Folha de S. Paulo


Leitores criticam deputados e pedem aceitação da denúncia contra Temer

GOVERNO ENCURRALADO

Parabéns à Folha pela iniciativa da pesquisa sobre o placar da denúncia contra o presidente Michel Temer. Embora nada esteja definido e as coisas possam mudar à medida que se aproxima a votação em plenário, uma coisa já ficou claríssima: poucos querem correr o risco de não serem reeleitos no próximo ano por contrariar a vontade majoritária dos brasileiros.

ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

*

Quando o navio dá sinais de que vai afundar, os ratos são os primeiros a sair do porão para se salvar. Como o navio está cheio (513), esse número vai aumentar conforme suba o volume de águas fétidas.

BIANCA MIRANDA (Viçosa, MG)

-

AÉCIO NEVES

Aécio retornará ao Senado. Até este momento, acuado, só se manifestou comodamente pelas redes sociais. Todos os brasileiros –e principalmente os sete milhões de mineiros que o elegeram senador– estão ansiosos pelo seu primeiro pronunciamento "olho no olho" perante os demais congressistas, aliados e opositores. Chegou a hora da verdade.

NILSON TADEU MOLARO (Araraquara, SP)

-

JUSTIÇA E LAVA JATO

Foro privilegiado, sinônimo de impunidade. Fonte segura de consulta: Supremo Tribunal Federal.

PAULO GUIDA (São Paulo, SP)

*

Exemplos como a longa relação de processos pendentes envolvendo extenso número de políticos, a manutenção dos direitos políticos de Dilma, a incrível absolvição da chapa Dilma-Temer e a indecorosa complacência com o deputado da mala e com o senador de "primeira classe" indicam que temos uma Justiça cara, lenta, incapaz e inaceitavelmente política.

JASON CÉSAR DE SOUZA GODINHO (Santos, SP)

-

REFORMA TRABALHISTA

Reforma trabalhista é de interesse do empregado, não do empregador. Este, por natureza, tem iniciativa e recursos e, se não houver ambiente de investimento num país, pode investir em outro. Quem não está de acordo e acha que patrão ganha muito que pare de choramingar, abra sua própria empresa e curta a "vida boa" de patrão.

HILDEBRANDO TEIXEIRA (Piumhi, MG)

*

Roberto Setubal cita a queda da renda per capita em 9% como consequência mais dramática do modelo econômico adotado. Setubal não menciona o crescimento da concentração de renda em escala global. Oito homens acumulam fortuna equivalente à renda de 3,6 bilhões de pessoas. Na última década, os bancos apresentaram recordes sucessivos nos lucros. Do artigo, o que eu entendi foi isto: quero aumentar ainda mais meus lucros e concentrar renda, por isso a reforma trabalhista é importante.

ANDRÉ LUIS VAZ MASSON (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Na sua coluna, Carlos Heitor Cony deseja "a coragem e competência que se espera de um presidente" a Rodrigo Maia. Deixou de lado "honestidade" por achá-la inexistente no sucessor legal de Michel Temer?

RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

*

Imperdível a coluna "Filme de bandido", de Ruy Castro. É por isso não vou mais ao cinema! Nada se compara às câmeras que filmaram Rocha Loures com a mala saindo da pizzaria e olhando para os lados. "Film noir"puríssimo!

REGINA CUTIN (São Paulo, SP)

-

COTAS NA USP

Das dores negras, indígenas e populares faz-se o longo e duro parto das cotas na USP. Vitória da luta, da dignidade e da vergonha na cara. O novo paradigma científico para o acesso à universidade no Brasil, enfim, faz ceder o provincianismo acadêmico em sua última torre de marfim: a USP. Segue a marcha histórica cidadã da nova abolição. No entanto, que não branqueiem as cotas da USP, como quer uma minoria movida pelo racismo, ódio e privilégio. Direito não se negocia.

SÉRGIO JOSÉ CUSTÓDIO, da coordenação do Movimento dos Sem Universidade (São Paulo, SP)

-

CHARGE

Sensacionais as charges de Jean Galvão na Folha. Incrível a criatividade do cartunista. Está no mesmo nível dos grandes da era Pasquim.

RAIMUNDO T MORAES (S. José dos Campos, SP)

-

DETECTA

A SSP esclarece que a Folha levou informações distorcidas para o leitor sobre o sistema Detecta. Durante apresentação aos jornalistas, foram mostradas três situações de vídeo analítico, que geram avisos de suspeita de crime. Houve um alerta de um veículo sobre uma faixa zebrada e outro de um motoqueiro com capacete em um estabelecimento comercial, situações programadas para emissão de avisos. Em apenas uma delas houve a situação relatada pela reportagem.

PATRÍCIA PAZ, assessora de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (São Paulo, SP)

*

RESPOSTA DOS JORNALISTAS JÚLIA BARBON E ROGÉRIO PAGNAN - Não há distorção. Os próprios técnicos indicados pela Secretaria da Segurança Pública para apresentar o Detecta concluíram que o sistema de vídeo analítico ainda não funciona. O alerta da sombra foi exemplo utilizado pela reportagem.

-

OBITUÁRIO

De vez em quando, a seção "Mortes" da Folha me surpreende tristemente. Há poucos meses, li a notícia do falecimento do meu editor da "Folha da Tarde", Nildo Carlos Oliveira, autor de vários livros e com quem aprendi a trabalhar na Redação. No último sábado (1º), li sobre a morte do meu colega de Casper Líbero Paulo Nogueira, com quem também trabalhei na extinta "Folha da Tarde". Todos se vão relativamente jovens. Fica, desde já, a minha saudade.

JAIME P. DA SILVA, jornalista (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: