paulo, SP)

*

Sinceras e entusiásticas felicitações à atuante, brilhante e corajosa senadora Gleisi Hoffmann pelo seu artigo sobre o presidente Lula. Precisamos de mais representantes com a sua envergadura cívica e moral!

JOSÉ VIEIRA SOBRINHO (Belo Horizonte, MG)

*

Gleisi Hoffmann defende Lula com unhas e dentes. Está tentando garantir legenda para renovar seu mandato de senadora em 2018. Mas, pelas minhas andanças no Paraná, sua chance é tão pequena que terá de se contentar em se candidatar para a Assembleia Legislativa, e olhe lá.

FREDERICO D'AVILA (Capão Bonito, SP)

-

APROVAÇÃO DE DORIA

Ter ganho a eleição no primeiro turno não fez nada bem para João Doria. Sua vaidade ficou tão aflorada que ele perdeu a noção do ridículo. Votei nele por falta de opção, mas já estou arrependida. A cidade de São Paulo continua suja e esburacada como sempre, e o prefeito só viajando em campanha. Ele deve desculpas aos paulistanos que acreditaram em suas propostas.

MARIA REGINA DIAS OLIVEIRA (São Paulo, SP)

-

PLANOS DE SAÚDE

Claudio Lottenberg está em completo descompasso com a realidade da população brasileira. Imagino que ele, dados os seus "afazeres", não tenha conhecimento da crise econômica que assola o Brasil e os mais de 14 milhões de desempregados —ou então está vivendo na estratosfera. Penso também que desconhece os esforços empreendidos pelos cidadãos com mais de 60 anos para manter um plano de saúde em dia.

VALDIR DE CÓRDOVA BICUDO (Curitiba, PR)

*

Cobrar mais é um firme propósito. Cobrar menos de quem pouco usa, aí é só uma vaga intenção. Essa atitude desacredita a argumentação das operadoras.

FRANCISCO C. VIOLA (São José dos Campos, SP)

-

CORRUPÇÃO NO COB

Alguma surpresa na prisão de Nuzman? Desde o início das tratativas para atrair a Olimpíada e a Copa do Mundo, já era alardeado que havia nelas o claro propósito de corrupção.

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

-

STF X SENADO

A opinião de Augusto Vilela é irrebatível. Porém, a depender das eleições ou da pressão popular e diante da desfaçatez da política nacional, logo nos veremos em situações próximas da tragédia.

JOSÉ CLAUDIO BASTOS (Cambuí, MG)

-

Violência

A morte de Edivaldo dos Santos continua em investigação pela equipe A-Sul do DHPP para identificar e prender os autores do crime. Familiares de Edivaldo e a vítima que sobreviveu foram ouvidos. Cabe destacar que as políticas de combate aos crimes contra a vida desenvolvidas na capital resultaram na queda expressiva de ocorrências desse tipo. Os casos de homicídio doloso caíram 17,74% e chegaram ao menor total para a série histórica iniciada em 2001: 51 registros no mês, 11 a menos que os 62 contabilizados em agosto do ano passado.

PATRICIA PAZ, assessora de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado (São Paulo, SP)

-

SIMPLES

É importante conhecer melhor a realidade do Simples Nacional. Ao contrário do afirmado na entrevista do economista Bernardo Appy, o Simples Nacional é um regime muito mais representativo para os prestadores de serviço do que o regime do Lucro Presumido. Não somente advogados, contadores e fisioterapeutas podem optar pelo Simples: por força da lei que universalizou as atividades (lei complementar 147, de agosto de 2014), praticamente todas os prestadores de serviços, especialmente os de profissão regulamentada, podem optar pelo Simples Nacional.

GUILHERME AFIF DOMINGOS, presidente do Sebrae (Brasília, DF)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: