Folha de S. Paulo


Ministros do TSE enfrentam 'escolha de Sofia', diz leitor

CAIXA DOIS

Escolha de Sofia para os ministros do TSE? Estabilidade do país ou cassar Dilma e Temer? Talvez seja melhor sofrer o tranco e tentar normalizar o Brasil de vez.

ULYSSES FERNANDES NUNES JR. (São Paulo, SP)

*

Se o dinheiro doado para abastecer caixa dois não é contabilizado oficialmente nos registros da empresa, assim como na prestação de contas das campanhas políticas, só podemos chegar à única conclusão plausível: o dinheiro doado é corrupção. Se o dinheiro é lícito, não há nenhum motivo para esconder a dita doação!

TSUNETO SASSAKI (São Paulo, SP)

*

A reportagem "Ministro que julga Dilma e Temer quer chegar ao Supremo" é simplista quando se refere a uma "ação da vida de Herman Benjamin". Trata-se da maior ação da história do TSE. Afirmar que "os amigos" sabem como ele irá votar é leviano: juízes sérios como ele não antecipam voto aos amigos. Por fim, a nota sobre a orientação sexual passa a ideia preconceituosa de que isso determina a competência profissional e o senso ético dos juízes.

GUILHERME J. P. DE FIGUEIREDO (São Paulo, SP)

*

Prezado ministro, só peço uma coisa: seja rápido. Daqui a pouco 2018 termina e sua decisão não vai servir para nada.

JOSE ADELINO SCHIFINO (Goiânia, GO)

-

JAIR BOLSONARO

O mais assustador da entrevista do deputado Jair Bolsonaro não são necessariamente suas opiniões rasas e calcadas em nada mais que violência, homofobia e a apologia da ditadura, pois há em todas as sociedades pessoas com opiniões extremadas como as dele. O mais assustador é que uma parcela tristemente relevante de uma suposta elite brasileira (que deveria ser letrada e esclarecida) o apoie de forma cega, sem questionar a razoabilidade de suas opiniõe.

LUIZ DANIEL DE CAMPOS (São Paulo, SP)

*

Percebe-se o tamanho da crise política de um país quando há espaço para que pessoas medíocres apareçam. Jair Bolsonaro é grosseiro e mal-educado. Difícil ler sua entrevista, repleta de conceitos equivocados, desvirtuados e incoerentes. Extremamente lamentável!

THEREZINHA LIMA E OLIVEIRA (São José dos Campos, SP)

*

Vocês, jornalistas, podem não gostar dele, mas é fato que há tempos não surgia alguém assim, destemido, franco e autêntico. Sincero no que diz e acredita, ele olimpicamente não dá bola para o "mainstream" e se mostra como é. Dá para entender o porquê do bloqueio da mídia. Que venha a histeria gritada dos "mimizentos"!

PAULO BOCCATO (Taquaritinga, SP)

*

Fez muito bem a Folha em entrevistar Jair Bolsonaro. Dê corda ao fascista e ele se enforca sozinho.

FLÁVIO FONSECA (Mendes, RJ)

*

Após Dilma e Temer, a entrevista de Bolsonaro comprova que o que está ruim ainda pode piorar.

KLEBER KAPLAR (São Paulo, SP)

*

Ótima entrevista com Bolsonaro. Quem não o conhecia ficou sabendo agora, com certeza, em quem não votar.

VERA GODOI (Belo Horizonte, MG)

*

José Simão, que não escreve às segundas na Folha, deve estar morrendo de inveja da entrevista tragicômica do pré-candidato a presidente da República em 2018.

MARCELO CIOTI (Atibaia, SP)

-

PARQUES PÚBLICOS

A privatização dos espaços públicos não é o meio mais adequado de preservar um ambiente. Essa medida é apenas uma das formas de elitizar partes da cidade, desfavorecendo principalmente moradores de baixa renda. O pensamento de que o pouco dinheiro poupado irá para outros meios mais úteis é inocente. A privatização visa ao lucro.

THAIS CERVATO (São Paulo, SP)

*

A privatização pode ter efeitos muito positivos na gestão do Ibirapuera. O dinheiro gasto na sua manutenção é um terço dos fundos para o gerenciamento de todos os parques de São Paulo. Com a reforma da gestão, sobraria mais capital para o auxílio a estabelecimentos mais carentes, elevando a qualidade de vida e a satisfação da população nas proximidades.

ANDRÉ ROCCO E GABRIEL BUFANO (São Paulo, SP)

*

Tornar o Ibirapuera privado fará com que grande parte da população que já é excluída não tenha acesso a um dos poucos ambientes de lazer que ainda são públicos. Já foi criada uma ONG, que se dispõe a limpar a área, fazendo com que seja desnecessária a intervenção de terceiros. A privatização do parque é inviável. Já há uma solução sem fins lucrativos.

HELENA COUTO E MARINA BASTOS (São Paulo, SP)

-

CARLOS ALBERTO FILGUEIRAS

Merece aplausos a reportagem "A arte de fazer amigos", de Eliane Trindade, sobre o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do hotel Emiliano e de uma generosidade infinita. Seu trágico falecimento no desastre aéreo que também vitimou o ministro Teori Zavascki estava a reclamar o resgate da vida do empresário, sua trajetória e feitos.

ALBERTO Z. TORON, advogado (São Paulo, SP)

-

CAÇA

No Brasil, os animais são massacrados mesmo existindo leis de restrição à caça. Com o projeto, será cruel a dizimação de outras espécies, como se apenas a espécie humana tivesse direito de viver neste planeta. É um projeto de lei baseado na crueldade e no sadismo.

MOZART FALEIROS (Franca, SP)

*

Não sou caçador, mas sei que, mesmo proibida, a caça acontece. Sou a favor da regulamentação e da fiscalização. Se existe possibilidade de desenvolver essa atividade, que seja feito às claras, com fiscalização. Nossos vizinhos Argentina e Uruguai fazem um trabalho muito sério com relação a essa matéria. Sou contra a hipocrisia.

RENATO DONATI (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Angela Alonso apresentou um admirável e doloroso retrato em branco e preto do cenário brasileiro: em pleno século 21, preservamos fortes raízes escravocratas. Herdeiros desse passado infame, matamos um jovem faminto enquanto cuidamos dos animais da elite com zelo aristocrático!

HELOÍSA FERNANDES, socióloga (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: