Folha de S. Paulo


Demora para votar cassação de Cunha é falta de compromisso, diz leitora

CASSAÇÃO DE CUNHA

A data da votação da cassação de Eduardo Cunha, marcada por Rodrigo Maia, mostra de que lado o presidente da Câmara está: do lado da covardia, do desrespeito aos brasileiros, da ausência de compromisso com o combate à corrupção. Posição, diga-se, apoiada pela maioria dos parlamentares da Câmara.

FABIANA TAMBELLINI (São Paulo, SP)

*

Curvando-se aos interesses de Eduardo Cunha, Rodrigo Maia mostra seu verdadeiro rosto.

MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

*

O roteiro está perfeito. Cunha, depois de relevantes serviços prestados, será julgado em uma segunda-feira. Com isso, safa-se, encerrando o ciclo de manobras políticas que visam a devolver aos senhores brancos e ricos os destinos da República. Parabéns a todos.

CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

*

A escolha de uma segunda-feira (12/9) para a votação do pedido de cassação de Eduardo Cunha tornou Rodrigo Maia um herdeiro digno do próprio Cunha e de Waldir Maranhão, a quem sucedeu. Parabéns!

PAULO SILVEIRA (São Paulo, SP)

-

OLIMPÍADA

A Folha, no período pré-olímpico, abordou todas as modalidades esportivas, suas regras e seus recordes. Agora, quando deveria fazer uma cobertura completa, praticamente só fala de futebol, vôlei, atletismo e natação. Não vi quase nada sobre remo ou vela. Espero que, no final da Olimpíada, a Folha publique um caderno completo com a descrição das provas dos medalhistas brasileiros e das finais de todas as modalidades. Seria um caderno histórico para ser guardado como referência para o esporte.

ALEXANDRE DEVELEY (São Paulo, SP)

*

As primeiras medalhas que o Brasil ganhou na Olimpíada do Rio foram conquistadas por atletas de nossas Forças Armadas, que sempre contribuem em diversas competições. Poucos, porém, sabem disso.

FABIO FIGUEIREDO (São Paulo, SP)

*

Como entidade voltada para o ambientalismo e para a literatura ambiental, parabenizamos o COB pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, no Maracanã. Esperamos que o tema ambiental e a simbologia do plantio de mudas estimulem a transformação de atitudes em prol da sustentabilidade. Também esperamos que os compromissos ambientais assumidos pelo Rio de Janeiro em sua candidatura a cidade-sede possam ser cumpridos na íntegra. Esse será o maior legado da Olimpíada.

CLEVELAND M. JONES, presidente da Academia Brasileira Ambientalista de Letras (Petrópolis, RJ)

-

CRISE ECONÔMICA

O presidente interino, Michel Temer, deve se lembrar de que sua antecessora começou a cavar seu próprio buraco quando se desentendeu com o então ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Se as desavenças começarem cedo com Henrique Meirelles e a crise continuar, logo veremos esse governo repetindo o destino do anterior.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

-

LETICIA SABATELLA

Parabéns a Leticia Sabatella pelo texto "Domingo em Curitiba". Apesar do meu posicionamento político ser diferente do dela, achei importantíssimo o seu alerta sobre o respeito à diversidade. O pensar e o agir diferentes só trazem riquezas, abrem a mente a novas possibilidades e engrandecem nossa caminhada na Terra. É fundamental ouvir opiniões diversas. Valeu, Leticia!

OTÁVIO V. DE FREITAS (São Paulo, SP)

*

A violência sofrida por Leticia Sabatella revela que a agressividade e o ódio escaparam das casas e invadiram o espaço público, ameaçando a sobrevivência da nossa ainda tão frágil democracia. Tempos sombrios!

HELOÍSA FERNANDES, socióloga (São Paulo, SP)

*

Gostaria de saber de Leticia Sabatella o que ela espera das pessoas que não pensam como ela. O que se espera de uma pessoa que pede reflexão dos "outros" e, ao mesmo tempo, escreve que queria apenas passar na manifestação contra o "golpe"? Ou só a sua verdade interessa?

MÁRIO B. CASTANHEIRA DE SOUZA (Brasília, DF)

-

OBITUÁRIO

Fico comovida ao ler diariamente o obituário. A descrição é muito bem feita e o modo respeitoso destinado ao falecido encanta outros leitores, certamente. Nesta sexta, fiquei imaginando o rosto de dona Alzira e seus olhos de um "incomum azul-escuro", como descrito pela jornalista Fernanda Pereira Neves.

DORALICE ARAÚJO (Curitiba, PR)

-

METRÔ EM HIGIENÓPOLIS

O metrô é bem-vindo em todo lugar. É um meio de transporte eficaz, não poluente e rápido. Tenhamos visão do que é melhor para a nossa cidade. Eventuais e transitórios incômodos serão sanados. Só nos falta agora a eliminação da carcaça do Minhocão, que agride a saúde e a segurança de milhares de pessoas.

FRANCISCO G. MACHADO, diretor de assuntos sociais do Conselho de Segurança de Santa Cecília e Higienópolis (São Paulo, SP)

-

ACUPUNTURA

Sobre a reportagem "Estudos não comprovam eficácia das ventosas de Phelps ", comentei com o jornalista que a ventosa funciona melhor quando usada para melhora da dor muscular superficial. Seu uso exclusivo é restrito. Sempre associamos o uso de ventosas a agulhas ou eletroestimulação. Por isso, seu uso generalizado causa equívocos de interpretação nos trabalhos científicos. A escolha da ventosa depende de um diagnóstico preciso. Infelizmente, fui interpretado como se tivesse dito que a ventosa não funciona.

HONG JIN PAI, médico (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

-


Endereço da página:

Links no texto: