Folha de S. Paulo


Marta esquece seu passado político, diz leitor sobre aliança com Matarazzo

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Marta Suplicy (ex-PT) e Andrea Matarazzo (ex-PSDB) se uniram com o aval de Temer, Serra e Kassab. Quais são as propostas ou ideologias que os vinculam? O poder da oligarquia? Pragmatismo político? Veremos.

MARIA HELENA BEAUCHAMP (São Paulo, SP)

*

Na política brasileira prevalecem descaradamente os interesses particulares aos do Estado. Marta Suplicy não encontrou espaço para candidatar-se à Prefeitura de São Paulo pelo PT e bandeou-se para o PMDB. Seu vice, Andrea Matarazzo, também não encontrou espaço no PSDB e bandeou-se para o PSD. Uma esquece o seu passado político e, o outro, o que já disse sobre a sua companheira de chapa.

FRANCISCO MANOEL DE SOUZA BRAGA (Rio Claro, SP)

-

REPATRIAÇÃO DE ATIVOS

Seria bastante coerente com a ética do governo interino tornar mais flexível oretorno ao Brasil do capital ilegalmente depositado no exterior, minimizando o imposto e as multas.

EDUARDO FRANCO VAZ (Campinas, SP)

*

A flexibilização das regras para repatriação de ativos faria com que o governo beneficiasse três coelhos com uma só cajadada: os sonegadores, os corruptos e os traficantes. Uma inadmissível anistia e um estímulo à fraude. Seria um deboche dos cidadãos corretos que cumprem com as suas obrigações tributárias.

NILTON NAZAR (São Paulo, SP)

-

OLIMPÍADA

A Vila Olímpica está inacabada. Os atletas que moram em países de primeiro mundo devem estar horrorizados com tamanha falta de coordenação do comitê organizador da Rio-2016.

JOSÉ CARLOS S. DA COSTA (Belo Horizonte, MG)

*

Ainda morro de rir com Eduardo Paes, que enche a boca para dizer que está entregando as obras olímpicas no prazo previsto. Não faz mais do que a sua obrigação. Ou será que ele considerava entregá-las daqui a quatro anos?

RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)

*

É revoltante saber que alguns atletas olímpicos das décadas de 1970 e 1980 não foram chamados para conduzir a tocha. Enquanto isso, pessoas que nada contribuíram para o esporte, como artistas, músicos e apresentadores, fizeram-no por pura vaidade.

GERSON G. ZANATA (Santa Cruz das Palmeiras, SP)

*

Angeli foi perfeito ao retratar a situação dos alojamentos para a Olimpíada do Rio. Parabéns ao cartunista! Medalha de ouro!

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

Sobre a coluna "Lais e a tocha", eu pergunto: por que Lais Souza tem que, necessariamente, militar, segurar a bandeira de uma causa, se ela assim não deseja?

VICTOR HARGRAVE (Campinas, SP)

*

Só falta Eduardo Paes, com toda a sua elegância e diplomacia, dizer que o canguru que ganhou da chefe da delegação da Austrália é perneta.

CLAUDIO JUCHEM (São Paulo, SP)

-

METRÔ

Em vez de reclamar dos velhinhos que utilizam o passe livre, não seria melhor que a administração do Metrô reclamasse da politica do governo do Estado com a empresa? E o perdão da multa da empresa Alstom não cobriria o custo do passe gratuito para quem precisa?

PAULO FERREIRA (São Paulo, SP)

-

MEDICINA NO TRIBUNAL

Em certas situações, a judicialização da saúde é um mal necessário. Para que seja menos frequente, é preciso que o sistema sugerido pelos autores faça revisões regulares para eventual incorporação de novos avanços, o que não costuma acontecer. Ao sugerirem que é preciso determinar se o atendimento é necessário e possível, trazem à tona o conceito de direito a saúde coletivo ou individual. A doença, porém, não pergunta ao paciente se este tem recursos para arcar com um tratamento inovador.

MORTON SCHEINBERG, médico e pesquisador (São Paulo, SP)

-

MICHELZINHO NA ESCOLA

Reportagem indica que o presidente interino, Michel Temer, age para moldar sua imagem e tornar-se mais simpático. Como as imagens que foram publicadas pela Folha e por outros veículos de imprensa (felizmente) não mentem, o que vemos é um semblante sem humor, de costas para a esposa, parecendo mesmo ignorá-la.

LÚCIA HELENA RIBEIRO DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Se esse senhor que está presidente quer aparecer, basta matricular o filho nas escolas da periferia de Brasília e ir buscá-lo sem guarda-costas, como fazem as demais famílias.

GERALDO CUNHA (São Paulo, SP)

-

LIBERALISMO

Eleonora de Lucena, em seu artigo, retrata com clareza o delicado momento por que passa a nação. Não é novidade a concentração de renda promovida pela política neoliberal, o que evidentemente aprofundará os desníveis sociais no nosso país. Caminha-se para o abandono do projeto alternativo, que tem como objeto principal o enfrentamento da desigualdade social, passando-se a seguir os manuais dos organismos internacionais que teimam em nos ditar politicas que só fazem esgarçar o nosso tecido social.

INES VIEIRA LOPES (Campinas, SP)

*

Um artigo que começa com "A elite brasileira está dando um tiro no pé" só poderia sofrer da miopia econômica comum aos intelectuais de esquerda, embalados por conceitos absolutamente tortos sobre neoliberalismo e sobre a história política recente. Trata-se de uma análise bastante rasa, que culpa o sujeito indeterminado "elite brasileira" por todo o mal construído nos últimos anos pela esquerda e seu ideal de Estado, extremamente paternalista e avesso a qualquer sopro de liberalismo.

MAURICIO MACHADO (Florianópolis, SC)

-

FUTEBOL

Tostão foi brilhante em sua última coluna. A maioria dos jornalistas e torcedores prefere discutir o futebol de forma passional, ignorando aspectos técnicos e táticos. Esquecem que, apesar do futebol ser muito mais do que um esporte, ele é, antes de tudo, um esporte.

FELIPE MARTINS MORAES DAHER (Barretos, SP)

-

HOSPITAL EM PIRACICABA

A respeito da reportagem "Interior ganha hospital que não funciona", informamos que a obra do Hospital Regional de Piracicaba não foi finalizada pela prefeitura. Como o ar-condicionado não foi comprado, por questões de segurança e de vigilância sanitária, não é possível instalar os demais equipamentos. Além disso, a prefeitura não entregou a área para os aparelhos eletrônicos, o que também inviabiliza a abertura do local. Assim que os ajustes forem feitos, o hospital poderá ser entregue.

HÉLIA ARAUJO, coordenadora da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: