Folha de S. Paulo


'Nem a merenda escolar se salva', diz leitora sobre escândalo da carne

OPERAÇÃO CARNE FRACA

Que país é este em que brasileiros envenenam brasileiros com carne podre maquiada com substância cancerígena? Não se salva nem a merenda escolar. Onde está o governo que não apresenta uma reação digna diante da barbaridade? Dizem que somos abençoados porque aqui não temos vulcões, tsunamis e terremotos. Será que precisa?

DINARA FERNANDES (São Paulo, SP)

*

O povo brasileiro é um dos mais ignorantes em relação aos alimentos e se deixa enganar facilmente por qualquer notícia que aparece. Os grandes frigoríficos que exportam para o mercado internacional foram obrigados a adquirir tecnologia de ponta e a usar as melhores práticas de seleção de matéria prima, processamento e transporte. Não acredito que a PF tenha pintado um quadro equivocado por má-fé, mas por desconhecimento. É para isso que existe o engenheiro de alimentos.

CLOVES OLIVEIRA (Valinhos, SP)

*

A BRF tem toda a razão. Não é papelão. É celulose. Entendeu, cara-pálida?

RALFO B. PENTEDAO (Campinas, SP)

*

A afirmação de que ácido ascórbico causa câncer se usado em doses elevadas sugere que a operação (e especialmente a publicidade em torno dela), com suas graves generalizações, foi toda uma farsa. Talvez até por ignorância. Acido ascórbico em doses altas poderia, segundo alguns estudos, prevenir o câncer, não causá-lo. O estrago no setor todo está feito.

PAULO COSTA (Juiz de Fora, MG)

-

AÉCIO NA LAVA JATO

Por que as empreiteiras fariam uma denúncia tão séria se não fosse verdade? Até agora o tucano conseguiu sair ileso. Mas, agora, esperamos que o relator da Lava Jato no STF autorize abertura de inquérito para apurar a delação.

NESTOR PEREIRA (Guarapari, ES)

-

MINISTÉRIO PÚBLICO

Em época de voluntarismo e salvacionismo, soa como música aos ouvidos democratas o artigo de Rodrigo Janot. Ao afirmar que não cabe à PGR ou ao Ministério Público o papel de "depurar a política", Janot reafirma o que se supõe óbvio: a soberania para rever caminhos institucionais é do povo, e não de seus funcionários.

RUBENS FIGUEIREDO (São Paulo, SP)

*

O Ministério Público Federal não inventou crimes, mas reinventou a tarja preta, muito usada durante a ditadura. Muito difícil acreditar nas boas intenções do Ministério Público quando fica claro que os indiciados são escolhidos a dedo. Como mudar os rumos do Brasil com um Judiciário tão suspeito?

ANTONIO CARLOS PASSARELLA (São Paulo, SP)

-

VOTO EM LISTA

O voto em lista vai inaugurar a celebridade de aluguel: o partido lança a celebridade para angariar votos (no fim da lista, afinal a contratação é só para o período eleitoral), remunera pelo caixa dois e elege, legitimamente, os cabeças da lista, que nem precisam pedir voto. O Brasil é insuperável!

PAULO DELLA VEDOVA (Mogi das Cruzes, SP)

*

Acredito que seria mais democrático se os políticos discutissem com a população as várias formas possíveis de uma reforma política e, depois, apresentassem o projeto na Câmara e no Senado. Acho lamentável o encontro entre Gilmar Mendes, Michel Temer, Eunício Oliveira e Rodrigo Maia, que propuseram algumas regras, como lista fechada, o que blindaria políticos. É uma redoma política.

MARIA HELENA BEAUCHAMP (São Paulo, SP)

-

EDUCAÇÃO E EMPREGO

E infelizmente isso só tende a se agravar. Se hoje só 40% dos paulistanos com curso superior conseguem fazer uma cálculo banal que envolve uma simples divisão por dois e depois uma simples soma, o que se pode esperar nos próximos 20 anos com o congelamento do orçamento público pela PEC do Teto?

DARCIO DE SOUZA (São Paulo, SP)

-

FUTEBOL

A entrevista com Eurico Miranda, presidente do Vasco, mostra por que o futebol brasileiro caiu tanto e é um total desastre fora das quatro linhas. Miranda destruiu o Vasco e posa de salvador da pátria. Cartolas como ele, Del Nero e companhia são uma piada de mau gosto. Pobre Vasco. Pobre futebol brasileiro, tão rico e tão pobre ao mesmo tempo.

RENATO KHAIR (São Paulo, SP)

-

POLÍCIA MILITAR

Sobre "Ação no Carandiru foi 'legítima e necessária', diz novo chefe da PM", a SSP esclarece mais uma vez que a troca de comando da PM não decorre de nenhuma insatisfação com o trabalho de combate a crimes como roubo. A antecipação teve como objetivo único facilitar o planejamento anual da corporação e permitir um período de transição entre o antigo e o novo comandante. A liderança do coronel Ricardo Gambaroni fez com que a maior polícia do país alcançasse os melhores índices de produtividade da história.

LUIZ MOTTA, diretor-executivo de comunicação e imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

-

PSC

Sobre a reportagem "Popstars, Bolsonaro e Feliciano estudam deixar legenda cristã", o Partido Social Cristão informa que o deputado federal Marcos Feliciano não está deixando o partido, como foi esclarecido à reportagem. O PSC passa por um intenso processo de fortalecimento em todo o Brasil e vai lançar candidatos em todos os Estados do país em 2018.

GABRIELA ATHIAS, assessora de imprensa do Partido Social Cristão (PSC) (Rio de Janeiro, RJ)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: