Folha de S. Paulo


Precisamos de regras mais duras e de nova geração de políticos, diz leitor

Diego Padgurschi /Folhapress
Protesto na avenida Paulista pede a saída do presidente Michel Temer (PMDB)
Protesto na avenida Paulista pede a saída do presidente Michel Temer (PMDB)

GOVERNO ENCURRALADO
Afastar Michel Temer é fundamental, mas não podemos nos limitar a ele. Para realmente limpar este país, temos que punir todos os demais políticos envolvidos em malfeitos. Precisamos de regras mais duras e de uma nova geração de políticos.

PAULO HENRIQUE ANDRADE (Rio de Janeiro, RJ )

*

A OAB tomou a decisão correta. O presidente da República ouviu um relato de atividades criminosas e não tomou nenhuma providência legal. Deveria ter relatado tudo à Polícia Federal, para que o empresário Joesley Batista fosse processado por corrupção ativa. Agora o presidente fica tentando defender o indefensável.

EDMUNDO JOSÉ SANTIAGO (Alagoinhas, BA )

*

Será que ninguém pensa que mais um impeachment traria consequências graves para a economia do país? Se o presidente cometeu algum crime, deve ser punido, é claro. Mas só saberemos isso por meio de investigações sérias, que corram no seu devido tempo. Grupos que pedem reações imediatas, que querem fazer ibope em cima da carniça, prejudicam o país neste momento.

MARCELO FREITAS (São Paulo, SP)

*

Creio que a popularidade de Temer deve subir muito depois dos últimos pronunciamentos. Ele falou com firmeza, mas sem ódio, sem ser agressivo. Conseguiu, de forma muito elegante, expor seu ponto de vista. Quanta diferença em relação ao estilo de Lula e Dilma, sempre arrogantes, estimulando o ódio entre as classes.

ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP )

*

Não fosse esse "pequeno deslize" cometido por Temer, seria até possível vislumbrar uma luz no fim do túnel após essa terrível crise que abateu o Brasil. A bomba lançada pelo presidente da JBS, porém, desmoronou todo a pouca esperança que nos restava. É lamentável que tudo tenha acabado assim.

LUÍS FERNANDO (Laguna, SC )

*

Quando a sujeira da JBS vier à tona em toda a sua plenitude, as delações da empreiteira Odebrecht, até então as mais explosivas de que se tinha notícia, parecerão brincadeira de criança. A propósito, se essas gravações não comprometem o presidente Temer, nada mais o comprometerá. Basta de desculpas esfarrapadas, por favor.

ELEONORA SAMARA (São Paulo, SP)

*

Após o pronunciamento do presidente Temer no sábado (20), e diante das dúvidas a respeito da veracidade da gravação da conversa com o dono da JBS e do real significado das menções ao ex-deputado Eduardo Cunha, continuo sem saber o que seria melhor para o país. Mantemos o atual governo até o fim de 2018 ou realizamos eleição agora, seja por via direta ou indireta? Difícil esperar por dias melhores em um cenário tão nebuloso quanto o atual.

MÁRIO NEGRÃO BORGONOVI (Rio de Janeiro, RJ)

COLUNISTA

Que pergunta, senhor Elio Gaspari. Quer dizer que é melhor ficar com Temer, o maior causador de toda a crise política que teve início na semana passada, simplesmente para que seja preservada a tranquilidade no país? Que tranquilidade pode haver em manter no mais importante posto do país uma pessoa com gravíssimas suspeitas de participação em atividades ilícitas?

GILVAN FERNANDES ALMEIDA (São Caetano do Sul, SP)

*

Elio Gaspari faz a pergunta que assombra toda a nação. Embora não possa ser consagrado como vencedor, já podemos apostar que um forte candidato que teve performance razoável em eleições passadas deve sair-se ainda melhor na próxima: "brancos e nulos". Realmente é desanimadora a política brasileira.

ARLINDO CARNEIRO NETO (São Paulo, SP)

*

A função de Temer era apenas preparar o terreno para o próximo governante. Já que agora o governo dele se vê quase impossibilitado de prosseguir, tantas são as denúncias contra vários de seus integrantes, o melhor a fazer é realizar eleições diretas. Deixem que os eleitores decidam quem deve governar o país.

SÉRGIO INÁCIO NUNES (Uberlândia, MG)

CRACOLÂNDIA

O prefeito João Doria se precipita : o tráfico está abalado temporariamente, mas, pelo que já observamos diversas vezes, logo irá se reestruturar em outra área, ou até na mesma região do centro. Só venceremos esse combate quando houver forte política de reintegração do dependente. O tráfico só terá fim quando acabarem os viciados.

GABRIEL MEIRELLES (Goiânia, GO)

*

Parabéns ao governo estadual e à Prefeitura de São Paulo. O principal é mesmo focar todas as atenções no enfrentamento do tráfico. O bairro e suas ruas devem ser devolvidos aos cidadãos de bem, aos transeuntes de bem, aos comerciantes. Essas pessoas não podem ter sua vida e rotina ditadas por usuários e traficantes.

FLAVIO TORRES (São Paulo, SP)

MINHA HISTÓRIA

Rose Leonel, parabéns pela coragem em expor esse problema. Infelizmente, muita mulheres ainda passam por situação semelhante: ex-namorados ou ex-maridos que divulgam na internet imagens íntimas de suas parceiras. Precisamos de leis mais duras contra crimes desse tipo.

MONIQUE DIAS (Pinhais, PR)

*

É lamentável que muitos homens abusem da boa-fé e da fragilidade da mulher, inclusive recorrendo à violência física e verbal. Pior ainda é que muitos preconceituosos jogam a culpa nas vítimas. O relato é um bom alerta para todos.

LUIZ RUIVO FILHO (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: