Folha de S. Paulo


PSDB pagará por falta de atitude em relação a Aécio, diz leitor

AÉCIO NEVES

Aécio Neves pediu dinheiro para Joesley Batista, mas quem vai pagar a conta em votos é o PSDB, que, aos olhos do povo, dá aval indireto à falcatrua ao fingir que não tem nada a ver com isso.

THYRSO DE CARVALHO JÚNIOR (Pereira Barreto, SP)

*

Não me lembro de tantos e tão veementes protestos por parte dos colunistas desse jornal —o tema foi até objeto de um editorial— contra a medida do STF ao afastar Aécio Neves das funções de senador e determinar seu recolhimento noturno, se compararmos com as reações ao afastamento de Delcídio do Amaral e Eduardo Cunha. "Ausência de sabedoria", "temerário", "irresponsabilidade" e "terreno perigoso" são algumas das expressões com que fomos brindados nos últimos dias.

MARIA CECÍLIA DE ARRUDA NAVARRO (Bauru, SP)

-

DENÚNCIA CONTRA TEMER

Nossos políticos agem sempre do mesmo jeito: colocam uma raposa para tomar conta do galinheiro. Alguém tem dúvida do resultado? Não sabemos quando nossos políticos sabujos vão tomar vergonha!

JORGE SCANDELAI (São José do Rio Preto, SP)

*

Entregaram o ouro muito antes do esperado. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara está parecendo o juizado federal de Curitiba.

AMAURY MACHADO (Belo Horizonte, MG)

-

RELIGIÃO NA ESCOLA

Vivemos em um Estado laico, é o que diz a Constituição, mas os signos religiosos continuam a ocupar lugar de destaque nos espaços públicos e as escolas públicas dão aula de religião. Não bastasse, o STF, guardião da Carta Magna, autorizou agora o uso da rede pública para a pregação das crenças ligadas a religiões específicas. Triste retrocesso e frontal desrespeito à igualdade de tratamento. E justamente com a caneta do STF.

JOSEBEL RUBIN (São Paulo, SP)

*

É mais um daqueles casos escabrosos em que o Judiciário toma para si atribuições do Legislativo. Como se não bastasse a intromissão, ainda passa por cima e fere de morte uma regra estabelecida na Constituição, o Estado laico. Lamentável!

ANTONIO JOSÉ DA C. LIMA (São Luís, MA)

*

Escola foi feita para ensinar, para debater assuntos de diversas áreas do conhecimento científico e cultural. Com relação ao ensino religioso, sou contra, pois somos um país laico. Quem deve pregar e ensinar religião? As igrejas, cada uma com a sua fé. O povo que examine, de acordo com sua mente e coração. Agora, nas escolas, deve haver, isso sim, ensino de ética.

DEUSDETE JOSÉ DOS SANTOS (Marília, SP)

-

REFORMA POLÍTICA

A revolta da sociedade contra o fundo partidário não se origina propriamente no montante dos recursos, mas a quem eles serão endereçados. Tal fato constitui um reflexo da absoluta falta de confiança na classe política. Talvez seja a primeira vez que a população vislumbra uma oportunidade de corrigir alguns dos equívocos que cometeu no passado. Deseja abrir caminho a uma nova geração que se importe mais com o interesse público, em vez de instrumentalizá-lo para a eternização no poder e para o autoenriquecimento.

PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)

-

ELEIÇÕES DE 2018

É incrível como São Paulo tem a capacidade de escolher mal. Já teve Maluf, Marta Suplicy e Kassab. Quando teve Haddad, que não arredava o pé da cidade e tentou fazer de São Paulo uma metrópole um pouco mais moderna, foi derrotado por Doria, que não passou 10% do tempo governando onde foi eleito. Isso é respeito com a maior cidade da América Latina? E tem mais: cadê o TSE? Isso é propaganda extemporânea. Não é "Acelera, Brasil", é "Fica Esperto, Brasil".

RENATO FELIPE (Nova Lima, MG)

-

EDUCAÇÃO

Talvez seja mais fácil para a "política velhaca" esconder e contar caixas e malas com pilhas de notas de dinheiro em seus confortáveis apartamentos do que pensar um novo modelo de escola e universidade pública para São Paulo e para o Brasil. Dificilmente seus personagens voltarão olhos e preocupações à ciência e à pesquisa.

DEVANIR AMÂNCIO (São Paulo, SP)

-

PAULO MALUF

Pouco trabalho tem Adilson Laranjeira, assessor de imprensa de Paulo Maluf. Basta repetir como um papagaio que seu chefe não tem e nunca teve conta no exterior. Ele poderia acrescentar que Maluf nunca mentiu em sua vida pública.

JOSÉ MARCOS THALENBERG (São Paulo, SP)

*

Maluf declarou que tem 101% de certeza de que Temer é honesto. Ao ler essa declaração, fiquei indignado. Mas, depois, pensando um pouco mais, dei total razão a Maluf. Como fui tolo! É que o conceito de honestidade de Maluf é outro. Cada um julga e avalia de acordo com seus princípios e valores.

LAERTES NARDELLI (Blumenau, SC)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: