Folha de S. Paulo


Governo peca pela 'absoluta ineficácia da comunicação social', diz leitor

GOVERNO TEMER

Eloquente o editorial "Ironias de Temer", acerca dos pronunciamentos do presidente Michel Temer sobre os protestos contra medidas de seu governo, que, se não peca com a PEC 241 nem com a reforma do ensino médio, certamente o faz pela absoluta ineficácia da comunicação social.

NELSON VIDAL GOMES (Fortaleza, CE)

-

PISCINA DO ALVORADA

O ex-presidente Lula corre o risco de ficar na história como o governante que teve problemas com o bem e com o mal. Os bens não são dele e os males são dos companheiros.

CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

*

Já já vão dizer que o Palácio também é de Lula!

CAETANO ESTELLITA PESSOA (São Paulo, SP)

-

JUDICIÁRIO

O ministro Barroso claramente se posicionou contrariamente a todos os interesses corporativos. Essa caixa-preta tem que ser aberta e as leis, respeitadas. Que em nenhum Poder alguém possa ganhar mais que os ministros do STF e que estes tenham salários fixados em relação ao salário mínimo, condizentes com as responsabilidades dos cargo e sem qualquer penduricalho.

JOÃO HENRIQUE RIEDER (São Paulo, SP)

*

Lúcida e coerente a entrevista do ministro Luís Barroso. Nela, pude ver algo que, confesso, ainda não conhecia: a sua vocação progressista e apartidária.

ADAUTO LEVI CARDOSO (Sorocaba, SP)

-

TRUMP PRESIDENTE

Ian McEwan afirma que "Praticamente não houve um único impulso humano tenebroso que ele [Trump] deixou de revelar ou explorar quando fez campanha [...]: ódio racial, xenofobia, mesquinha sede de vingança, ignorância insensata". Os eleitores que deram a Trump a oportunidade de ocupar o cargo mais poderoso do mundo também não são dotados dos mesmos impulsos? "Cada povo tem o governo que merece". Isso, sim, é preocupante!

MARIA DE LOURDES M. N. MATOS (Itajubá, MG)

*

Deliciosa a definição de Trump no artigo de Ian McEwan: "Ele é uma criança ignorante e mal-humorada, estranhamente promovida para um posição superior à dos adultos".

EDUARDO BRITTO (São Paulo, SP)

-

CORRUPÇÃO

Nós, que fomos às ruas pedir o impeachment de Dilma e o fim da corrupção, temos que reagir e voltar para as ruas, porque há um grupo de parlamentares manobrando a pauta a favor da impunidade. "Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido".

ARCANGELO SFORCIN FILHO (São Paulo, SP)

*

Na tentativa de barrar os trabalhos do Judiciário na Operação Lava Jato, há quem recorra até a organismos internacionais, visando assim fugir das suas responsabilidades. A verdade já foi escancarada. Não cabem mais pantominas e intimidações.

ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

-

LEI ROUANET

Uma pena ver Silvio Santos ajudando a demonizar a lei que tem, como um dos princípios, a democratização do acesso à cultura. Sem ela, os ingressos terão que cobrir os custos, o que eleva o preço da entrada. E adivinhem quem terá dinheiro para entrar? Nesse caso não ganham nem o auditório, nem a carta.

FREDERICO GODOY, pianista (São Paulo, SP)

-

VAQUEJADAS

Defensores das vaquejadas não somente ignoram que animais são dotados de cognição, vida psíquica e sensibilidade biológica específicas e ímpares comparadas àquelas presentes em humanos como também desprezam o fato de que animais, entes vulneráveis em todas as definições possíveis, não devem ser tratados como coisas, objetos ou instrumentos a serviço daqueles que podem oprimi-los, ainda que essa seja a prática corrente dos autointitulados cidadãos de bem.

FRANK ALARCÓN (Rio de Janeiro, RJ)

*

Como se não bastassem os sofrimentos impostos aos animais,ao longo de milênios, existe um "esporte", chamado vaquejada, cujos defensores o justificam como meio de auferir ganhos financeiros. Ora,j á não são sofrimento bastante o abate dos animais,o uso de animais como força de tração e outras tantas explorações? Existem outras maneiras de se ganhar a vida que não sejam as ultrapassadas "vaquejadas". Os tempos são outros.

ADRIANA CAMPOS TEIXEIRA (Belo Horizonte, MG)

-

LEONARD COHEN

Sobre uma apresentação de Leonard Cohen, a coreógrafa Deborah Colker disse ter tido a sensação de estar diante do "sermão da montanha". É triste pensar que não haverá mais Cohen — "um compositor dos compositores", comobem destacou o crítico André Barcinski no Brasil.

LUÍS CÉSAR SCHIAVETTO (Poços de Caldas, MG)

-

COLUNISTAS

Como sempre, muito oportuna a coluna de Rosely Sayão, ao sugerir que as crianças, alvo central do consumismo no Natal, sejam incentivadas pelos adultos a presentear os mais próximos. Altruísmo se aprende desde tenra idade.

M. INÊS DE ARAÚJO (S. João da B. Vista, SP)

*

Marcos Lisboa se esqueceu de despesas que o Estado do Rio realizou em favor do mercado: as desonerações fiscais, abusivas e ilegais por não cumprirem a LRF. Sugiro ao articulista, quando falar em corporações, incluir os empresários que rodeiam e pressionam os governantes e recebem favores que acabam gerando caixa dois, jantares acintosos, anel de brilhantes etc. Não se deve tratar o grave problema da promiscuidade dos interesses públicos com os privados de modo parcial.

LENIR SANTOS (Campinas, SP)

-

SALÁRIO DOS PROFESSORES

Cumprimento a Folha pela reportagem "Professor recebe até 39% menos que profissional com igual escolaridade". A meta 17 do PNE (e do Plano Estadual de Educação de São Paulo) precisa ser cumprida. No nosso Estado, a defasagem é maior. Estudos do Dieese e da Apeoesp mostram que o índice necessário para a equiparação salarial é de 75,33%. Estamos sem reajuste desde julho de 2014. A própria Folha, em maio de 2015, concluiu que o reajuste necessário era de 60%.

MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA, presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: