Folha de S. Paulo


Lula acha que virará mártir se for preso, diz leitor

LULA EM CURITIBA

Lula pensa que, se for preso, virará mártir, que haverá guerra civil no país, que o MST marchará com suas bandeiras vermelhas em tom triunfante e desafiador, bloqueando rodovias e parando o Brasil. Nada disso vai acontecer. Eduardo Cunha era capa de jornal diariamente; hoje, quem se lembra dele? O medo de Lula é cair no ostracismo. Bem ou mal, ele é a viga mestra que ainda segura o PT. Se ele cair, o partido, tal como um castelo de cartas, cairá junto.

KLAUS SERRA (Brasília, DF)

*

Impossível prever o desfecho da inaudita caçada político-judicial que Lula vem enfrentando. Uma coisa é certa: seu calvário será usado por escolas de direito do mundo inteiro para ensinar aos acadêmicos o que significa "lawfare".

SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)

*

Discordo do texto de Elio Gaspari. Lula sempre foi um mestre em mentiras utilitárias. Considera-se um líder de massas que acredita ser infalível, dizendo que jamais errou. O que fazer?

IVANI CUNHA DI SARNO (São Paulo, SP)

*

Interessante a reportagem sobre a juíza e seus posicionamentos, mas a Folha se esquece das entrevistas e opiniões na imprensa do onipresente Gilmar Mendes. A juíza usa um meio particular para se manifestar, é uma cidadã como qualquer outra, com suas preferências. Sua decisão foi correta, atingiu os dois lados, não apenas os petistas. Já chega dessas ocupações por tudo e por nada, atrapalhando a vida de quem precisa e quer trabalhar.

ANAMARIA MOLLO DE CARVALHO (Brasília, DF)

*

O comportamento da juíza Diele Denardin, a rusga entre Gilmar Mendes e Janot (ambos totalmente errados), a interdição do Instituto Lula e vários outros exemplos mostram o Estado de exceção judicial que vivemos e a parcialidade com que agem os magistrados. Coitados de nós, pobres mortais.

FLÁVIO FONSECA (Mendes, RJ)

*

As várias versões de delatores da Odebrecht sobre os vários suspeitos dificultam a comprovação de suas afirmações. Para completar, surge o conflito entre o ministro Gilmar Mendes e o procurador-geral Rodrigo Janot, que já motivou inclusive uma reação da Ajufe. Somada ao exagero das notícias sobre o depoimento do ex-presidente Lula, a Lava Jato começa a caminhar para uma situação que pode levar ao seu esvaziamento, o que é grave e preocupante.

URIEL VILLAS BOAS (Santos, São Paulo)

*

MICHEL TEMER

Muito interessante o presidente Temer pretender visitar Silvio Santos e ir parar em outra casa. Dá uma ideia da grande eficiência de seu governo.

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

DESIGN INTELIGENTE

O Mackenzie criou um centro de "ciência, fé e sociedade", coordenado por um químico defensor do design inteligente, um movimento que questiona a teoria da evolução com argumentos pseudocientíficos. Se o design inteligente prevalecer, como explicar bactérias resistentes a antibióticos? Fósseis de dinossauros cobertos de penas? A semelhança entre humanos e macacos? As respostas estão na história evolutiva dos seres vivos. Sem a evolução, os biólogos do Mackenzie ficarão sem respostas.

DIOGO MEYER, professor da USP (São Paulo, SP), e CHARBEL NIÑO EL-HANI, professor da Ufba (Salvador, BA)

*

Quando uma religião se mete a falar de ciência e de evolução, não fique com um pé atrás, fique com os dois! Fé é uma coisa; ciência é outra. Por favor, não vamos misturar as coisas.

EDER RIZOTTO (Uberlândia, MG)

-

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A reforma da Previdência, no tocante às pessoas com deficiência, afronta direitos e a Convenção da ONU. O direito a pensão pela morte dos pais, hoje no valor de 70%, foi alterado para 10%, rompendo o contrato entre governo e cidadão. É preciso considerar dignidade humana e justiça social, não somente equilíbrio fiscal. A propaganda que o governo irá veicular com atleta com deficiência satisfeito com a reforma é enganosa. Quem neste país olha para as pessoas invisíveis?

LENIR SANTOS, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (Campinas, SP)

-

COLUNISTAS

Sobre a coluna de Antônio Delfim Netto, acho que, se o Brasil moderar a taxação sobre o consumo e passar a taxar vigorosamente a renda, o patrimônio e os ganhos de capital, com certeza caberão muitos mais interesses sociais no PIB nacional, com a consequente melhor distribuição de renda, que é vergonhosa no Brasil (que o diga o sempre magistral Clóvis Rossi).

LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

*

A coluna de Alexandre Schwartsman está irretocável, direta e didática. Maria Silva nega que haja intenção de trocá-la de posto, mas todos sabem que a pressão está ocorrendo e trata-se de questão de tempo até arrumarem um substituto que seja mandado pelos "privilegiados".

DANIEL E. RAMOS MARINHO (Rio de Janeiro, RJ)

*

Beleza de crônica a de Francisco Daudt. Culpar Édipo é duro, é como transferir remorsos de nossa própria condição. Muitos pais não deixam os filhos crescerem, sufocando-os de amor egoísta. Amor é doação. Nossos filhos seguem seus caminhos. Está em nossas mãos dar a liberdade para suas vidas e para a construção de suas histórias. Temos de saber como controlar nossas saudades sem os choros e as maldades de nossas palavras.

TEREZINHA DIAS ROCHA, poeta (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: