Folha de S. Paulo


Temer confunde sua função com a de líder partidário, diz leitora

GOVERNO ENCURRALADO

Michel Temer se encontrou com a líder do PSB para solicitar a ela e a outros deputados do partido que se filiassem ao PMDB. Essa postura nos leva a pensar que ele confunde as funções de presidente do país com a de presidente de um partido ou da Câmara dos Deputados. Lastimável e antiético.

MARIA HELENA BEAUCHAMP (São Paulo, SP)

*

Diante das acusações que vem sofrendo, será que o presidente Michel Temer imitará ridiculamente o ex-aliado político Luiz Inácio Lula da Silva, esbravejando que não existe ninguém mais honesto que ele?

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

*

Faço votos de que, em 2018, seja candidato à Presidência um destes dois nomes: Alvaro Dias ou Ronaldo Caiado. O Brasil estará bem servido.

LUIZ ERNESTO KAWALL (São Paulo, SP)

-

ESQUERDA

Eu ainda me sento com antigos amigos de ideologia para discutir o que fizeram com a nossa velha esquerda. Nos bares da vida, listamos a desilusão com países, regimes, líderes, partidos e políticos melancólicos, decadentes, bufões, patéticos. Nossos heróis não morreram de overdose. Morreram de incompetência, arrogância, presunção e, pior, de muita desonestidade.

MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

*

O curso deveria se chamar "Pós-esquerdismo", isto é, o que aconteceu depois que os "notáveis" que ministrarão as aulas implodiram a esquerda como linha política autêntica e aceitável em uma democracia e a transformaram em uma agremiação espúria e desonesta.

MOISÉS SPIGUEL (São Paulo, SP)

-

LULA CONDENADO

Pergunto: em que planeta vive o juiz Sergio Moro? Comparar Lula a Eduardo Cunha? Depois de esquadrinhar tanto tempo a vida de Lula e não encontrar praticamente nada, dizer que são iguais devido a um detalhe? Simplesmente não consigo entender. Pode-se não gostar de Lula, mas ignorar o seu significado, realmente, não dá!

TÂNIA LIMA (São Paulo, SP)

-

INOVAÇÃO

Aparece uma luz no panorama da ciência do Brasil. O Instituto Serrapilheira lança o edital para apoiar a inovação. Dirigido a jovens pesquisadores e abrangendo as áreas que implicam o desenvolvimento, indica temas de grande interesse. Cumprimentos aos mantenedores e organizadores pelo programa inteligente e oportuno. Que o financiamento público da ciência em nosso país não definhe e siga esse exemplo da iniciativa privada.

RICARDO LUIZ SMITH, professor da Unifesp (São Paulo, SP)

-

Parabéns aos Moreira Salles, que valorizam a ciência e a cultura brasileira, fazendo retornar à sociedade parte dos lucros que obtiveram com seus competentes empreendimentos. Esse é o capitalismo que queremos.

RUY CAMPOS LEAL (Salvador, BA)

-

COLUNISTAS

De modo que o parlamentarismo não venha a ser panaceia ou golpe, como observou Hélio Schwartsman, é necessário renovar o Congresso. Para isso, bastariam três coisas: limitação de partidos, fim das coligações e voto distrital, atrelando os candidatos a um espaço físico. Somente com isso a maioria do Congresso não seria reeleita, surgindo assim novas lideranças. É uma pena que a população não se mobilize por tão pouco.

RUI VERSIANI (São Paulo, SP)

*

A coluna de Joel Pinheiro da Fonseca retrata a tragédia que resultou no feudo petista, encabeçado pelo reizinho Lula. Também acho que ele só nos deixou uma herança maldita e, agora, tentará em causa própria uma cruzada para incutir na cabeça de poucos que ele é o novo messias. Porém a minha certeza é a de que a Justiça, mesmo lenta, será encarregada de nos poupar de tal terror.

OSMAR G. LOUREIRO (Cravinhos, SP)

*

Aplaudi de pé o artigo de João Pereira Coutinho, "Os direitos das maiorias".

SIMONE MEZZALIRA GOMES (Jundiaí, SP)

*

João Pereira Coutinho deixou exalar seu ranço de intolerância explicitamente, tentando se fundamentar em um autor cuja ideologia reacionária parece tê-lo seduzido. Numa sociedade cuja vocação tende cada vez mais ao pluralismo, é inconcebível o seu ponto de vista. Com justificativas fragilmente embasadas, porém eivadas de preconceito, tenta desconsiderar a opção de minorias.

INES VIEIRA LOPES (Campinas, SP)

*

Fiquei muito chateada porque Rosely Sayão não será mais colunista da Folha. Ela é ótima: sabe muito sobre a questão da educação, sabe muito sobre a relação entre pais, filhos e escola, é ponderada, sensível, tem experiência e é atual. Rosely, não vá embora!

MARINA M. ABREU FERREIRA (São Paulo, SP)

-

GESTÃO DORIA

Chama a atenção a patrulha ideológica exercida pela Prefeitura de São Paulo: qualquer leitor ou colunista que se "atreva" a criticar a gestão municipal prontamente é "advertido" por algum secretário. Pelo que se vê, só querem permitir elogios à administração, corroborando insistentes vídeos promocionais do prefeito e agressões generalizadas por ele proferidas. Isso é bem típico de ditaduras e o que já era bastante claro para alguns tem se tornado escancarado para muitos outros.

PAULO BITTAR, engenheiro (São Paulo, SP)

-

PARQUE AUGUSTA

Sobre "Acordo para parque Augusta prevê troca e contrapartida de R$ 30 mi", Paulo Maluf não é diretor nem acionista e nunca teve conta no banco que restituiu dinheiro para a Prefeitura de São Paulo.

ADILSON LARANJEIRA, assessor de imprensa de Paulo Maluf (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: