Folha de S. Paulo


A cor de pele separa, diz leitor sobre cotas em resposta a carta de domingo

Giuliano Gomes/"Gazeta do Povo"
Protesto durante o casamento da deputada Maria Victoria Barros (PP) com o advogado Diego Campo
Protesto durante o casamento da deputada Maria Victoria Barros (PP) com o advogado Diego Campo

PRISÃO DE CANDIDATO
A proposta do deputado petista Vicente Cândido, que proíbe a prisão de candidatos até oito meses antes da eleição, fora o fato de ser ridícula e risível, tem um significado muito claro e simples: do jeito que está, a classe política brasileira, salvo raríssimas exceções, não representa nada nem ninguém. E ainda faz chacota do povo ("Deputado sugere regra que poderá evitar prisão de petista na campanha" , "Poder", 16/7).

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

*

Só o fato de os petistas articularem a tal "Emenda Lula" nos dá a certeza de que na condenação do ex-presidente por corrupção cai por terra o tal "julgamento político", como insistem em dizer. É confissão de culpa mesmo. Que deputado, ou senador, louco de pedra apoiará tal desfaçatez justamente às vésperas de uma eleição?

BEATRIZ CAMPOS (São Paulo, SP)

-

OPINIÃO
O texto de Wadih Damous (PT-RJ) demonizando Sergio Moro não surpreende, já que as ideias ali apresentadas são parte da tese do deputado de que a Lava Jato, premiada internacionalmente como caso de grande destaque no enfrentamento à corrupção, seria a grande responsável pelos problemas do país, e não a corrupção em si. Será que a sociedade brasileira concorda com essa avaliação? ("Moro e a morte do direito" , "Opinião", 15/7)

ROBERTO LIVIANU, promotor de Justiça e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção

*

O leitor Alexandre Z. I. Pereira pergunta por que duas pessoas com pele de cor diferente vivendo lado a lado num barraco teriam necessidades diferentes. A resposta deveria ser óbvia: é que a cor da pele separa. O branco que vive num barraco tem muitas necessidades. Mas a diferença pode ser percebida em numerosas situações. Basta lembrar de que cor é a pele de jogadores de futebol (imagine outras profissões) chamados de macacos em quase todo o mundo. Aposto que Pereira é branco -como Hélio Schwartsman, que cumprimenta e de cuja posição partilha ("Painel do Leitor" , "Opinião", 16/7).

SÍRIO POSSENTI (Campinas, SP)

-

DIRETORES DE ESCOLA
Talvez por não ter muito o que mostrar, o secretário de Educação do Estado de São Paulo em mais da metade de seu artigo fale sobre a ótima educação pública da Inglaterra. Emendou com um anúncio, que mais parecia propaganda, embalado pelo termo da moda (gestor), sobre concurso para diretor de escola e fim. Nem palavra sobre a situação trágica da educação no Estado ou sobre os salários humilhantes pagos aos professores pela sua pasta ("O segredo é o gestor" , "Opinião", 16/7).

ALEX FABIANO NOGUEIRA (São Paulo, SP)

*

Está coberto de razão José Renato Nalini. A seleção de diretores de escola por concurso, proporcionando a formação de "gestores entusiastas e conscientes", é realmente a chave para a resolução dos problemas brasileiros, evitando o deplorável espetáculo visto nos anos anteriores de invasões, ocupações e degradação do sistema educacional.

ANTÔNIO LUIZ AMADESI GOMES (Jundiaí, SP)

-

SESI E SENAI
Esclarecemos que o Sesi e o Senai se pautam pela transparência na arrecadação e destinação dos recursos repassados pelas empresas. Todas as informações estão disponíveis nos sites das entidades, que cumprem rigorosamente as exigências legais e são auditadas por nove instituições públicas e privadas. A legalidade da arrecadação direta está amparada em pareceres e decisões do TCU, do STJ e da Receita Federal. Não há estímulo em favor da modalidade. Uma prova é que o número de empresas com convênios com Sesi e Senai para arrecadação direta caiu de 3.535, em 2012, para 3.058, em 2017 ("Modelo usado por Sesi e Senai reduz transparência e dificulta fiscalização" , "Mercado", 16/7).

JOSÉ EDWARD LIMA, superintendente de jornalismo da CNI (Brasília, DF)

-

COLUNISTAS
Excelentes as análises de Janio de Freitas e de Elio Gaspari ("A linguagem do tempo" e "Condenado, Lula deve pensar no poste" , "Poder", 16/7) sobre a atuação do juiz pop star do Paraná. Claramente ele autorizou divulgação indevida do famoso áudio de Lula com Dilma, em manobra política. No atual processo, em que revela insegurança, não assegura a propriedade do imóvel, presumindo uma propina a pretensa vantagem em negócios com a Petrobras.

JASON CÉSAR DE SOUZA GODINHO (Santos, SP)

*

Ao ler Antonio Prata, fez reascender uma pequena chama em meu coração. Sim, somos muito mais do que isso tudo que temos presenciado nos jornais, vamos torcer e arrumar a casa, com garra e alegria, tenho certeza de que o Brasil bate de 10 a 0 Miami ("Reinventar o Brasil" , "Cotidiano", 16/7).
FERNANDA R. CARVALHO (São Paulo, SP)

*

Parabenizo Antonio Prata. Sem ser ufanista, conseguiu colocar em palavras um sentimento que precisamos resgatar. Não cabe todo mundo em Miami ou no Uruguai. E eu acrescento: muito menos em Portugal.

MALU RAMOS (São Paulo, SP)

*

Muito conveniente o artigo de Hélio Schwartsman. É um texto de quem nunca trabalhou em fábrica, em lavoura ou em comércio de rua, nunca ouviu "Não concorda? Vá procurar seus direitos". É um texto de quem nunca entrou numa escola do Senai e viu que ali, acima, de tudo há perspectivas para quem quer crescer na vida. São as reflexões feitas no ar-condicionado ("Alvo errado" , "Opinião", 16/7).

RODRIGO VELOSO (São Paulo, SP)

-

CASAMENTO EM CURITIBA
Ao afirmar que casamento "é o sonho de toda mulher", a ex-primeira-dama do Paraná Regina Pessutti dá margem a pensar ser esse um desejo primordial e, quiçá, o único, somente na vida das mulheres. Podendo ser facilmente traduzido pelo seguinte: os homens têm sonhos que dizem respeito a si próprios, que não são reduzidos à dependência do sexo oposto, como o sucesso profissional, financeiro e outros tantos prazeres que a vida proporciona ("Filha de ministro casa no PR em meio a protesto com ovos e tumulto" , "Poder", 16/7).

ANETE ARAUJO GUEDES (Belo Horizonte, MG)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: