Folha de S. Paulo


Jucá, Cunha, Renan e Sarney um dia seriam descobertos, diz leitor

OPERAÇÃO LAVA JATO

Renan Calheiros, Romero Jucá, José Sarney e Eduardo Cunha sabiam que um dia seriam descobertas suas tramoias, ignoradas por seus pares no Congresso e agora anunciadas pelos delatores da Lava Jato. A sociedade espera a aplicação da lei indistintamente para todos os implicados nos desmandos e apropriação da coisa pública.

JOSÉ ANTÔNIO TRIGO (Rio Claro, SP)

*

O pedido de prisão de Sarney, Juca e Renan, baseado nas gravações da delação, parece despistar o alvo principal, Eduardo Cunha, que tem contra si provas mais robustas. Teori parece que aguardará a cassação pelo Conselho de Ética.

ANTÔNIO BEETHOVEN CUNHA DE MELO (São Paulo, SP)

*

O rebento da ousadia velhaca pode ser o desastre. E agora, Michel? É o caso de o Brasil temer?

LUIZ CARLOS MONTANS BRAGA (Varginha, MG)

*

Sobre o editorial "Falta explicar", é importante frisar que, independentemente do conhecimento jurídico, qualquer leitor proficiente é capaz de entender que Jucá, Sarney, Renan e Cunha praticaram atos idênticos aos de Delcídio do Amaral, mas com maior gravidade, havendo motivos suficientes para a prisão preventiva. Já os vazamentos, tão criticados, eram antes cantados por aqueles que agora dizem estranhá-los.

GILMAIR RIBEIRO DA SILVA (Piracicaba, SP)

*

Gilmar Mendes, agora, dizendo que vazamento é crime. Parte da imprensa, agora, achando que os pedidos de prisão de Sarney, Cunha, Jucá e Renan são exagerados. Sarney, vivandeira da ditadura, agora, dizendo que tem 60 anos de vida pública defendendo o Estado de Direito. Só falta agora, os paneleiros da av. Paulista e da av. Atlântica fazerem passeata monstro de apoio à Temer, porque a Fiesp já vai fazer a dela.

FLÁVIO R. FONSECA (Mendes, RJ)

-

GOVERNO TEMER

Tenho lido diversas críticas ao governo Michel Temer prejulgando um trabalho que ainda não completou um mês. O mais engraçado é que o país levou 13 anos para se convencer de que o governo petista era um mal para o nosso povo e precisa de menos de um mês para julgar e condenar o governo Michel Temer. É muita hipocrisia. O que precisamos é de união e boa vontade.

REGINA MAURA DE S. L. RASZL (São Paulo, SP)

-

REAJUSTE DO JUDICIÁRIO

Parabéns ao juiz Luiz Guilherme Marques, de Juiz de Fora. Não quis aceitar o aumento salarial em um momento de crise e, apesar das críticas de seus pares, manteve sua posição independente e coerente com os seus valores.

LARISSA P. A. SILVA (Piracicaba, SP)

*

Sugiro a Temer que os aumentos sejam concedidos com isonomia entre os três Poderes. Pois até parece que o Judiciário e o Congresso são filhos de Deus. Também sugiro acabar com os "picaretas" existentes na Câmara e diminuir o número de deputados. Com isso, certamente haveria uma grande economia.

NARCISO ANTUNES DE AGUIAR, advogado (Campinas, SP)

-

PARQUES PAULISTAS

Em resposta ao leitor Edson Domingues, informamos que o Parque Estadual Jaraguá possui equipe de vigilância e realiza fiscalização com a Polícia Militar Ambiental. Sobre o Casarão Afonso Sardinha, o espaço é utilizado em visitas monitoradas. O termo de referência para contratação de projeto de restauro deve ser submetido à Câmara de Compensação Ambiental para solicitação de recursos. Dos dois lagos do parque, um tem condições normais e outro recebe águas pluviais oriundas da rodovia dos Bandeirantes, mas não há emissão de efluentes domésticos.

LUCÍLIA GONÇALVES, assessora de comunicação da Fundação Florestal (São Paulo, SP)

-

LEI ROUANET

Lá se vai uma ótima oportunidade de esclarecer a importância dessa lei para a cultura. Milhares de empregos são criados e bilhões em impostos são gerados e a reportagem inteira foi uma crítica a um projeto que nem foi aprovado. Aonde a Folha tentou chegar com isso?

FREDERICO GODOY, pianista (São Paulo, SP)

-

ARTE

Fiquei surpreso com a coluna "Plástico". A Logo encerrou as atividades em dezembro de 2014 e, nesse momento, foram tomadas todas as providências para que não houvesse arestas. Os pagamentos e a devolução das obras foram assinados pelos artistas. Mantenho até hoje excelente relacionamento com os artistas da Logo e tenho convicção de que as atitudes da galeria sempre foram éticas. Reportagem tendenciosa e desnecessária após 18 meses do encerramento da Logo.

MARCELO SECAF, ex-sócio da galeria Logo (São Paulo, SP)

*

RESPOSTA DO COLUNISTA SILAS MARTÍ- Quatro artistas e um ex-funcionário da Logo foram ouvidos pela coluna. A notícia tal qual publicada contempla os dois lados da história, tanto a queixa dos artistas quanto a defesa de Marcelo Secaf, antigo sócio da galeria.

-

GREVE NA USP

Sou graduado pela USP e com profunda tristeza observo a destruição das nossas universidades, vitimadas por uma gestão arcaica, que se recusa a trabalhar em parceria com escolas internacionais e com a iniciativa privada. Aplaudo efusivamente o artigo de George Matsas e faço coro, embora reconheça que o câncer da desigualdade e da percepção do funcionalismo de que o Estado deve lhe servir levará muito tempo para ser curado.

EDUARDO SANCHEZ PALMA (Curitiba, PR)

*

Os recursos previstos em lei são repassados integralmente às universidades, sem qualquer desconto. Em "Greve na USP e o bunker de chumbo", César Augusto Minto erra ao afirmar que o governo estadual deveria aplicar o percentual de repasse sobre valores que não fazem parte da base de cálculo do ICMS. Pleiteia algo a que não têm direito, pois a LDO lhes destina 9,57% da quota-parte do ICMS e não de receitas associadas à cobrança do tributo ou a créditos da Nota Fiscal Paulista, que pertencem aos consumidores e jamais integraram a base de cálculo.

JAIME SOARES DE ASSIS, coordenador de comunicação da Secretaria da Fazenda do Estado (São Paulo, SP)

-

FRIO EM SP

Certos leitores criticam algumas vezes a capa da Folha, dizem que é agressiva, que algumas fotos não passam de sensacionalismo. Nesta quarta (8), vocês merecem só elogios. A reportagem retratando o cotidiano paulistano está supermoderna, com fotos espontâneas e muito charme, apesar do frio!

MARILENE G. O. DE OLIVEIRA (Pirassununga, SP)

-

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: