Folha de S. Paulo


'Trump deu um tiro no próprio pé', diz leitor sobre Acordo de Paris

ACORDO DE PARIS

Lamentável a decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris, que visa a reduzir os nefastos efeitos do aquecimento global. Trump vai contra a ciência e dá um tiro no pé. Raras vezes na história se viu uma nação descer tanto e em tão pouco tempo como acontece com os EUA agora. Trump desmoraliza seu país e seu povo ao agir de forma tão estúpida e ameaça todo o planeta.

RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

*

Muito simples combater a atitude americana: criar um selo de qualidade para produtos e empresas comprometidas com a causa ambiental. E, somado a isso, os quase 200 países signatários do acordo devem barrar o ingresso de produtos de empresas não alinhadas. Garanto que muita empresa americana iria aderir ao programa.

PRADELLI MUNIZ (Votorantim, SP)

-

GOVERNO ENCURRALADO

Não é nada surpreendente a pesquisa divulgada na coluna "Mônica Bergamo", que mostra que 30% da população do "andar de cima" é favorável à permanência de Temer na Presidência, apesar de rejeitá-lo. Entre trancos e barrancos, temos um governo, a economia reage e as reformas alavancarão lentamente a retomada do crescimento. É evidente que Dilma não sofreria impeachment se a economia estivesse de vento em popa no seu segundo mandato, que nem governo teve.

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

*

Nossa crise é moral. Os mais "conscientes e estudados" agem exatamente como os desvalidos, que aceitam votar em quem lhes dá Bolsa Família. A lógica deles é a seguinte: garantam minha condição econômica, que aceito deixar bandido no governo —desde que não seja bandido que venha da classe pobre, porque aí já é demais. Após ficar "bronqueado" com Marilena Chauí e sua declaração de ódio pela classe média, hoje começo a entendê-la. Ela tinha razão!

RICARDO BORGES (Porto Alegre, RS)

*

Precisamos de reforma política urgentemente! Os partidos atuais estão corrompidos e são escolas do crime. Voto distrital e cláusula de barreira já! Também é preciso uma reforma das instituições (especialmente Judiciário e Ministério Público), que devem ser responsabilizadas pelas suas decisões.

MARIANA VIDALETTI (Porto Alegre, RS)

*

Excelente artigo de Bernardo Mello Franco para elucidar como a blindagem —ou melhor, a bandidagem— corre solta no Planalto.

MOACYR DA SILVA (São Paulo, SP)

*

As notícias de hoje são simplesmente para colocar o brasileiro em depressão. O colunista Bernardo Mello Franco, no último parágrafo de seu texto esclarecedor, mostra o que restou de nosso bastião da república das bananas (ou dos bananas).

JANE VIDAL (Jundiaí, SP)

-

CRACOLÂNDIA

A forma de extinguir a cracolândia na capital paulista está provocando debates, críticas e conflitos entre o poder público e organizações sociais. Fica então a indagação: por que o assunto não é tratado sob os aspectos social e de saúde? E o que tem sido feito para reprimir os traficantes, que controlam seus "clientes" e ditam regras em relação aos aglomerados denominados de cracolândia? Que o assunto não seja tratado sob os aspectos político-partidários.

URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

*

Pergunto a Contardo Calligaris se pode ser considerado livre quem é escravo do vício.

ANA URQUIDI (São Paulo, SP)

-

ÔNIBUS EM SP

A proposta é trocar um sistema que pode ser auditado com transparência por outro em que isso não é possível. Corrigir o valor de repasse por meio de pagamento diferenciado das viagens resolveria a questão das baldeações.

HARALDO CESAR SALETTI FILHO (São Paulo, SP)

*

Se as viações apoiam, é para ficar com um pé atrás. Melhor dois

FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

-

VAQUEJADA

O Congresso Nacional aprovou emenda constitucional que permite manifestações desportivas, com pretenso valor cultural, envolvendo animais. A crueldade não se transforma em benignidade só por efeito de uma lei, ainda que constitucional, pois uma lei não tem força para transmudar "água em vinho", rompendo a ordem natural das coisas. Quem vibra com o sofrimento de um animal está a um passo de brutalizar o seu próprio irmão.

PAULO AFFONSO LEME MACHADO, professor de direito ambiental (Piracicaba, SP)

-

EDITORIAL

Ao falar das universidades estaduais paulistas, a Folha novamente desinforma seus leitores. Na falta de argumentos, agride os sindicatos agrupados no Fórum das Seis, parecendo desconhecer que a enorme expansão da USP, Unesp e Unicamp, iniciada na virada do século, exige custeio perene. Omite que o próprio Conselho de Reitores (Cruesp) acaba de apresentar emenda à LDO 2018, solicitando aumento do repasse para 9,95% da quota-parte estadual do ICMS, calculados sobre o total arrecadado, para evitar subtração de recursos.

CÉSAR MINTO, presidente da Associação dos Docentes da USP (São Paulo, SP)

*

A Folha não cita a enorme expansão de vagas a partir dos anos 2000, sem contrapartida de recursos perenes. De 98.367 estudantes em 1995, as universidades paulistas saltaram para 189.965 em 2016. Já o total de funcionários caiu de 31.704 para 29.494, e o de docentes estacionou (10.812 em 1995 e 11.655 em 2016). No entanto os recursos permanecem os mesmos desde 1995.

ALBERTO DE SOUZA, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unesp (Bauru, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: