Folha de S. Paulo


O Brasil evoluiu e dispensa a tutela das Forças Armadas, afirma leitor

Divulgação
João Doria na Muralha da China
João Doria na Muralha da China

CRISE POLÍTICA

O general Eduardo Villas Bôas tem se mostrado um democrata em todas as suas declarações, preocupado com o pensamento estratégico para o país. Ele deveria, ao meu ver, se candidatar à Presidência em 2018. Não há candidato melhor. É moderado, fora da disputa ideológica e pode contribuir bastante para a reconstrução do país.

GALVANI ALVES DE LACERDA (São Paulo, SP)

*

O Brasil e suas instituições, sem dúvida, evoluíram e desenvolveram um sistema de freios e contrapesos que dispensa a tutela das Forças Armadas, como argumenta o general Eduardo Villas Bôas. Por outro lado, o perigo é as Forças Armadas, no atual contexto de decadência moral e política pelo qual passa o país, serem transformadas em guarda pretoriana da corrupção que tomou conta do Brasil.

EDUARDO POTSCH MATOS (São Paulo, SP)

-

DORIA

O trabalho do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), é admirável. Realizador, transparente, capaz, está apresentando grandes resultados. Quiçá venham muitos Dorias para arejar a política brasileira.

DILSON GADIOLI (São Paulo, SP)

*

Chega de ações de marketing, prefeito. É hora de trabalhar. Até o momento não vimos resultados efetivos de seu trabalho à frente da Prefeitura de São Paulo. A população quer muito mais do que discursos.

EDELSON BESERRA RESENDE (Brasília, DF)

*

Intrigante a notícia sobre viagens de Doria e dos secretários municipais, na coluna de Mônica Bergamo. Tive curiosidade de saber para onde foi o secretário da Assistência Social. Onde se hospedou? Qual foi a sua agenda? Dado o pouco tempo da gestão e o número de viagens, o tema merece ser explorado com mais detalhamento.

FÁTIMA B. WANDERLEY (São Paulo, SP)

-

VIOLÊNCIA

Quando ocuparam o complexo da Maré por cerca de ano e meio, as forças federais ganharam a batalha, mas perderam a guerra, pois o objetivo não foi alcançado. Agora, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, parece estar mesmo disposto a ganhar a guerra, ordenando a execução de operações que não sejam apenas as clássicas, de garantia da lei e da ordem, mas as necessárias para resolver o problema.

PAULO MARCOS LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

-

FUNCIONALISMO

Desnorteada é o mínimo que se pode dizer da equipe de Temer. Primeiro anuncia um PDV para funcionários concursados e com estabilidade; em seguida acena com a possibilidade da redução da jornada e do salário, para que esse servidor possa trabalhar simultaneamente em um emprego de caráter privado. Ou seja, transforma o serviço público em bico oficial. Isso pode?

SHEILA SACKS (Rio de Janeiro, RJ)

-

EDUCAÇÃO

O pessoal do MBL deveria mudar o nome para MBR: Movimento para os Brasileiros Ricos. Em artigos e entrevistas, defenderam o fim da universidade pública gratuita e disseram que a pintura da casa do prefeito João Doria, após ter sido pichada por manifestantes, foi um "gesto cívico". Enquanto isso, os mais pobres terão que continuar trocando as reformas de suas casas pelo pagamento por ensino particular caríssimo.

ADJALMA RODRIGUES DA SILVA, químico (Belo Horizonte, MG)

*

O cuidado com o ser humano exige formação presencial. A oferta de cursos de educação integral a distância pode fazer mal à saúde da população. As medidas flexibilizadoras adotadas pelo governo neste primeiro semestre possibilitaram a ampliação de 274 mil para 435 mil vagas nos cursos de saúde por esse método, favorecendo os interesses do setor privado. Os 14 conselhos profissionais de saúde, em âmbito federal e estadual, defendem a preservação da qualidade da formação, incompatível com cursos 100% a distância.

MARCO ANTONIO MANFREDINI, secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e coordenador de educação do Fórum de Conselhos Profissionais da Saúde do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

REFORMA TRABALHISTA

Concordo com Roberta de Oliveira Souza quando ela afirma que a reforma trabalhista tem como escopo refrear atuação progressista e protetiva dos direitos fundamentais dos trabalhadores. Acrescento que, no caso do Brasil, um dos países com maior índice de desigualdade no mundo, manter na Presidência um político com o perfil de Michel Temer só nos distancia da esperada construção de uma sociedade humanamente viável e dignificante.

LUIZ DE SOUZA ARRAES, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Osasco, SP)

-

CARNAVAL

Não tenho nada contra as escolas de samba. Pelo contrário, faço o possível para enaltecê-las e valorizo muito as manifestações populares. Entretanto, não posso concordar com a atitude do presidente Temer de destinar R$ 13 milhões para o Carnaval carioca, no lugar de priorizar a educação, a segurança e a saúde. Continuo a achar que a festa momesca deve ser financiada por seus participantes e pelo público, não pelo dinheiro público.

MÁRIO NEGRÃO BORGONOVI (Rio de Janeiro, RJ)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: