Folha de S. Paulo


'Precisamos de uma democracia sem corrupção', afirma leitora

JULGAMENTO NO TSE

Bravo, ministro Herman Benjamin! É preciso, claro, usa bons argumentos, é ético e juridicamente técnico. Precisamos de uma democracia sem corrupção.

MARIA HELENA BEAUCHAMP (São Paulo, SP)

*

Por que as delações da Odebrecht não valeriam para o julgamento da chapa Dilma-Temer? Elas não esclarecem os fatos? Por que Michel Temer precisa de quatro dias para responder a perguntas diretas sobre seu cotidiano?

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ )

*

Com tanta ironia, Gilmar Mendes concorre ao troféu Baixaria 2017. Mendes retrata bem o nível a que a Justiça chegou no país. Haverá reação a esse tipo de conduta? Haverá esperança?

FÁTIMA WANDERLEY (São Paulo, SP)

*

A afirmação de que Gilmar Mendes é um dos principais conselheiros jurídicos de Temer é de extrema gravidade. Entendo, do alto de minha ignorância jurídica, que esse tipo de relacionamento entre juízes e investigados não pode em hipótese alguma acontecer. Fora, Gilmar!

MAURÍLIO POLIZELLO JÚNIOR (Ribeirão Preto, SP)

*

Até hoje vi muito pouco de inteligência nos posicionamentos, decisões e atitudes de Gilmar Mendes. Sua postura no julgamento do TSE demonstra isso claramente. Alguém como ele nunca deveria ter entrado no STF e no TSE.

RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

*

O julgamento da chapa Dilma-Temer pelo TSE, além de nos ter proporcionado cenas surreais de ciúmes ridiculamente protagonizada pelo ministro Gilmar Mendes em relação a Herman Benjamin, pouco influenciará no destino do presidente Temer. Seu governo, não mais do que uma barragem de material de rejeito alicerçada em seu ministério de condenáveis, não suportará mais uma descarga de dejetos oriundos das delações que se avizinham. Ruirá, independentemente do TSE ou da abertura da caixa-preta do porto de Santos.

CARLOS ALBERTO BELLOZI (Belo Horizonte, MG)

*

Alguém deveria lembrar o juiz Gilmar Mendes de que o arrogante Narciso se afogou no lago por olhar sua imagem refletida nas águas.

RAUL AGNELLO MOLER (São Paulo, SP)

*

O espetáculo de realismo fantástico a que assistimos no julgamento do TSE possui os contornos do teatro do absurdo quando fica claro que a chapa Dilma-Temer será absolvida por excesso de provas indicando sua condenação.

CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

*

Temer está usando o mesmo repertório de truques que a ex-presidente Dilma utilizava para se manter no poder. Assim fica difícil convencer os juízes do TSE a desvinculá-lo de Dilma.

ZEEV CALMANOVICI (São Paulo, SP)

*

A lei não é um fim em si mesma. A única questão relevante é se está provado que a chapa Dilma-Temer praticou ilícitos que justifiquem a cassação. Questões outras devem ser desprezadas, pois, se observadas, levarão à impunidade. Qual o objetivo da lei?

EDUARDO DE O. CAVALCANTI (Campo Grande, MS)

*

Gostaria de ver lançarem uma tecnologia que transforme as páginas escritas por um juiz em uma curta apresentação concisa, objetiva e esclarecedora sobre o que diz a Constituição. Precisamos que a Justiça seja mais justa, mais rápida e muito menos cara.

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

-

GOVERNO ENCURRALADO

Não entendo como ainda deixam Michel Temer como presidente do Brasil. Como você entra em um avião particular sem saber de quem é e, ainda por cima, sem pagar nada? Sinceramente, não sei mais em que eu acredito, pois a maioria dos deputados, senadores e presidentes são corruptos e mentirosos
Não entendo como ainda deixam Michel Temer como presidente do Brasil. Como você

YASMIN BAGINI (São Paulo, SP)

*

Será que entendi direito? Viajou de graça e não sabe quem é o dono do jatinho? Por que mudou a versão? Piada!

MURILO AZEVEDO BRASIL (Florianópolis, SC)

*

As versões oficiais mudam a cada dia. O presidente não para de mentir e ser desmentido. Como ainda podemos nos sujeitar a isso? Como esse senhor ainda se sustenta no poder?

PAULO JOSE HERNANDEZ (Uberlândia, MG)

-

ACORDO DE PARIS

Acho estranho alguém aqui no Brasil criticar Donald Trump pela rejeição ao Acordo de Paris quando temos parte do rio Tietê transformada em esgoto a céu aberto e faltam investimentos em saneamento básico em todo o país.

CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

-

COLUNISTAS

Roberto Dias, em sua coluna, diz o que os brasileiros de bom senso devem estar querendo dizer. É inacreditável o que estão fazendo com o nosso país. Processos de moralização, tentativas de eliminar ou diminuir corrupção e acertos políticos aconteceram em outros países, mas a destruição das instituições, o esfacelamento da economia e principalmente o aniquilamento das esperanças de uma imensa população estou vendo acontecer hoje no Brasil.

JOSÉ DIEGUEZ (São Carlos, SP)

-

PORTO DE SANTOS

Em artigo na Folha, o prefeito de Santos, Paulo Barbosa, celebra decisão do STF que determina pagamento de IPTU por parte da Petrobras, como arrendatária de área no porto de Santos ("Vitória dos municípios portuários", Tendências/Debates, 8/6). A decisão, à qual cabem embargos, contribui para aumentar o já elevado "custo Brasil": mais impostos nos portos resultam em maior custo da logística no Brasil. Por esse custo pagamos todos, com produtos mais caros e menos acessíveis, o que se reflete na qualidade de vida dos brasileiros.

WILEN MANTELI, diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) (Brasília, DF)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: