Folha de S. Paulo


Cerco se fecha rapidamente na Operação Lava Jato, afirma leitor

Reprodução/Vídeo
Quem é Quem - Lula - Moro - Depoimento - Curitiba - Lava Jato - Tríplex

OPERAÇÃO LAVA JATO

Cumprimentos aos procuradores, delegados e juízes condutores da Operação Lava Jato e de suas ramificações. Levou três anos, mas agora é possível ver como o cerco começa a se fechar rapidamente. Uma aula de planejamento, paciência e inteligência. Parabéns a esses verdadeiros cidadãos. Aos brasileiros de média inteligência, resta a confirmação do que todos sabíamos: este país não tem sido tratado como merece, e agora é resgatado das trevas.

VITOR JOSÉ FABIANO (São Paulo, SP)

*

As gerações futuras certamente vão rir deste nosso tempo. O dono de uma grande empreiteira brasileira empenhado em vender, como um corretor de imóveis, um apartamento para um ex-presidente da República. Um encontro com um dirigente de estatal sendo agendado em um hangar de aeroporto para que lhe façam uma pergunta curta. No futuro, vai ser cômico. Hoje, é trágico.

MARCIO MACEDO (Belo Horizonte, MG)

*

Vendo a situação política e a ânsia atual do povo brasileiro, se o poeta Castro Alves estivesse vivo hoje, possivelmente olharia para os céus e proferiria novamente as mesmas palavras: "Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?"

ROSA LINA KRAUSE (Timbó, SC)

-

REFORMAS DO GOVERNO

O Brasil não tem que se preocupar com a tal reforma da Previdência. Bastaria confiscar todo o dinheiro de caixa dois das campanhas eleitorais dos partidos e das contas secretas que os políticos possuem no exterior. Os bilhões de dólares recuperados da roubalheira generalizada poderiam ser aplicados em benefício da população brasileira.

MÁRIO BARILÁ FILHO (São Paulo, SP)

*

À medida que avançam na idade, os cidadãos brasileiros terão mais dificuldade para conseguir emprego, pois serão certamente preteridos pelos trabalhadores mais jovens. Considerando que essa situação será agravada num cenário sempre provável de desemprego, eu pergunto: como poderão continuar contribuindo com a Previdência até os 65 anos os cidadãos desempregados? Certamente teremos milhões de idosos que contribuíram durante muitos anos e que não poderão se aposentar.

MIGUEL LOTITO (São Paulo, SP)

*

Às vésperas de chegarmos aos 129 anos da abolição da escravidão no Brasil, celebrado no dia 13 de maio, a palavra "acorrentado", escolhida pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para concluir seu artigo em defesa da reforma trabalhista, incorpora com maestria a lógica escravocrata que rege a proposta 6787/2016, da qual é relator.

LUIZ DE SOUZA ARRAES, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Osasco, SP)

-

ANTONIO CANDIDO

Deixou-me muito comovido a morte de Antonio Candido. Suas obras dão mostra de imensa cultura e forte rigor intelectual, enquanto sua vida é um exemplo de integridade moral. Junto com outros intelectuais, participou da fundação do PT, movido pelos ideais de justiça social, mas sem jamais concordar com fanatismo político ou religioso. Nos dias de hoje, sua altivez mental e sua ética nos fazem falta!

SALVATORE D' ONOFRIO, professor da Unesp (São Paulo, SP)

*

Foi-se alguém que dizia o que precisamos ouvir num mundo de tanta injustiça

MARIA GOUVEA (Belo Horizonte, MG)

*

Um ser humano compassivo, um amigo leal, um intelectual genuíno, um escritor solidário ao leitor e, principalmente, um leitor de livros, sentimentos, necessidades e pessoas. Passou a vida denunciando e descrevendo nossas mazelas sem se furtar à parcela de culpa que cada brasileiro carrega e nunca sendo deselegante.

THIAGO LUIZ DE SALLES GOMES (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Certas situações acabam se tornando tão surreais que a melhor maneira de tratar delas é por meio do humor. Foi o que fez o colunista Ruy Castro em "A fim do tríplex". Acreditar que um ex-presidente foi levado a Guarujá pelo presidente de uma das maiores construtoras do país com a finalidade de sacramentar a "venda" de um apartamento é tratar com menosprezo a nossa inteligência. A forma picaresca como Ruy Castro tratou o tema ameniza a nossa indignação.

JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

*

Destoando de toda a imprensa, Reinaldo Azevedo critica ferozmente o juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato no depoimento de Lula em Curitiba. Lembro que pessoas, ao lavarem dinheiro, não colocam bens em seus nomes, não recebem depósitos em suas contas e tampouco passam recibos. Parece que o notório jornalista não assistiu aos momentos em que Lula responsabiliza Marisa Letícia pelo tríplex.

OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

*

Nunca fui petista. Sempre me considerei do mercado, mas hoje concordo com André Singer com relação ao Partido da Justiça.

JOSÉ DIEGUEZ (São Carlos, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: