Folha de S. Paulo


'O crime dos apadrinhados compensa', diz leitor sobre decisões de Gilmar

OPERAÇÃO LAVA JATO

Bretas, estamos com você. É lógico e evidente que inegáveis corruptos deveriam estar na cadeia aguardando julgamento, não em casa usufruindo de suas mordomias. Como explicar ao povo brasileiro, senhores ministros, que o crime dos apadrinhados compensa?

OSMAR G. LOUREIRO (Cravinhos, SP)

-

RESERVA NA AMAZÔNIA

O povo indígena chama a floresta amazônica de "a casa da vida". Essa casa é do Brasil e do mundo. A extinção da reserva da Renca é um crime de lesa razão, lesa pátria e lesa humanidade.

JOSÉ FERNANDO ROCHA (São Paulo, SP)

-

CONTAS PÚBLICAS

Quando se evidencia o rombo nas contas públicas dos governos anteriores e a naturalidade com que tratavam disso, dá até para pensar que talvez esperassem ou planejassem uma ruptura institucional típica do nosso continente. Aí rasgavam-se contratos, revisavam-se leis e recomeçava-se tudo a partir do zero. Desenvolvimento, ajuste fiscal e justiça social viriam por decretos. Na Venezuela, ainda tem gente que acredita que isso funciona.

MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

-

ESTADO DEMOCRÁTICO

Muito esclarecedor o artigo de Angela Vidal Gandra Martins, "Fundamentos do Estado democrático", que trata da necessidade de aplicarmos princípios básicos da Constituição para o regimento da nossa República. Entre eles releva-se a igualdade de todos perante a lei (fim de imunidades, foros privilegiados e outras regalias) e a transparência. Os detentores do poder devem entender que nosso povo já adquiriu capacidade suficiente para não aceitar que interesses de grupos políticos e econômicos se sobreponham ao bem-estar da coletividade.

SALVATORE D' ONOFRIO (S. José do Rio Preto, SP)

-

ELEIÇÕES 2018

A Folha deveria ser realmente plural e democrática. Assim como está "auxiliando" a campanha de Lula, deveria divulgar a agenda de Bolsonaro, Alckmin, Doria etc. Ficaria mais coerente e respeitaria a inteligência dos leitores.

THEREZINHA OLIVEIRA (S. José dos Campos, SP)

-

CIÊNCIA

A Folha é dos jornais mais lidos no Estado. Causa espanto, entretanto, a ausência de comentários relativos à situação dos Institutos de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo, do desmonte da área de meio ambiente, da concessão de unidades de conservação à iniciativa privada, da ausência de concursos, da incompetência de secretários, do desperdício de erário, do achatamento de salários. Rabo preso com o leitor ou com o governo do Estado?

MIRIAN RAMOS GUTJAHR, pesquisadora do Instituto Geológico (São Paulo, SP)

-

ABORDAGEM POLICIAL

Absurda a declaração de Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, novo comandante da Rota em São Paulo. Abordagem diferente para o cidadão da periferia e para o dos Jardins? Será que ele ignora que sob um fraque pode existir um ataque? Somos todos iguais, garante a Lei Maior, mas esse preceito ainda permanece no papel.

MARIA INÊS DE ARAÚJO (São João da Boa Vista,

*

Se ele se informar melhor, vai perceber que o pior crime que existe no Brasil é a corrupção de colarinho branco, praticada por muita gente que costuma morar nos Jardins e que tira dinheiro da saúde, da educação e dos investimentos sociais. Mata mais e dá mais prejuízo do que a criminalidade comum. A fala do comandante foi discriminatória e inconstitucional. O governador Geraldo Alckmin poderia dar-lhe uma advertência ou até exonerá-lo do comando da Rota.

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

*

Que coisa triste! Um jovem de 46 anos e já envelhecido. Onde o comandante da Rota de São Paulo aprendeu que os moradores dos Jardins não podem ser tratados como os da periferia e vice-versa? Não o culpem, ele também é vítima do sistema educacional de formação de policiais no país.

ADEMAR G. FEITEIRO, advogado (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Concordo em muitos pontos com Reinaldo Azevedo em sua coluna, principalmente quando cita a fúria de Janot em sua vingança pessoal contra Temer e eleva a função do doleiro Funaro para "operador" ou "corretor de valores". Já que está a falar do Poder Judiciário, por que não dispara suas flechas douradas contra o deplorável ministro Gilmar Mendes, que com suas atitudes e declarações conseguiu unir contra ele a esquerda, o centro e a direita?

OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

*

Bernardo Mello Franco tem se revelado atento observador das causas maiores da cidadania e dos direitos humanos ameaçados por decisões à sorrelfa tomadas pelo atual governo. Sua coluna demonstra os riscos de um decreto sem nenhuma consulta prévia, clara agressão aos interesses da pátria e da sociedade brasileira.

PAULO SÉRGIO PINHEIRO, ex-ministro da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do governo FHC (São Paulo, SP)

*

Sobre a coluna de Bernardo Mello Franco, o mais triste é a população ficar inerte, não se manifestar. Tínhamos que sair às ruas, gritar contra essa destruição. Este país está sendo levado ao caos, que abrange da economia ao meio ambiente!

MARI EMILIA GARCIA TOZATO (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: