Folha de S. Paulo


Se 'paneleiros' tivesse mínimo de vergonha, estariam na rua, diz leitor

POPULARIDADE DE TEMER

Esse governo já acabou. Se os paneleiros tivessem um mínimo de vergonha na cara, estariam na rua pedindo sua consumação.

ANDRE BARRETO (Campinas, SP)

*

Nunca tivemos um governo tão capaz para formar coalizão. Afinal, é o PMDB. Nunca tivemos um governo tão compromissado com reformas necessárias. Poucas vezes vimos corpo técnico tão comprometido com a estabilidade da economia e com o equilíbrio das finanças. Corrupção há —sempre houve— e está sendo investigada. Ainda assim o governo bate o recorde de impopularidade. O brasileiro não quer mesmo ser levado a sério!

RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

-

LULA CONDENADO

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima que a jurisprudência entende que indícios, no Brasil, são provas, o que é um absurdo, pois provas e convicções são coisas inteiramente diferentes. Assim, chegamos à conclusão de que, para condenar Lula, vale tudo, até convicções levianas.

PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS (Curitiba, PR)

-

CORRUPÇÃO

Lendo as notícias dos jornais e revistas, vendo os escândalos, as pessoas envolvidas, as declarações das autoridades e dos políticos, vemos que nosso país está completamente dominado pela corrupção e pela mediocridade.

ANDRÉ LUIS COUTINHO (Campinas, SP)

-

PSDB

A Folha noticia a sucessão de Aécio e o racha no PSDB. Também acossado pela corrupção, ele não soube levar o partido a desempenhar o papel que lhe foi gratuitamente reservado com a implosão do PT e com a exposição das entranhas fétidas do PMDB. O PSDB é um boteco quebrado, sob nova direção, pedindo vasilhame emprestado ao PMDB até que a lama da corrupção abata o governo e leve todos a prestar suas contas para com a sociedade.

CARLOS ALBERTO BELLOZI (Belo Horizonte, MG)

-

ENSINO SUPERIOR

Kim Kataguiri demonstra que tem o raciocínio raso, é pouco informado e distorce os fatos. Usou o lugar-comum de que a educação pública superior é para a elite criticando a esquerda por investir nas universidades em detrimento da educação de base, desconhecendo que esta é uma responsabilidade principalmente de municípios e Estados. Usou a USP como exemplo, mas ela pertence ao Estado governado pela direita, com apoio do MBL. Ao falar de tema tão complexo, sugiro que se aprofunde mais.

WILSON CORRÊA DE LIMA (Campinas, SP)

*

Kim Kataguiri relata que a população pobre não tem acesso às universidades públicas devido ao nível ruim do ensino básico na rede pública. Porém sugere a criação de bolsas para crianças pobres em escolas particulares. Isso é totalmente incoerente. O que tem que ser feito é melhorar a qualidade do ensino público, para que todos possam ter as mesmas chances de acesso às universidades. Não podemos dar oportunidades para alguns enquanto a maioria continua sem ao menos concluir o ensino fundamental.

ROSEMA COLLEONE PICCOLO (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

A leitura das colunas de Bernardo Mello Franco é imprescindível, pois por meio delas tomamos conhecimento daquilo que não sai em manchetes. Seria preciso que toda a população tivesse conhecimento da afirmação do deputado Paes Landim, que disse que "O eleitor tem memória muito fraca. Daqui a um ano, já esqueceu". Talvez ele pense assim porque conseguiu chegar ao seu oitavo mandato.

MARIA A. FERREIRA PERAZZO (Santo André, SP)

*

Meu apoio a Bernardo Mello Franco. Sua resposta a Marun foi certeira.

ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

*

Ao contrário do que afirma Ruy Castro em "Clichês em voga", Temer não terá que nadar costas, peito e borboleta para evitar o afogamento. Ele será resgatado pela nau da insensatez, construída nos estaleiros do corporativismo. Temer será levado em um barco salva-vidas, onde vários timoneiros estão, como ele, imersos em um mar de ilegalidades. Quem afundará será o Brasil.

SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

-

TERRORISMO

Quero ver o leitor Mauro Fadul Kurban convencer o aiatolá Mohsen Araki, conhecido por seus discursos de ódio, as autoridades palestinas e os terroristas que eles também devem fazer a sua parte para um acordo de paz com Israel, que, ao contrário do que ele afirma, não ocupa ilegalmente a Cisjordânia e Jerusalém Oriental; conquistou esses territórios por meio de guerras. Agora deve entregá-los de graça?

HELENA KESSEL (Curitiba, PR)

-

MÁFIA DO ICMS

A reportagem "Promotoria investiga asfixia em apuração sobre máfia do ICMS" aponta um problema antigo em São Paulo, já vivido pelos servidores que denunciaram situações semelhantes e não admitem a corrupção na esfera pública. Investigações por motivos pequenos consomem recursos e tempo dos corregedores nas apurações. As corregedorias devem ser órgãos técnicos fiéis ao interesse público, sem nenhum viés político. Sem esses ingredientes, o governo de São Paulo continuará a desperdiçar capital intelectual e financeiro nessas funções.

ALFREDO MARANCA, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

-

RESTRIÇÕES AO CIGARRO

Diante de todos os males comprovados atribuídos ao tabagismo, não se pode permitir que a indústria do tabaco use artifícios para tornar o cigarro mais atraente para jovens, facilitando seu consumo. É uma postura criminosa, pois o cigarro causa dependência. A medida da Anvisa para proibir aditivos de aromas e sabores aos cigarros está adequada à proteção da saúde pública. Nesse caso, a informação não é suficiente, já que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 19 anos, segundo dados da OMS.

ADRIANA CARVALHO, coordenadora jurídica da ACT Promoção da Saúde (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: