Folha de S. Paulo


'Agora, muitos cegos convictos serão obrigados a começar a ver', diz leitor

DEPOIMENTO DE PALOCCI

É deveras impressionante o depoimento de Antonio Palocci denunciando detalhes do esquema estruturado do PT para amealhar propinas. Implica Lula e Dilma e se torna ainda mais contundente à vista da posição que o ex-ministro sempre ocupou no núcleo ideológico, intelectual e político do Partido dos Trabalhadores. Acho que, agora, muitos cegos convictos serão obrigados a começar a ver.

MARTÔNIO RIBEIRO (Campinas, SP)

*

Acho que Palocci disse a verdade. Em muitos pontos, ele confirma a delação de Marcelo Odebrecht. O povo brasileiro também está decepcionado com Lula e Dilma.

JOSÉ W. MOTA MATOS (Pouso Alegre, MG)

*

É absurdo que se considere um depoimento de uma pessoa já presa e condenada. Qualquer um entregaria até a mãe para se safar. Que Justiça completamente decadente essa nossa!

LUIZ CARDOSO FASKOMY (Salvador, BA)

*

Tudo exatamente como imaginávamos. Dantesco, grotesco, bestial e outros tantos adjetivos pejorativos! E a conta não fecha por causa da Previdência?

NURUARA MARA OSTI (Santa Rosa, RS)

-

DELAÇÃO DA JBS

O caderno "Poder" nos brindou com duas páginas que revelam o teor das gravações de executivos da JBS. Nada de novo, dado o lamaçal em que o país se encontra atolado do ponto de vista ético, principalmente depois dos R$ 51 milhões de Geddel Vieira Lima, das acusações de Antonio Palocci em relação ao pacto de sangue entre Lula e a Odebrecht e dos escândalos que envolvem Nuzman "et caterva". A excelente reportagem "Por trás dos áudios da JBS" causou impacto por mostrar o nível moral e cultural dos responsáveis por um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Pobre país!

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

*

Essa de que a JBS convidou Marcello Miller para sua diretoria anticorrupção, estando até o pescoço no mar de lama, é piada pronta.

PAULO TARSO J. SANTOS (Doral, EUA)

*

Após o malogrado, inútil, impensado e precipitado ato cometido pelos "alunos" Rodrigo Janot e Edson Fachin na delação premiada do "professor" Joesley Batista (que no entanto causou inúmeros malefícios na economia e atrasos na implantação de alterações necessárias ao Brasil), eles pedem à diretoria (STF) a revogação de parte do malogrado acordo. É inacreditável o que o ego ferido pode realizar sem avaliar os malefícios que virão.

ESTANISLAU ACIR STANISLAWCZUK (Curitiba, PR)

-

MALAS DE DINHEIRO

Apesar de ter sido vice-presidente da Caixa, Geddel parece não acreditar na segurança do sistema bancário.

ARTHUR MONDIN (Guarapuava, PR)

-

COLUNISTAS

Perfeita a análise do colunista Matias Spektor. Se os membros da nossa corte máxima se dessem ao respeito, se fossem realmente escolhidos pelo notório saber jurídico e por sua reputação ilibada, se o ministro Gilmar Mendes não agisse como camelô de interesses políticos, jamais bandidos travestidos de empresários ou de políticos ousariam desrespeitá-los. Colhem o que plantaram.

ANAMARIA MOLLO DE CARVALHO (Brasília, DF)

*

Impressionante a capacidade de Janio de Freitas de desviar a atenção de seus leitores, ignorando a grande "bomba" que foi o depoimento de Palocci para achar mais um veio de ataque a Temer. O seu "petismo" faz com que não mencione que Geddel Vieira Lima foi ministro de Lula e exima Dilma de nomeá-lo para a Caixa Econômica, atribuindo a Temer o fato (como se a "presidenta" nada tivesse com isso). O colunista deveria ser menos apaixonado pelo PT e mais preciso na análise dos fatos.

MILTON LUIS PEREIRA (São Paulo, SP)

*

Mais um homem querendo minimizar a cultura do estupro. Se o estupro fosse intolerável de verdade, não haveria tantos casos. Pense, Hélio Schwartsman, é de graça.

ALESSANDRA GRANI DE TOLEDO (São Paulo, SP)

*

Considero miséria intelectual pensar que todas as mulheres que usam shorts ou andam com braços nus estão "provocando". A mente de quem assim pensa deve ser cheia de preconceitos e esse é o modo deles de olhar as coisas: relacionam a roupa ao estupro. Já é hora de crescer mentalmente. Ainda há pessoas intolerantes que não deixam a luz do sol entrar para fazer uma faxina no cérebro.

ISABEL FERRONATO (Blumenau, SC)

-

CRISE DA ÁGUA

O governo de São Paulo e seus organismos responsáveis pelo assunto fingem não saber o que vem ocorrendo com a malha hídrica do Estado nos últimos 30 anos. Parece que não lhes diz respeito o fato de que a desenfreada ocupação das principais bacias com o cultivo da cana de açúcar e suas horrorosas práticas culturais reduziram a vazão dos cursos d'água e os transformaram em esgotos de pesticidas.

EMILIO BORSARI ASSIRATI (Bebedouro, SP)

*

Parabenizo os nobres articulistas, que discutiram tema tão vital para os seres vivos. No entanto, é bom lembrar que não enfrentamos dificuldades em coibir invasões nos mananciais de São Paulo apenas neste momento. A preocupação já existe desde 1976 e foi renovada em 2006 e em 2009, com leis específicas para proteção e recuperação dos mananciais das represas Guarapiranga e Billings e que trazem importantes instrumentos para controle do uso do solo. Merecem, entretanto, maior atenção na sua aplicação enquanto política compartilhada entre a sociedade civil e os órgãos públicos.

MÁRCIA NASCIMENTO, urbanista (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: