Folha de S. Paulo


O brasileiro quer Lula presidente, mas despachando da prisão, ironiza leitor

DATAFOLHA

Pela pesquisa Datafolha, cheguei à conclusão de que uma parcela considerável dos brasileiros quer eleger o ex-presidente Lula em 2018, mas não quer que ele despache do Planalto, e sim de uma prisão. Será isso mesmo ou estou enganado?

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

A maioria dos eleitores quer Lula como presidente, diz o Datafolha. A maioria dos brasileiros quer Lula preso, diz o mesmo Datafolha. A pesquisa é séria?

FELIPE DE MOURA LIMA (Amparo, SP)

*

A manchete "Maioria quer Lula preso e Temer processado" nos remete ao tempo do Coliseu de Roma. Só faltou incluir a pergunta: vai para a guilhotina? Não estou defendendo o ex-presidente, que está sendo julgado na Justiça. O que discordo da pesquisa do Datafolha é a inclusão de uma pergunta condenatória, o que não compete a nenhum órgão ou instituição que não o Judiciário.

SÉRGIO MORADEI DE GOUVÊA (Ubatuba, SP)

*

Familiares de corruptos costumam ser solidários aos seus, num jogo de dissimulação. Um filho, quanto ao sujo espelho da corrupção que o pai esconde no sótão, ou finge sua inexistência, ou não quer se ver nele refletido, pois imagens borradas fulminam a autoestima. Lula é o "pai messiânico" de muitos eleitores, que insistem em salvar a imagem paterna para salvar as suas próprias da vergonha. Isso explica a última pesquisa Datafolha.

TÚLLIO M. CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

*

O brasileiro sabe que o país avançou com Lula na economia, no social, no meio ambiente, nas relações exteriores e no combate à corrupção, com o fim dos engavetadores. Todos os que votariam nele em 2018 entendem que o problema é a corrupção histórica do Congresso, dos partidos e de empresários acostumados a viver sob as benesses do Estado. Culpar Lula, com seu ínfimo patrimônio perto desses tubarões que nos mantiveram no atraso, e enquanto somos governados por malas de propina, é ridículo.

CRISTIANO PENHA (Campinas, SP)

*

Ridícula e despropositada a inclusão pelo Datafolha do nome do juiz Sergio Moro como candidato em 2018. Isso é um desserviço à Lava Jato, pois, além de ele não ser candidato, essa inclusão o transforma em potencial concorrente de Lula, dando ao ex-presidente um motivo para contestar suas condenações. Começo a concordar com aqueles que têm apontado um viés estranho na política editorial da Folha e nas pesquisas do Datafolha.

ANTONIO PEDRO DA SILVA NETO (São Paulo, SP)

*

Depois dessa, espero ansiosamente por esta pesquisa Datafolha: "Você quer Aécio Neves preso?".

ALBERTO VILLAS (São Paulo, SP)

*

A serem considerados honestos os resultados de recentes pesquisas para 2018, conclui-se que o fascínio eleitoral da população por Lula não foi afetado pelo mar de lama no qual o ex-presidente está chafurdado. Não deve ser invejada a perplexidade dos brasileiros que, visando a realizar negócios que sejam capazes de atrair investimentos para o País, sejam obrigados a explicar tal paradoxo macabro a um cidadão acostumado aos preceitos de democracia e justiça desenvolvidas. Certamente, o nosso conterrâneo se verá numa situação popularmente designada por "saia justa". Quanto à perspectiva eleitoral vislumbrada, só rezando.

PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)

*

Não entendi a contradição nas duas manchetes. Afinal, o povo quer o lula preso ou eleito presidente?

JOSIAS PEREIRA DE ALMEIDA (Presidente Prudente, SP)

-

DESIGUALDADE SOCIAL

Excelente o trabalho de Ricardo Balthazar na "Ilustríssima". Rico sempre rico, pobre sempre pobre. Além dos vergonhosos processos do Carf, sempre que possível os ricos sonegam as informações. Pagar de qualquer forma o mínimo de imposto é o que procuram os mais ricos. Talvez demore muito ainda, não só no Brasil, como nos Estados Unidos, e mesmo na Europa, para que haja um entendimento de que fica cada vez mais difícil conviver com a desigualdade.

JOSÉ DIEGUEZ (São Carlos, SP)

-

COLUNISTAS

Parabéns, Gregorio Duvivier. Magnífico o seu artigo contra um preconceito irracional mostrado por muita gente.

MARCOS LEITE DE SOUZA (Carapicuíba, SP)

*

Todas as pessoas que divergem das opiniões de Duvivier devem procurar psicólogos ou apenas quando se trata da exposição do MAM?

ADANOR QUADROS (Santo André, SP)

*

Parabenizo e agradeço os ensinamentos generosos e essenciais sobre arte que Bernardo Carvalho ofereceu.

PAULO LUDMER (São Paulo, SP)

-

CRIANÇA DO DIA

Às vezes lemos a Folha e achamos importantes e interessantes as notícias, assim ficamos bem informados. Lemos a entrevista de Marina Bobadilha e achamos interessante e bem legal, porque não são muitas as crianças que aparecem no jornal. Estamos fazendo um projeto sobre os índios e gostaríamos que publicassem mais notícias sobre os povos indígenas, pois quase não aparecem reportagens sobre eles, são esquecidos.

SELMA DE AZEVEDO e alunos do 5º ano A da Escola Estadual Professora Flora Stella (Carapicuíba, SP)

*

Excelente a ideia de entrevistar crianças para sabermos como elas veem o mundo atual. É uma forma completamente diferente de encarar o Dia da Criança, dando a elas voz em temas sobre os quais nunca são consultadas, tornando-as cidadãs, dando-lhes relevo na sociedade. Parabéns à *Folha*!

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

-

SAÚDE

A reportagem "Exame tem espera de até 336 dias mesmo após programa de Doria" mostra o drama de milhares de pessoas depois que a atual gestão mudou as regras para reduzir artificialmente a fila: quem espera há mais de seis meses ou falta em horário da madrugada fica sem atendimento. Não à toa, a Rede Nossa SP mostrou que 71% reprovam a saúde. Em 2016, eram 58%. A nova regra mostra que a prioridade é a quantidade de "views", não de pessoas atendidas. Por isso se investiu 16% a menos em saúde do que previa o orçamento deixado por Haddad.

ALEXANDRE PADILHA, médico e ex-secretário municipal da Saúde (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: