Folha de S. Paulo


Leitores comentam depoimento de Lula a Sergio Moro

LULA EM CURITIBA

Esperava ver na imprensa análises minuciosas do depoimento de Lula. O que se viu até agora foi a tentativa de descrever um debate pessoal entre Lula e Moro, que realmente não ocorreu, embora o réu aparentemente tenha tentado estabelecê-lo. O que interessa é se o depoente conseguiu argumentar contra as acusações ou se contornou com esperteza os pontos que mais o incriminam, sem convencimento efetivo. Em resumo, qual a perspectiva de o réu ser condenado?

ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

*

Maior líder carismático do país desde Vargas, Lula é também o melhor showman do Brasil. Detentor de tais pendores, justificadamente congrega milhões de fãs. Frequentemente, um ídolo populista não é percebido pela maioria como um cidadão comum, e o seu enquadramento nas regras legais encontra resistências. Sobra para os formadores de opinião a tarefa nem sempre fácil de advogado do diabo, ao apelar para as delações e os documentos disponíveis como provas de supostos fatos incriminatórios.

SHEILA SACKS (Rio de Janeiro, RJ)

*

Aguardamos a Lava Jato e a mídia investigarem o patrimônio de todos os políticos denunciados com o mesmo ímpeto com que o fazem com Lula. Gostaríamos de saber o que ocorreu com os US$ 40 milhões que o PMDB teria pedido à Odebrecht e com os milhões que políticos tucanos foram acusados de receber via caixa dois, suficientes para comprar muitos tríplex. Não é ruim que Lula seja investigado, mas é péssimo que os outros não sejam.

CRISTIANO PENHA (Campinas, SP)

*

Muito conveniente responsabilizar alguém falecido; basta lembrar quantos políticos têm usado como bode expiatório um falecido senador tucano.

CARLOS EDUARDO BITTENCOURT (Campinas, SP)

*

O depoimento de Lula frustrou os que queriam um show midiático ou sangue nas ruas. Foi um ato que deveria ser considerado comum em um Estado democrático de Direito, se é que os juízes sabem o que é isso. As provas contra o ex-presidente, porém, continuam não aparecendo!

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

*

Lula e seus advogados alegam que não há prova alguma contra ele. Quando indagado pelo juiz Sergio Moro sobre a presença de documento incriminatório encontrado pela Polícia Federal em seu apartamento, o ex-presidente simplesmente fez cara de paisagem e respondeu, mais uma vez, que não sabe de nada. Ora, se isso não é prova, o que é então? Vai sobrar para dona Marisa?

LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

*

De fato, o ex-presidente Lula é alvo de perseguição do Judiciário. Em seu interrogatório, ficou patente o tom inquisitório do juiz Sergio Moro a fim de desestabilizá-lo. Mas ele deu a volta por cima, respondendo à altura.

PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS (Curitiba, PR)

-

GOVERNO TEMER

Certíssima Luiza Nagib Eluf em "O presidente e as mulheres". Lamentável ter que lembrar Michel Temer que, em pleno século 21, o ranço machista é inadmissível. Seria aconselhável que a fala do presidente, ao referir-se direta ou indiretamente às mulheres proviesse de cartilha mais atualizada. Faz tempo que as casas não "precisam ter marido" para não quebrarem.

M. INÊS PRADO (São João da Boa Vista, SP)

-

CRISE NA VENEZUELA

Sobre a coluna de Matias Spektor, a história mostra que coalizões são sempre uma tragédia maior. As missões humanitárias são diferentes e podem ser feitas sem interferência na política de cada país. No caso da Venezuela, deve haver apoio com recursos humanitários por entidades aptas para isso e sem vínculo político, de modo a deixar que o povo escolha como vai se resolver. Sempre houve interferências externas no país. Está na hora de os venezuelanos se acertarem como adultos.

WAGNER SANTOS (Ribeirão Preto, SP)

*

O Brasil, com o governo que tem, não tem moral alguma para se meter em assuntos internos da Venezuela. Não temos um governo democrático para liderar transição democrática em países estrangeiros.

ADENOR DIAS (Guarulhos, SP)

-

DESIRÉE RECUPERADA

Dois testemunhos diferentes dos policiais, juízes decidindo sem provas. Que belo sistema de (in)justiça!

MARIA TERESA LOPEZ ALVAREZ (São Paulo, SP)

*

Provas frágeis e conflitantes. Pobre e viciada, Desirée não teve nenhuma condescendência da Justiça. Falta de sensibilidade e de bom senso, ainda mais agora que trabalha honestamente, tem um filho de cinco anos, ajuda outros viciados a abandonar as drogas e está noiva. Lamentável.

LUIZ RUIVO FILHO (São Paulo, SP)

-

MÉDICOS DEMITIDOS

Os médicos têm o meu apoio. Eles visualizaram a complexidade dos casos e, sem condições de trabalho, recorreram à Justiça. O SUS está sucateado há tempo. Entra gestão, sai gestão, e quem paga são os profissionais da saúde e o povo. É a mesma coisa que um taxista trabalhar sem gasolina. Devemos valorizar esses profissionais.

GUILHERME GHIRALDINI (São Paulo, SP)

-

CIÊNCIA

Se há um design inteligente, tem que haver por trás dele um projetista igualmente inteligente. Por falta de candidato melhor, Deus. Portanto a "teoria" do design inteligente é apenas criacionismo clássico requentado, travestido com uma roupagem pseudocientífica.

WALTER NEVES, pesquisador do Laboratório de Estudos Evolutivos e Ecológicos Humanos da USP (São Paulo, SP)

*

Fiquei muito feliz com o resultado do prêmio José Reis de Divulgação Científica, conferido ao jornalista Reinaldo José Lopes. É ótimo saber que a Folha tem profissionais do quilate dele e de tantos outros, não só na editoria de Ciência+Saúde. Torço para que cada vez mais os espaços conferidos à educação e às ciências sejam ampliados na imprensa.

JOSÉ CLÓVIS DE MEDEIROS LIMA (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: