Folha de S. Paulo


Estamos chegando aos 'cabeças', diz leitor sobre prisão de Cabral

PRISÃO DE CABRAL

Finalmente estamos chegando aos "cabeças". Mas ainda há outros — muitos outros.

NELSON COLOSSI (Balneário Camboriú, SC)

*

Para mim, Cabral nem precisava ser preso. Era só confiscar toda a sua conta bancária e seus bens. Já estava de bom tamanho. Aliás, é o que mais mete medo nessa cambada.

UBALDO SOUZA JR (Araguari, MG)

*

Parabéns ao Ministério Público e à Polícia Federal pelo excelente trabalho. Este é o Brasil que queremos. Eficiente e sem corrupção.

JULIO CÉSAR CARDOSO DE MATOS (Juazeiro, BA)

*

Cada prisão de político pela Lava Jato gera uma grande apreensão no Planalto. Por que será?

VERA LUCIA BAPTISTAO (São Paulo, SP)

-

LIBERDADE DE IMPRENSA

Absurda a falta de discernimento das pessoas quando se juntam. A impressão que dá é a de que elas passam a agir como bichos atrás da presa. Abominável o que aconteceu com o jornalista Caco Barcellos.

RITA CARDOSO (São Paulo, SP)

*

A vantagem de ler a Folha digital é que também podemos assistir a alguns vídeos e flagrantes relacionados à notícia. Foi assim que fiquei profundamente enojado ao ver uma multidão de reacionários quase linchando o excelente repórter Caco Barcellos durante manifestação no Rio de Janeiro. Se não fosse a imprensa, nós, o povo, não saberíamos dos principais fatos do país e do mundo, tampouco das falcatruas. A imprensa são nossos olhos, nossas pernas, nossos ouvidos. Vamos respeitá-la e protegê-la.

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

-

ABUSO DE AUTORIDADE

Serenas, conquanto firmes, as palavras de Ives Gandra da Silva Martins. É urgente extirpar do nosso Estado toda forma de corrupção. O preço módico a pagar, se ainda queremos viver em uma sociedade civilizada, é agir com estrito respeito à Constituição. Produzir "provas ilícitas torna quem as obteve também um criminoso". São medidas próprias de ditaduras e seus serviços secretos de investigação. Não têm lugar num Brasil democrático e livre.

LUIZ FERNANDO PACHECO (São Paulo, SP)

-

EDUCAÇÃO

Roberto Lent nos apresenta uma boa reflexão sobre a educação, que, infelizmente, não será lida, uma vez que já há algum tempo as decisões políticas prescindem de discussão e se baseiam apenas em fisiologismo. Conhecimento é a base de tudo, mas a forma mercadológica como o aprendizado tem sido tratado está substituindo o sabor do saber pelo valor do fazer.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

-

CORRUPÇÃO NO METRÔ

"A Justiça absolveu os 14 réus das empreiteiras e do Metrô por considerar que a Promotoria não conseguiu provar que os acusados tinham condições de evitar a cratera e as sete mortes". Mais uma decisão típica da Justiça paulista, cheia de duplos negativos. É necessário "provar" que os acusados tinham condições de evitar a tragédia? Qual era o trabalho deles mesmo? Será que a "prova" certa não seria a de que agiram com negligência e omissão no desempenho das funções?

LORENZO FRIGERIO (Vargem Grande Paulista, SP)

-

CINEMA

É sempre com fascínio que leio as resenhas de Marcelo Gleiser. Nada é mais apaixonante do que conciliar a física de ponta e as ciências de modo geral à nossa praxe. A ficção nada mais é do que uma repaginação da nossa vivência e, desde Verne, passando por H. G. Wells, até Clarke, Asimov, Heinlein, Bradbury e Stanislaw Lem, lemos sobre a nossa sina de transcendência à própria humanização. A Marvel acertou em cheio ao fazer migrar sua personagem mais rica dos quadrinhos para a telona. Imperdível!

FRANKLIN SIQUEIRA SANTOS (Recife, PE)

-

CERVEJA GRÁTIS

Aposentado sempre paga a conta. Fabricante de cerveja no Canadá, controlada por brasileiros, decide deixar de fornecer cerveja grátis aos funcionários aposentados, uma tradição da empresa. Lá, tiram a cerveja. Aqui, querem até o leite.

PAULO TARSO J. SANTOS (São Paulo, SP)

-

LIMPEZA URBANA

Sobre "Prefeitura de SP varre menos as ruas, e as reclamações crescem", cumpre esclarecer que houve redução no volume varrido nos três últimos anos, mas na ordem de 9,75%. Isso se explica pelas campanhas educativas, duplicação do número de ecopontos (de 52 para 98) e da coleta seletiva (de 40 mil toneladas para 86,110 mil). Sobre o aumento de reclamações na Ouvidoria, esclarecemos que, para aferir a qualidade dos serviços, a prefeitura utiliza dados dos SACs e do 156, que se mantêm estáveis e com tendência de queda para 2016.

SIMÃO PEDRO CHIOVETTI, secretário municipal de Serviços (São Paulo, SP)

-

OBRAS DE DRENAGEM

A reportagem "Doria privilegia piscinões em área central" só considerou obras de macrodrenagem aquelas em que há contenção de águas pluviais por piscinões (como os dois reservatórios do Cordeiro), e não considerou obras de galerias, como as dos córregos Água Preta-Sumaré e Ponte Baixa (já entregues), que equivalem a oito reservatórios. O prefeito eleito receberá 30 piscinões em nove bacias, licenciados, contratados e conveniados junto ao PAC, à espera apenas do desembolso do Ministério das Cidades, o que não ocorre desde 2014.

NUNZIO BRIGUGLIO, secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: