Folha de S. Paulo


'É o corporativismo que emperra o Brasil', diz leitor

FORO PRIVILEGIADO

Infelizmente é o corporativismo que emperra este país. No Brasil, existe uma casta que está acima do bem e do mal, talvez por resquício do Império. Nós somos a plebe e apenas nos cabe pagar a conta ("Supremo posterga votação que restringe foro privilegiado" ).

GERALDO DE CARVALHO (São Paulo, SP)

*

Justiça, neste país, só para ricos e políticos, o que dá no mesmo. Aos pobres, a cadeia.

IVAN ZACHARAUSKAS (Campinas, SP)

-

CIRO X DORIA

Ciro Gomes já enxergou o potencial político e de votos de João Doria e também viu que não ganha dele. Para variar, resolveu externar, mais uma vez, seu desequilíbrio, seu destempero e sua falta de educação. Nada mais que isso.

PAULO S. VAREJAO (Jaboatão do Guararapes, PE)

*

Ciro Gomes tem 1 milhão de defeitos, mas nisto ele está certo: Doria representa a direita engomadinha, com maquiagem, luzes e purpurina. Pior que Bolsonaro, que, pelo menos, não disfarça ser um tosco reacionário. Mas o crescimento da direita é culpa do PT, que, com suas mazelas e incoerências, queimou o filme da esquerda.

HENRIQUE CAVALLEIRO (Brasília, DF)

-

TRUMP E O CLIMA

É inaceitável que Donald Trump tenha anulado as medidas adotadas por Obama no combate ao aquecimento global. Lamentável ver o país mais rico do mundo decair tanto e em tão pouco tempo. A comunidade internacional precisa reagir à altura a mais um absurdo de Trump.

RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

-

DIAS MELHORES

Emocionante a história de Marlene, que, pelo jeito, soube passar aos seus filhos generosidade e coragem para ultrapassar obstáculos. Que seu exemplo estimule os leitores a também fazer a diferença no mundo.

SILVIA G. MARQUES (Londrina, PR)

*

Enfim uma reportagem edificante. Foi emocionante e encantador abrir o jornal e ler a história de dona Marlene. Que venham outras, porque tem muita gente do bem neste país.

MÁRIO EDSON DA SILVEIRA (Mirassol, SP)

-

CIDADE LINDA

O anúncio da Prefeitura de São Paulo nos campos de futebol, doação de um "empresário amigo", faz lembrar a reforma de um sítio em Atibaia, também doação de um "empresário amigo". Ou não? Imagine se Marcelo Odebrecht doasse um anúncio ao governo Lula. O que iriam dizer do luminoso "Brasil, um país de todos" à beira do gramado?

ALBERTO VILLAS (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Elio Gaspari traça um perfil desalentador do Congresso, que poderia vir a escolher, por via indireta, o novo presidente no caso da cassação de Temer, pelo que conclui que seria melhor ficar com o atual presidente. Ora, mas não foi esse mesmo Congresso "encalacrado na Lava Jato" o responsável pelo afastamento de Dilma Rousseff e pela ascensão de Temer?

SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)

*

Acho que Elio Gaspari tem toda a razão. Neste momento,Temer é o menos ruim para chegarmos às eleições de 2018. Temos que pensar no melhor para o Brasil.

TANIA SILVA (Curitiba, PR)

*

Já não bastasse a Folha substituir os colunistas mais progressistas pela turma dos indefectíveis liberais, agora fui surpreendido por Elio Gaspari escrevendo que "Michel Temer é o melhor para levar o país até as eleições de 2018". Tem muita gente querendo surfar nesta atual onda do nosso histórico conservadorismo. Que decepção, Elio Gaspari!

ALBERTO C. SOBRINHO (Bela Vista do Paraíso, PR)

*

Hélio Schwartsman está correto ao dizer que, se dependesse do Congresso, as penas relacionadas ao tráfico de drogas "provavelmente seriam agravadas". A guerra às drogas não deu certo. STF, descriminalize o porte de drogas para consumo pessoal.

JOHNNY BERNARDO (São Paulo, SP)

*

Ninguém em sã consciência diria que Delfim Netto é ingênuo ou mal informado. Quando afirma que o governo Temer quer "construir uma sociedade realmente republicana" é porque "sentiu o cheiro da brilhantina" e optou por ficar ao lado de quem vai continuar no poder. É seu direito, mas é lamentável.

ADEMAR G. FEITEIRO (São Paulo, SP)

*

Está correto o colunista Joel Pinheiro da Fonseca ao sugerir que o desequilíbrio fiscal em razão da preservação dos chamados "direitos" de certas pessoas ou categorias poderá nos levar à falência. Afinal, o Brasil tem o "direito" de não quebrar.

RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

-

FUTEBOL

Analistas como Tostão, Kfouri e Mariliz podem estrebuchar a vontade: a CBF cumpriu com sua obrigação e obteve, com antecedência, a classificação do Brasil para a Copa do Mundo na Rússia, em 2018. Resultado de trabalho coletivo, operoso e profissional.

VICENTE LIMONGI NETTO (Brasília, DF)

*

Quem foi ao estádio pôde pagar um preço bem alto pelo ingresso. Então é triste ver a classe média exalando preconceito. É esse o legado que estão ensinando às próximas gerações.

AUGUSTO JOAO PIRATELLI (Sorocaba, SP)

-

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

A CSB refuta veementemente a reportagem "Por mais verba, centrais podem apoiar Temer em reformas" ("Mercado", 25/3). A CSB jamais participou ou participará de reuniões para ceder ou aceitar cortes de direitos. É público que a CSB tem empreendido uma intensa oposição às reformas. Tais ilações nos estimulam a ampliar a luta contra a reforma da Previdência, em defesa da estrutura sindical e por uma verdadeira mudança, que acabe com os privilégios no sistema previdenciário.

ANTONIO NETO, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: