Folha de S. Paulo


Gilmar Mendes derrapou feio em fala sobre caixa dois, diz leitor

Pedro Ladeira - 19.dez.2016/Folhapress
O ministro do STF (Superior Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que não foi visto no funeral
O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes

GILMAR MENDES

Respeito o excelentíssimo ministro Gilmar Mendes, mas, na minha opinião, desta vez ele derrapou feio na curva. Para entendermos as doações de milhões das empresas não precisamos ser gênios. Elas querem, obviamente, algo em troca. Se for via caixa dois, então, o caldo entorna. Quem garante que a doação dessa dinheirama toda não foi feita sob desvios de corrupção e sonegação de impostos?

ADAUTO LEVI CARDOSO (Sorocaba, SP)

*

A tendência de "desmistificação" do chamado caixa dois nas campanhas eleitorais, como certas lideranças estão ensaiando entre nós, é emblemática. Com isso, o desprestígio dos políticos atinge índices indescritíveis, como nunca antes tivemos em nossa história. Urge, assim, que as cabeças pensantes mais responsáveis da nação se unam num movimento de apoio às operações judiciais em andamento, visando à higienização ética das atividades políticas, rumo à construção da grande nação que temos condições de ser.

JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA, advogado (Rio de Janeiro, RJ)

-

DISCURSOS DE TEMER

Subliminarmente, segundo alguns representantes da imprensa, o discurso de Michel Temer em homenagem ao Dia da Mulher deveria ter sido dirigido somente à dita mulher empoderada (palavrinha antipática). Queriam a exceção, não a regra. Mulheres simples e valentes, com empregos humildes, como empregadas domésticas, operárias, costureiras, agricultoras, garis, etc. vão rotineiramente ao supermercado e, pela flutuação dos preços das mercadorias, participam da economia. Talvez, essas sejam as que mais merecessem ser homenageadas.

ENI MARIA MARTIN DE CARVALHO (Botucatu, SP)

*

Não bastassem as gafes cometidas no Dia da Mulher, Michel Temer dispara que a cerveja é um "fenômeno de agregação e de congregação". O chefe de governo avaliza o consumo de bebida alcoólica como uma festa, ignorando os fatos diários que a apontam como causa de acidentes fatais, além de forte motivo de desagregação familiar e de "porta aberta" a todas as outras drogas lícitas e ilícitas. Não caberia um plano nacional de saúde pública para essa questão?

JONAS NILSON DA MATTA (São Paulo, SP)

-

QUESTÃO INDÍGENA

Muito preocupante constatar que temos um ministro da Justiça alienado e desinformado sobre a questão da demarcação das terras indígenas, e, mais grave, claramente alinhado com o outro lado do conflito, que são os ruralistas e o agronegócio. Isenção parece-me quesito inegociável na conduta de um ministro da Justiça. O ministério de notáveis prometido pelo governo de Michel Temer é um engodo.

MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

-

PAPA FRANCISCO

O papa diz estar aberto a permitir que homens casados virem padres. E será que ele está aberto para que mulheres, freiras (solteiras), rezem missas? E deixar que mulheres façam o mesmo que os padres? A igreja católica é muito machista. Faltam padres, então vão aceitar homens casados. Por que não aceitam as freiras para fazer esse trabalho? As mulheres não seriam capazes de celebrar missas?

CLÁUDIA CIANETTI (São Paulo, SP)

-

COLUNISTAS

Excelente texto de Ruy Castro. Mas com o que nossos congressistas estão preocupados neste momento? Não temos política suprapartidária para fazer as reformas necessárias e tirar nosso país da maior recessão da história. Temos, sim, política suprapartidária para anistiar o caixa dois. Quanto mais a Lava Jato avança na casta política, mais nossos congressistas se assemelham a zumbis.

HEVERTON-CRISTHIÉ SOUZA COSTA LEMOS (Sardoá, MG)

*

Excelente o artigo do professor Walber de Moura Agra. De uma lucidez rara nestes dias.

MARIA VIRGINIA MESQUITA (São Paulo, SP)

*

Não seria acintoso ou até algo próximo a um apadrinhamento manter um articulista do naipe de Aécio Neves num jornal de grande prestígio como a Folha? Seus artigos são o que podemos chamar de "legislar em causa própria". Como se não bastasse, trata-se de uma pessoa sobre a qual estão sobrando denúncias de corrupção e malversação da coisa pública. Quero crer que esses desabonos já seriam suficientes para não sermos importunados todas as segundas-feiras pelo articulista de uma nota só.

LUIZ HERCULANO DA SILVA (Marília, SP)

-

RACISMO

Segregar alguém simplesmente por ter cor diferente da sua é completamente irracional, injustificável e sem nenhuma base lógica. O imbecil que gritou "negrinha aqui não" para uma aluna na FGV, por estudar onde estuda, deveria ter capacidade suficiente para entender quão ridícula e anacrônica soa a sua afirmação.

ANTONIO PEDRO DA SILVA NETO (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: