Folha de S. Paulo


Brasil está regredindo pelo mesmo caminho, diz leitora sobre Trump

TRUMP PRESIDENTE

A eleição de Donald Trump é como um outdoor espalhado pelas ruas do mundo, escrito pela direita em letras garrafais, avisando que o conservadorismo está com uma vontade de agir como não se vê há muito tempo. E o Brasil parece estar regredindo pelo mesmo caminho (vide as últimas eleições para prefeito). Só o pressentimento do apoio que a candidatura de Bolsonaro à Presidência em 2018 receberá já é amedrontador. "God bless" o mundo inteiro!

LAURA BARRIO (São Paulo, SP)

*

Inacreditável como as opiniões podem mudar tanto de um dia para o outro. Nossos ultra-hiperconceituados analistas econômicos e políticos, pós-graduados em Harvard ou Oxford, tentam explicar que não era bem isso e que, agora, talvez seja aquilo. Quais serão os argumentos agora? O povo do primeiro mundo não sabe votar ou cada povo tem o governo que merece?

MARCOS MARCONDES (Indaiatuba, SP)

*

Esperem Trump assumir e começar a administrar o país. Talvez estejam criando um fantasma que não existe — só depois saberemos como será.

FABRICIO APOSTOLO (São José do Rio Preto, SP)

*

Estou indignado e não serei condescendente. Depois de oito anos com um homem com as qualidades de Barack Obama, os eleitores americanos escolhem um cara como Donald Trump?

EDUARDO BRITTO (São Paulo, SP)

*

Vejo que Matias Spektor é uma pessoa que compreende com seriedade e inteligência o que é a eleição de Trump e suas consequências, para mim nefastas e assustadoras. Vamos precisar de coragem e novas lideranças para que o sonho de um mundo melhor se concretize.

ELISABETH CASTELLO (Santos, SP)

*

Com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, volta aquela conversa de "ele não é politico, é empresario". Isso é papo furado para enganar os "inteligentinhos", como ocorreu aqui em São Paulo, com a eleição de João Doria. Realmente, Doria não é político, é só uma ilha cercada de Alckmins. Com Trump não será diferente.

PAULO FERREIRA (São Paulo, SP)

*

A história é cíclica e segue seu curso. A direita e a extrema direita estão avançando no mundo ocidental, mas logo mostrarão a sua face horrenda, atingindo duramente o povo já tão sofrido, mas que, por equívoco, está depositando esperanças em quem jamais atenderá a seus anseios. Governos truculentos, autoritários, desrespeitadores dos direitos humanos tendem a ser rejeitados. A esquerda deve fazer uma autocrítica, preparar-se e aguardar. Logo estará de volta.

MARIA ELVIRA NÓBREGA ZELANTE (Marília, SP)

-

OPERAÇÃO LAVA JATO

O projeto apresentado pelo deputado André Moura (PSC-SE), que altera lei de 2012, quer fazer mudanças que livrem seus iguais das mãos da Justiça. Ora, por que não extingue a Justiça de uma vez? Para que Justiça se essa infinidade de projetos anula as ações? É uma vergonha para o povo brasileiro. E ainda tem gente (e como tem) que dá ouvidos a isso.

HELDER GALVÃO (Pindamonhangaba, SP)

-

COLUNISTAS

Peço vênia ao excelente Ruy Castro para sugerir um outro final para a sua crônica "O culpado é...": Com todos os suspeitos numa sala, Dilma revela que o culpado é... o Bessias!

ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

-

NOVO ENSINO MÉDIO

A Folha não tem mesmo nada a dizer sobre a revolução proposta por uma MP para o ensino médio, com todo seu conteúdo obscurantista e que reproduz concepções que negam estruturalmente o senso crítico e criativo das novas gerações, vide o fim virtual do ensino de sociologia, filosofia e artes?

CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

-

JOVENS ASSASSINADOS

A SSP estranha o fato de o editorial "Suspeita abominável" colocar a especulação à frente das investigações. O amplo espaço dado às hipóteses pode induzir o leitor ao erro colocando sob suspeição todo o trabalho de investigação, que envolve as três polícias do Estado. Casos dessa complexidade não podem ser tratados com superficialidade. O esclarecimento do crime tem de ser apoiado em provas para a devida punição dos responsáveis. Diferentes linhas de investigação estão sendo analisadas e é prematuro anunciar qualquer conclusão.

MARCO NASCIMENTO, diretor-executivo de comunicação e imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (São Paulo, SP)

-

MÁFIA DA MERENDA

Li com atenção o artigo do digníssimo presidente da Alesp e, sinceramente, vi nas entrelinhas toda a sua indignação. Para confortá-lo, gostaria de dizer que ele não é o único injustiçado neste país. Olha só quem está na mesma situação: Lula, Renan Calheiros, Romero Jucá, Jarder Barbalho, Paulo Maluf, Sarney, Sérgio Cabral e tantos outros. Todos probos, íntegros e, como Capez, caluniados. Coragem.

ANTONIO PANCIARELLI (São Caetano do Sul, SP)

-

CORTE DE GASTOS

Sobre a reportagem "Desafio da prefeitura será conter expansão de gastos", cabe esclarecer que a atual gestão reestruturou todas as carreiras do serviço público e, ainda assim, mantém a relação entre a folha salarial e a receita corrente líquida em torno de 36%. É a menor entre todas as capitais brasileiras e está muito abaixo dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

NUNZIO BRIGUGLIO, secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: