Folha de S. Paulo


'Ele veio de Marte?', leitora ironiza declaração de Temer sobre a mulher

DIA DA MULHER

Chega de dar vergonha. Temer veio de Marte? O atual governo desconhece as duras lutas das mulheres e a realidade do mercado de trabalho. Há, sim, significativa diferença salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função. O digníssimo também não falou absolutamente nada sobre a violência crescente contra as mulheres. Seria melhor não fazer discurso algum. Descemos a ladeira.

SONIA DE TOLEDO GOMES (Rio de Janeiro, RJ)

*

Momento muito infeliz do presidente. Nem seria o caso de levar tão a sério, não fosse a reincidência: primeiro foi o episódio de Marcela "bela, recatada e do lar". Agora isso. Profundamente lamentável. Um desrespeito absolutamente desnecessário. Como minha avó já dizia, "em boca fechada não entra mosquito"!

JÉSSICA COZZA (Florianópolis, SC)

*

Não se poderia esperar outro posicionamento de um homem da idade dele. Pergunte a qualquer homem com mais de 70 anos, por mais esclarecido que seja, e vai descobrir um posicionamento idêntico. Como declaração do presidente no Dia da Mulher é imperdoável. E, como reconhece Raquel Landim, Temer, do jeito machista dele, falou da triste realidade da maioria das mulheres.

ANA PAULA RUSINAS (São Paulo, SP)

*

Temer considerou que homens não fazem supermercado nem devem ser responsáveis pela educação das crianças e que a contribuição da mulher para a economia é reclamar dos preços do supermercado. Isso é um enorme besteirol. Os homens devem também ser responsáveis pela educação dos filhos e pelas tarefas caseiras. Dizer o contrário é uma enorme estultice.

PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS (São Paulo, SP)

-

CAIXA DOIS

Não gostei da entrevista de Osmar Serraglio. O ministro parece condescendente com a farra do financiamento partidário. Como é possível acreditar que Michel Temer, cacique do PMDB, não estivesse envolvido nas negociações para o partido? Suas explicações sobre a ligação com Eduardo Cunha também não foram convincentes. O Brasil merecia um ministro da Justiça com melhor preparo.

FABIANA TAMBELLINI (São Paulo, SP)

*

Os políticos por conveniência encontraram na Odebrecht uma galinha dos ovos de ouro. A empresa investiu bilhões em campanhas de todos (ou quase todos) os partidos. Obviamente nenhuma empresa investe quantias tão astronômicas visando ao bem-estar do povo brasileiro. Também é evidente que os políticos que aceitaram livremente ser fantoches da Odebrecht conheciam o seu destino de refém do titereiro. A compra da consciência é corrupção. Vendê-la é opcional.

ÂNGELA LUIZA S. BONACCI (Pindamonhangaba, SP)

*

As empreiteiras citadas na Lava Jato se locupletaram bastante do erário. Vi alguns de seus balanços e os lucros sempre foram estratosféricos. Então em vez de puni-las com multas seria interessante que elas concluíssem por sua conta e risco as obras que estão paralisadas. Dinheiro em caixa elas tem. E boa equipe técnica. Não existindo mais a famigerada diretoria de corrupção, tudo andará muito bem. Então mãos à obra.

IRIA DE SÁ DODDE (Rio de Janeiro, RJ)

-

BRASIL NA ANTÁRTIDA

Muito importante o especial sobre ao Brasil na Antártida, digno de reportagem a ser premiada. Informar a história de sucessos e fracassos da empreitada, os desafios da reconstrução da base e a importância das pesquisas que ali são e serão realizadas é fundamental para justificar os recursos utilizados e para o nosso entendimento. Espero que continue o acompanhamento jornalístico dessa saga brasileira em terras gélidas.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

-

IMPOSTO DE RENDA

Inaceitável a não correção da tabela do Imposto de Renda, mesmo como remédio temporário. Inaceitável a posição do editorial "Taxação dissimulada" de aceitar tal esparrela. Então não houve inflação? Já há uma defasagem histórica mais do que suficiente para enfrentar o rombo das contas públicas. E quem sofre é sempre quem trabalha e quem produz. O Ministério da Fazenda que seja competente e apresente uma reforma tributária de fato.

WILHELM MILWARD MEINERS (Curitiba, PR)

-

COMISSÃO DO FUTURO

Publicado no Painel : "Na reunião de líderes do Senado nesta terça (7), o PSDB vai bater o pé para não ser jogado pelo PMDB para a presidência das piores comissões da Casa – a de Transparência e a do Futuro". Veja que essa notícia dá motivo para uma boa reportagem: o que é e para que serve essa tal de Comissão do Futuro?

WILSON GUILHERME ACÁCIO (Juiz de Fora, MG)

-

VITÓRIA DO BARCELONA

O caderno "Esporte" não publicou nem um parágrafo sobre as polêmicas da arbitragem na vitória (roubada) do Barcelona e também deixou de fora notícia sobre o torneio de tênis Masters 1000, que começa com Federer, Nadal, Djokovic, Kyrgios e Del Potro no mesmo grupo da morte. Fica difícil assim.

HELENA KESSEL (Curitiba, PR)

-

COLUNISTAS

Gostaria de parabenizar o colunista Jairo Marques pelo texto "O pai de um menino vadio". Como sempre, muito lúcido e consistente em seus artigos. Estava na hora de questionarmos os escritos desse pai, o que foi feito brilhantemente.

LIBERA STELA CORTESE CARDOSO (São Paulo, SP)

*

Obrigada, Sérgio Rodrigues! Incluo-me no rol dos "Podólatras da letra". Doravante ficarei alerta para tornar meus rabiscos menos cinzentos. Porém você pega pesado ao denominar os "tarados do literalismo", supondo a internet como responsável por boa parte deles. E mais: creio que, sem vigilantes, desde que moderados e sensatos, nossa língua irá para as cucuias.

MARIA INÊS DE A. PRADO (S. João da Boa Vista, SP)

*

Ou não entendi bem, ou Luiz Felipe Pondé, em seu último artigo, "Caretice 3.0", disse que a juventude atual do Brasil não tem condições de criticar ou opinar sobre nada. Só ele tem.

AURIDEA SAMPAIO DE SOUZA (Itajubá, MG)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: