Folha de S. Paulo


Esquerda deveria protestar contra reforma, não defender Lula, diz leitor

LULA CONDENADO

Sócrates ensinava que um juiz deve fazer três coisas: ouvir atentamente, considerar com sobriedade e decidir com imparcialidade. Para o juiz Sergio Moro, o pensamento socrático não faz sentido algum.

CLÉCIO RIBEIRO, advogado (São Paulo, SP)

*

A esquerda brasileira anda tão perdida que, em vez de protestar contra as reformas que podem precarizar os trabalhadores, preferem ir às ruas para defender um político que aceitou se aliar com o inimigo.

DAVID C. FUGAZZA (São Paulo, SP)

*

Pelo raciocínio dos que preferem, como Clóvis Rossi, que Lula seja julgado pelas urnas, o Poder Judiciário, a que todos os cidadãos se submetem, deveria excepcionalmente ignorar seus eventuais crimes e torná-lo inimputável, de modo que seja dada a ele a oportunidade de demonstrar como seus concidadãos apreciariam que ele voltasse à Presidência da República.

LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Santos, SP)

*

Olhando a decisão de Sergio Moro, nota-se que não resta a menor dúvida da prática de corrupção por parte do ex-presidente. Atos de corrupção dessa magnitude dificilmente deixam provas diretas, mas, nesse caso, são tantos indícios e tantos fatos que não há como ter dúvidas.

OTÁVIO DE QUEIROZ (São Paulo, SP)

*

Da sentença de Moro, concluo que, para ser dono de um imóvel, não é necessário escritura pública nem jamais ter residido nele. Faltam provas robustas para essa condenação. Condenem Lula por outros motivos, não por esse.

FLÁVIA V. GUIMARÃES HARTMANN (Brasília, DF)

*

A Folha faz uma ginástica incrível para tentar convencer seus leitores de que há algum acerto na decisão política usada por Moro para condenar Lula. Diz que "especialistas veem deslizes e acertos de juiz" , mas, na falta de um especialista em direito penal que assuma a defesa de Moro, recorre ao sempre chamado Ives Gandra, que nada tem a ver com a área penal. Mutatis mutandis, Ives Gandra é o Molina da expertise jurídica.

MARCELO FERNANDO FERRARI (Santos, SP)

*

Ao ler sobre a revolta dos que apoiam Lula, fico imaginando o que está acontecendo com este país. Onde está o senso ético e moral dos cidadãos? Antes de idolatrarmos os nossos empregados, pois eles estão lá a serviço do povo, temos que fazê-los trabalhar honestamente, sem privilégios. Temos que modificar nossas atitudes. O Brasil está precisando rever os seus conceitos. Vamos começar por nós. Mudança de atitude já!

MÁRCIO ADRIANO LIEGGIO PUCCI (Araguari, MG)

*

"Não tive tempo de analisar. Estava esperando o Corinthians se resolver com o Palmeiras". Essa declaração do ex-presidente revela bem sua finesse e seu apreço pela democracia.

ARTHUR A. MONDIN (Guarapuava, PR)

*

Como a Folha chama de farsesca a pregação de perseguição política por Lula no editorial "Lula condenado", sugiro que o jornal analise cuidadosamente a sentença para nos mostrar quais provas da culpa do ex-presidente considera válidas.

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

DECLARAÇÃO DE TEMER

Ao contrário do que afirma a Folha em "Para Temer, visão do brasileiro não é compatível com democracia", o presidente Michel Temer não cometeu gafe alguma em seu discurso. Exercendo o seu direito à livre expressão, o presidente fez, de improviso, uma breve análise das características do Estado brasileiro, em que o paternalismo e a centralização sempre tiveram força e influência. O presidente apenas citou como exemplos de grandes momentos dessa "vocação centralizadora" do Estado, que se conecta com o senso comum dos brasileiros, os anos Vargas e o regime militar instalado em 1964.

MÁRCIO DE FREITAS, secretário especial de Comunicação Social da Presidência (Brasília, DF)

-

GOVERNO ENCURRALADO

Se isso não é suficiente para a convocação de manifestações, não sei mais o que será! Por onde anda o MBL, cujo rugido não ouço mais?

ELVES JOSE DE SA FRANCA (Rio de Janeiro, RJ)

*

O presidente Temer barganhou a troca de 20 integrantes da CCJ a seu favor. Afirmou que o povo brasileiro tem visão incompatível com a democracia. Outrora colocou em dúvida a lisura da PGR e da Justiça brasileira. Conclusão: a estratégia é desqualificar o que não se pode comprar.

NILSON MOLARO (Araraquara, SP)

*

Temer, com sua metralhadora giratória, vai cair atirando contra todos os autores das provas. Lula, idem. Enquanto isso, o povo se mata nas torcidas organizadas e crianças morrem por balas perdidas. A direita e a esquerda se digladiam defendendo seus criminosos. Com tanto discurso de ódio, o que será do Brasil?

GÉSNER BATISTA (Rio Claro, SP)

*

O que vemos é uma mão lavando a outra. Todos são farinha do mesmo saco. O que vai tirar essa cambada do poder é o voto, que pode punir e colocá-los no esquecimento da política.

ATONILSON FERREIRA (Aparecida de Goiânia, GO)

-

COLUNISTAS

Perfeita a análise de Matias Spektor sobre o presidencialismo nos últimos 30 anos. Será que, tal como Diógenes de Sinope, só nos resta pegar uma lamparina e sair em busca de um homem honesto para conduzir este país?

DINA ELISABETE ULIANA (São Paulo, SP)

*

Bernardo Mello Franco poderia ter lembrado que o Maluf que afirmou que Temer é "correto, decente e honesto" é o mesmo que disse que Lula "é um exemplo de pessoa para todos os brasileiros".

SIMÃO PEDRO MARINHO (Belo Horizonte, MG)

*

Sobre a coluna de Laura Carvalho, vamos ver quanto tempo vai durar a felicidade dos empresários com a reforma trabalhista.

VANDA DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Concordo com a demonstração feita pela coluna. A corrente da economia será tão mais forte quanto mais forte for o elo mais fraco do sistema, justamente o trabalhador. Mais ainda: a reforma trabalhista, nos pontos em que desmancha qualquer apoio à parte mais fraca colide com a própria Constituição. Foram com sede demais ao pote. Isso não vai perdurar.

VERA MARIA DA COSTA DIAS (Porto Alegre, RS)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: