Folha de S. Paulo


'José Mayer precisa ser punido', diz leitora sobre assédio a figurinista

#CHEGADEASSEDIO

Escrevo para demonstrar minha indignação a respeito do que li na reportagem sobre José Mayer. Choquei-me com os relatos da figurinista Susllem Meneguzzi, em grande parte por não esperar tal ação vindo de Mayer, mas, principalmente, pela gravidade dos atos cometidos por ele. O ocorrido não deve ser ignorado e o ator deve ser punido por seus atos. #Chegadeassedio

CAMILA PERRETTO, estudante do ensino médio (Curitiba, PR)

*

Uma brincadeira? Colocar as mãos na genitália de uma mulher? Coisa de louco, isso sim!

MARIA KATIA J. DE ALMEIDA (São Paulo, SP)

*

Infelizmente, isso acontece todos os dias com diversas mulheres, que, por medo e insegurança, se calam. Ainda que posterior à denúncia, o apoio das atrizes à vítima foi importante, e a própria manifestação pública do ator demonstra que nossa sociedade, ainda que lentamente, está a caminho de uma mudança, deixando de tolerar o comportamento machista e retrógrado e exigindo o mais que merecido respeito às mulheres.

JEFFERSON C VIEIRA (São Paulo, SP)

-

DILMA ROUSSEFF

É paradoxal o argumento da ex-presidente Dilma Rousseff ao citar o ditado "Diz-me com quem tu andas que eu te direi quem és". Não foi ao lado do PT e do PMDB que ela esteve ao longo de sua permanência no governo?

PAULO FERNANDO CAMPBELL FRANCO (Santos, SP)

*

A entrevista de Dilma Rousseff foi uma oportunidade perdida de esclarecer pontos importantes que culminaram com seu impeachment. Quando questionada sobre um encontro com Marcelo Odebrecht, respondeu que não entendeu direito o que o empresário tentava falar, pois queria ir ao banheiro e mencionou o vocabulário embrulhado dele. Nossa classe política se supera quando confrontada com temas que não lhe agradam ou interessam.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

Achei confuso o argumento da ex-presidente de que não dá para separar as contas da campanha dela das do atual presidente Michel Temer. Quer dizer que as contas são dos dois, mas os votos são só dela? Não eram ela e os petistas que afirmavam que Temer seria ilegítimo porque não recebeu nenhum voto?

ROBERTO DOGLIA AZAMBUJA (Brasília, DF)

*

Como a confusão está completa, muitos eleitores de bem, inteligentes e moderados, acreditam que Michel Temer deveria continuar na Presidência até as eleições de 2018. Porém uma parcela de cidadãos já está farta desses peemedebistas, desses petistas e desses peessedebistas. Criaram grandes confusões mesmo.

RICARDO PEDREIRA DESIO (São Paulo, SP)

-

GILMAR MENDES

Quer dizer que o ilustre ministro Gilmar Mendes, digníssimo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, vai a Portugal no dia 10 de abril, lá fica até o dia 20, depois vai a Paris acompanhar as eleições francesas e só volta no dia 25 de abril? Ele não tem que trabalhar para receber seu salário? Ele está sem serviço?

MAURO LACERDA DE ÁVILA (São Paulo, SP)

-

GUERRA NA SÍRIA

Com a assustadora reportagem "Ataque com gás tóxico deixa ao menos 58 mortos em cidade da Síria, diz ONG", fica claro que o terrorismo não ocorre apenas na Europa e nos EUA. O povo do Oriente Médio, em sua grande maioria, não é o criminoso, mas o alvo. Em tempos de desespero, o comum é escolher lideres que apontem dedos e dividam o povo. Antes de decidirmos de quem é a culpa (que pode ser de pessoas demais para ser possível segregá-las), talvez devêssemos procurar uma solução. É necessário relevar diferenças que, comparadas à situação atual, têm pouca importância.

LÍVIA VENTURINI DE CASTRO (Curitiba, PR)

-

JOÃO DORIA

João Doria insiste em recomendar ironicamente que seus detratores procurem sua turma em Curitiba, mas esquece que vários de seus companheiros de legenda estão implicados na Operação Lava Jato.

RAIMUNDO FLÁVIO MACEDO (São Paulo, SP)

-

ÓLEO DE COCO

É comum, nesses casos, vermos divergências e o famoso "pé atrás" das sociedades médicas. Imagine um profissional que divulgou algo durante toda a sua vida profissional e, de repente, descobre que "não era bem assim". Normal a resistência. É baixo o nível de debate, bem como a capacidade de interpretação de estudos. A gordura saturada já está longe de ser culpada pelo risco de eventos cardíacos. Ferramentas bem difundidas como a calculadora de Framingham provam esse ponto.

RODRIGO GAVA (São Paulo, SP)

-

PARQUE AUGUSTA

A nota sobre o Parque Augusta na coluna "Mônica Bergamo" está confundindo quem se interessa pelo tema. Como moradora da rua Caio Prado, eu me junto aos inúmeros vizinhos do terreno que apoiam o modelo da parceria público-privada para viabilizar o parque. Assim, desonera-se a prefeitura de comprar o terreno e mantê-lo. A cidade de São Paulo tem outras prioridades, como saúde, creches e moradia.

PATRICIA ISABEL V. HERNÁNDEZ (São Paulo, SP)

-

MAC USP

A mostra "Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil", objeto da crítica de Fabio Cypriano, foi aprovada pelos órgãos colegiados do museu, que avaliou positivamente o mérito da apresentação de trabalhos recentes de artistas importantes da arte contemporânea brasileira. O museu recebeu apenas a proposta de exposição e não o todo do projeto incentivado pelo MinC. Uma curadora do museu foi indicada para acompanhar a logística de produção e fazer o texto institucional de apresentação da mostra.

SÉRGIO MIRANDA, assessor de imprensa do Museu de Arte Contemporânea da USP (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Concordo com Pondé. Se o MEC nunca tivesse existido, será que a educação brasileira seria pior?

AERAMIZ ALVES (Belo Horizonte, MG)

*

Alvaro Costa e Silva sintetiza no Rio a situação do país. Um povo que não lê, obtém informações apenas pela TV e pelas redes sociais há de acabar espantado mesmo.

JOSÉ DIEGUEZ (São Carlos, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: