Folha de S. Paulo


Rejeição à reforma política revela desdém com o povo, diz leitor

REFORMA POLÍTICA

Os políticos deram outra demonstração de que não estão nem aí para o povo ao rejeitar mudanças no sistema eleitoral. Mas, se o povo está conformado e desistiu de ir às ruas protestar, então que não reclame quando se sentir injustiçado. Diante do conformismo, vale a máxima de que cada povo tem o governo que merece.

LUCIANO VETTORAZZO (São José do Rio Preto, SP)

*

Importante é não reelegermos nenhum dos que estão lá. Não prestam nem para fazer uma única modificação na política.

AUGUSTA MARIA DE S GUIMARAES (Itanhaém, SP)

*

É uma vergonha! Que país atrasado o nosso! Pagamos uma fortuna aos desonestos e incompetentes que não enxergam longe e não querem o bem do brasileiro, apenas veem oportunidades para tirar vantagem própria. Enquanto isso, a falta de justiça no país cria um ambiente propício às ilicitudes.

RODRIGO CARVALHO (Natal, RN)

-

PSDB NAS ELEIÇÕES

Será que ninguém no PSDB entendeu que Alckmim é passado? Fora de São Paulo não terá voto nenhum, pois o Brasil quer mudanças.

CLÁUDIO MOURA (Ananindeua, PA)

*

Um prefeito que nem completou um ano de mandato e já cogita se candidatar a presidente não é um traidor do voto do paulistano, que o queria como seu gestor por quatro anos? Esse não é o perfil que ganhará meu voto em 2018.

REINALDO CUNHA (Passo Fundo, RS)

*

A velha oligarquia plutocrática, aliada ao que se vendeu como "o novo", o "não político" e o "moderno". Já vi esse filme. Próximo!

FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

-

STF

O STF tem muito pouco de Supremo. O excelente Thomás Pereira coloca o dedo nos pontos mais claros da desordem reinante. São notórios os ministros que não estão à altura do STF. Os grandes problemas são a indicação presidencial, baseada em interesses espúrios e pessoais, a ausência de critérios do Senado, ou melhor, o alinhamento com a Presidência, e a falta de condições intelectuais, morais e éticas dos candidatos a ocupar função de tamanha relevância.

ARNALDO DE SOUZA CARDOSO (São Paulo, SP)

*

Perfeito o texto, em todos os aspectos. Os membros do STF, com uma honrosa exceção, não estão dignificando o cargo a que foram guindados. Pena! Não é isso que se espera da magistratura. O verdadeiro magistrado deve ter um comportamento discreto, em vez de dar entrevistas sobre casos pendentes de julgamento.

JOSE L. P. DE OLIVEIRA DIAS (São Paulo, SP)

-

TRUMP NA ONU

O discurso ameaçador e agressivo do presidente Trump na Assembleia Geral da ONU mostra mais uma vez que ele representa o radicalismo conservador que tenta ditar regras de comportamento. Que ele faça isso no seu país é um problema dele, mas tentar impor ao mundo as suas regras é um absurdo.

URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

*

Ao que parece, segundo a fala do presidente Trump na ONU, ao afirmar que vai destruir a Coreia do Norte, dentro em breve acontecerá a terceira guerra mundial, nuclear, cujas consequências serão devastadoras, incrivelmente devastadoras. Que os dois líderes tenham juízo e pacificamente se entendam. Que prevaleça a paz na face da Terra!

HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

*

O conflito tem sido criado pela Coreia do Norte, país comunista em que um ditador desequilibrado governa e vive em uma fantasia da esquerda. O artigo manipula os fatos, tentando colocar a culpa dos riscos em quem apenas está reagindo a uma ameaça atômica. Não tem algo errado?

RICARDO VILLAS (São Paulo, SP)

*

O suposto arsenal de Kim é sua moeda de troca para deixarem seu regime em paz. Contudo, há um movimento paranoico perigoso na Coreia do Norte, que faz com que o país aumente cada vez mais seu arsenal bélico. Aqui há dois riscos: 1) reagirem ao medo de alguma ameaça iminente, 2) um míssil de testes cair no lugar errado. Mas Kim não é bobo: ele sabe que, se soltar algum míssil hostil, este será o primeiro e também o último.

ROBERTO RAMOS (São Luís de Montes Belos, GO)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Hélio Schwartsman, é possível reorientar um hétero com "técnicas" para que floresça o desejo pelo mesmo sexo? Soa absurdo, não é? O mesmo ocorre com o homossexual. Não é possível deixar de sê-lo. No máximo, pode abster-se do sexo com o "igual", mas isso só traz mais sofrimento. Aliás, imaginem pais inconformados com a orientação sexual de seus filhos adolescentes, obrigando-os ao tratamento de reorientação sexual. O CFP sabe que não há tratamento para o que não é doença!

ALESSANDRO S, DA SILVA (Estrela D'Oeste, SP)

*

A respeito da coluna de Plínio Fraga, além de não resolverem problemas de segurança pública, incumbência dos Estados, as Forças Armadas só deveriam ser empregadas para a garantia da lei e da ordem quando o governador declarasse que não tem os meios necessários para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública, o que exigiria também a intervenção da União no Estado.

PAULO M. GOMES LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: