Folha de S. Paulo


É fácil ser presidente, basta aumentar imposto, ironiza leitor

AUMENTO DE IMPOSTOS

É muito fácil ser presidente de um país como o Brasil. A única dificuldade é saber que tipo de caneta usar para autorizar o aumento de impostos.

LUCIANO VETTORAZZO (São José do Rio Preto, SP)

*

Como se diz na gíria, Michel Temer "colocou o bode na sala" ao declarar que estuda novos aumentos de impostos, particularmente o IR de pessoas físicas. Depois, deixou claro que, sem as reformas, principalmente a previdenciária, serão inevitáveis novas tributações. A maioria maciça de nossos economistas julga indispensáveis as reformas, o que exige patriotismo, rapidez e responsabilidade de deputados e senadores.

OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

*

Muita cara de pau o presidente Michel Temer dizer que não aumentará o IR. Somos roubados mensalmente na fonte de nossos rendimentos por não haver reajuste da tabela de desconto. O correto seria atualizar de acordo com a inflação a tabela, a qual, segundo especialistas, está defasada.

LUIZ ANTONIO AMARO DA SILVA (Guarulhos, SP)

*

A respeito da vergonhosa atitude do presidente Michel Temer de pedir aplausos ao declarar que não iria aumentar o IR, além de um tanto contraditório, nosso mentiroso presidente se considera merecedor de congratulações por fazer o mínimo. Não sei quem é pior: ele ou aqueles que o aplaudiram de fato.

LAURA PANICHI, estudante (Curitiba, PR)

-

ENCONTROS NO JABURU

Eu só tenho a dizer que harmonia entre Poderes não significa encontros que sinalizam submissão ou dependência. Só espero que Raquel Dodge não nos faça sentir saudades de Rodrigo Janot, que cumpriu seu papel republicano com coragem e galhardia.

OTÁVIO DE QUEIROZ (São Paulo, SP)

*

Depois de ser flagrado nos porões do Jaburu com Joesley Batista, Temer repete a dose com a futura procuradora-geral, Raquel Dodge, às 22h, em encontro fora da agenda oficial para discutir detalhes da posse. Será que o presidente quis conferir pessoalmente o serviço de buffet do cerimonial?

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

-

JANOT E TEMER

Michel Temer tem que explicar com clareza por que alega perseguição por parte do procurador-geral da República. Rodrigo Janot ameaça, por acaso, comer-lhe os cabedais?

ILMA C. MADEIRA DE LEY LEITE (Rio de Janeiro, RJ)

*

Excelente a entrevista concedida à Folha por Janot. Esclareceu, a meu ver, todas as dúvidas levantadas sobre a sua atuação no caso da JBS. Foram respostas lógicas e convincentes, só não acolhidas por Gilmar Mendes e demais advogados de Temer.

LUIZ COSTA (Salvador, BA)

-

CORRUPÇÃO

Se o combate à corrupção não é de fato seletivo, sugiro aos movimentos que lideraram as ruas vir a público desculpar-se pelo equívoco em ter focado apenas um partido e, com isso, fortalecer as cenas políticas lamentáveis a que assistimos diariamente (ou não?). Pode-se, assim, retomar as ruas com todos os que são realmente contra a corrupção. Caso contrário, acredito ser um engano pensar que a situação irá mudar com as eleições de 2018.

MARCIA A. TARGA GONÇALVES (Atibaia, SP)

-

OBESIDADE

A tabela do IMC (índice de massa corporal) publicada na Folha é uma total enganação. Deve ser produto de interesses escusos para vender drogas para emagrecimento. A maior estrela do basquete mundial, Leblon James, com seus 2,03 m e 113,4 kg, deveria ir para um SPA.

LUCIANO AMARAL, advogado (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Bernardo Mello Franco, "Temer imita Cunha", proponho um exercício de lógica: se Temer imita Cunha, logo Temer terá o mesmo fim de Cunha. Será?

JORGE PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

-

PSB

Como membro do Diretório Nacional do PSB, parabenizo o leitor José Paulo Morelli, associando-me à sua opinião. Mais do que solicitar a desfiliação dos parlamentares que votaram a favor de Temer, penso que o presidente do PSB deveria mesmo promover a expulsão deles, uma vez que desrespeitaram não somente uma decisão partidária como toda a história de luta do PSB em defesa do povo.

JULIO CESAR (João Pesoa, PB)

-

GLEISI HOFFMANN

A Folha publicou informações inverídicas e baseadas unicamente em delações, sem provas, contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT). Trata-se de um vazamento ilegal de um inquérito da PF. As informações serão desmentidas no curso do processo, mas é importante discutir a forma como o jornal publicou essas informações. Basta analisar as outras denúncias da mesma edição para perceber que só faz referência ao PT. As siglas dos demais políticos raramente são citadas. Está cada vez mais claro que a linha editorial influencia o conteúdo das reportagens.

GERALDO MAGELA, assessor de comunicação do Partido dos Trabalhadores (Brasília, DF)

-

VÃO DA CPTM

Sobre "Com vãos até 4 vezes maiores do que o ideal, CPTM tem mil quedas em 1 ano", a Folha lamentavelmente não tratou com a devida importância a causa do problema. Como a CPTM informou ao jornal, o maior espaço entre os trens e as plataformas é consequência da falta de uma via exclusiva para o transporte ferroviário de cargas, que passa nas mesmas vias dos trens de passageiros, mais estreitos. A solução depende da construção do ferroanel pela União. O Estado fez sua parte e está implantando o Rodoanel Norte com espaço suficiente para o futuro ferroanel.

WANDERLEY MACEDO, gerente interino de relacionamento da CPTM (São Paulo, SP)

-

SAÚDE PÚBLICA

O autor do artigo "Saúde pública e meio ambiente em perigo" parece desconhecer a Lei de Biossegurança (11.105/2005), que estabelece que cabe à CTNBio a análise de biossegurança de OGM. Além disso, a maioria da literatura científica atesta a segurança ambiental e alimentar dos transgênicos, como a publicação de 2016 da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA. E os genes cry expressam proteínas inseticidas com longo histórico de uso seguro, inclusive na agricultura orgânica.

ADRIANA BRONDANI, diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: