Folha de S. Paulo


Hillary Clinton tem firmeza de caráter mas é politicamente frágil, diz leitor

ELEIÇÕES AMERICANAS

Não dá para deduzir quem vai ter mais votos nas eleições americanas com base nas qualidades dos candidatos. As de Trump são todas negativas, beirando a psicopatia. A seu favor somente o medo crescente do terrorismo que toma conta da sociedade americana. Hillary só tem a seu favor a firmeza puritana do caráter, mas é politicamente frágil, não entusiasma e não tem vestígio de carisma.

GILBERTO DE MELLO KUJAWSHI (São Paulo, SP)

-

LULA NA LAVA JATO

Ao ler mensagens sobre o depoimento de Lula no Painel do Leitor de 16/9, fiquei estarrecido em ver que pessoas esclarecidas gostam de ser enganadas. Basta perguntar de onde provém a fortuna de Lula, de seus familiares e apaniguados, muitos já presos.

ABDIAS FERREIRA FILHA ( São Paulo, SP)



As emoções deveriam ficar fora dos pronunciamentos políticos. As lágrimas de Cunha não são tão diferentes das de Lula. São "emoções" de um purismo pretendido e nunca cumprido, alçado a "argumento" quando convém. Choro só no ritmo doce e animador e só para questões privadas como os desencontros e as perdas. E para verdadeiras tragédias e vítimas, como o excelente ator Domingos Montagner. Para ele e para as verdadeiras peças trágicas do destino, muitas e muitas lágrimas ("Lula diz estar indignado com denúncia na Lava Jato", "Poder", 16/9).

ADRIANA NOVAES (São Paulo, SP)



Há provas cabais e convicções de que querem pegar Lula para Cristo e impossibilitar sua eleição em 2018. A maior delas é a coluna de Reinaldo Azevedo, que "há 15 anos o denuncia como chefe de um esquema" e agora deixou claro que "repudia o espetáculo contraproducente" promovido pelo procurador Deltan Dallagnol ("Denúncia inepta, Lula impune", "Poder", 16/9).

FLÁVIO A. Silva (São Paulo, SP)



Reinaldo Azevedo, com sua suposta erudição, vem detonando sistematicamente Deltan Dallagnol e sua equipe, Rodrigo Janot e também o juiz Sergio Moro. Em sua coluna "Denúncia inepta, Lula impune", o jornalista consegue feito inédito na imprensa brasileira ao unir contra si da esquerda mais arraigada à direita. Os procuradores de Curitiba foram supereficientes em elaborar o indiciamento de Lula e muito corajosos ao afirmar que o ex-presidente é o chefe da organização criminosa.

OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

-

POLÍTICA

A rede de esgoto da república está melhorando. Depois de Dilma, Cunha. Mas a tubulação ainda está muito entupida. O processo de limpeza está um pouco lento, mas o alento da população para dias melhores já é uma realidade.

IRIA DE SÁ DODDE (Rio de Janeiro, RJ)

-

PLURALIDADE

Considero a Folha um dos jornais mais honestos e digno de valor neste país. A reflexão jornalística e didática aproxima muitos tipos de leitores e isso é democrático. Os meios de comunicação hoje são tendenciosos e impositivos. Parabéns à Folha.

WALLAS CABRAL (São Paulo, SP)

-

CHARGE

Muito espirituosa a charge do cartunista Alves sobre "halterofilismo" e "halteroprecismo" ("Mercado aberto", "Mercado", 15/9).

LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

-

DEMÉTRIO MAGNOLI

Um dos pontos levantados por Demétrio Magnoli ("Homem de Visão", Poder, 17/9) sobre Lula é que entre outros beneficiários do Petrolão ele seria rebaixado de general a sargento. Isso vem reforçar a imagem que eu sempre tive de Lula, que lhe falta genialidade e lhe sobra malandragem. Lula foi conivente com o esquema Petrolão, abrindo as porteiras para a matilha passar e recebendo o seu quinhão.

FRANCISCO M. DE SOUZA BRAGA (Rio Claro, SP)

-

DOMINGOS MONTAGNER

Há muitas dúvidas a serem respondidas no caso da morte do ator. A Globo já começa a colocar a culpa na prefeitura da cidadezinha sergipana, por não ter sinalizado o local. Será que a Globo, por sua vez, alertou todos os artistas da novela para que não entrassem no rio sem um suporte adequado? Ou contratou uma equipe de salva-vidas para acompanhar as gravações?

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

-

ANDRÉ SINGER

Diante dos acontecimentos desta semana envolvendo Lula e PT achei até comedida a reação do André Singer em sua coluna nesta Folha ("Capítulo Grave", 17/9). Entretanto, no que tem de principal no seu artigo, comete outro erro na defesa e avaliação de seu partido: O PT não tem nada de esquerda há muitos anos. E isso começou aqui em Santo André, nas boas administrações do prefeito morto Celso Daniel.

JAIRO GERALDO GUIMARÃES (Santo André, SP)

-

PARAOLIMPÍADA

Difícil cobrir a Paraolimpíada, hein, Folha? Em vez de aumentar a cobertura, com o avanço da competição, corta-se: primeiro, a programação diária com participação do Brasil; depois, o picotamento, também diário, do quadro de medalhas. Nesse andar da carruagem, no domingo, último dia paraolímpico, não acharemos nada sobre o assunto na Folha.

ROGÉRIO RAMOS (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: