Folha de S. Paulo


#meuipenafolha: leitores enviaram fotos de ipês e o resultado é incrível

Ipês, ipês, muitos ipês! Na virada da primavera, no final de setembro, a Folha pediu aos leitores que enviassem imagens de ipês pelo Brasil, para comemorar a chegada da estação mais florida do ano, com a árvore que é simbolo nacional e amada nas redes sociais.

O resultado: centenas de ipês, de todos os cantos do Brasil. Ipês rurais ou urbanos, amarelos, rosas ou brancos, de cidades pequenas a metrópoles, tem para todo o gosto.

Selecionamos algumas das melhores imagens (foi bem difícil escolher), que estão na galeria acima.

Mas não pense que acabou! No nosso Instagram estamos com o #DesafiodosIpês a todo vapor! É simples: postaremos um ipê por dia no mês de outubro. Para participar, só postar sua foto usando a hashtag #meuipenafolha. Não esqueça de deixar seu perfil público! #vaiipê #euamoipes

IPÊ OU JACARANDÁ?
Se você tem a dúvida, você não é o único. Nós também tivemos aqui na redação e para resolver pedimos ajuda do "universitário", o professor Diego Demarco, de Anatomia Vegetal, da USP (Universidade de São Paulo). Eis a diferença:

"Na verdade, não existe ipê de flores roxas. Os ipês têm flores amarelas, rosas ou brancas. Algumas pessoas chamam algumas espécies de ipê rosa de ipê roxo, mas, na verdade, as flores são rosas ou rosadas. Essas árvores, muito comuns nas cidades, que possuem flores roxas e folhas compostas com foliólulos muito pequenos são, todas elas, jacarandás."


Endereço da página:

Links no texto: