Folha de S. Paulo


Gesto de Obama é o pedido de perdão que a política quer negar, diz leitor

HIROSHIMA

No gesto do presidente Obama ao abraçar humildemente um dos sobreviventes do holocausto nuclear de 1945, quando não era nascido, vejo o pedido de desculpas do povo americano que a política de Estado insiste em negar.

ALUISIO DOBES (Florianópolis, SC)

-

GOVERNO TEMER

O povo brasileiro aos poucos começa a ver que não há oposição e governo. O que existe é um nicho de falsos moralistas, de gente que se acostumou com o poder. O povo pobre e trabalhador ainda precisa aprender que, entre governo e oposição, não existe o "menos pior". Precisamos escolher o Brasil, e a resposta só pode ser dada nas urnas, porque até as manifestações são convocadas pela massa que governa.

FRANCISCA V. DE CASTRO (Bueno Brandão, MG)

*

Depois de um governo de resultados tão catastróficos que, fossem seus membros diretores de empresa, síndicos de condomínio ou presidentes de clubes, também estariam fora do comando, aparece Vladimir Safatle com "Escárnio". Por enquanto, quem está brincando é o colunista.

MARCIO MACEDO (São Paulo, SP)

*

"Escárnio" é uma palavra que parece soar como se a elite estivesse levando a sério, de algum modo, aqueles a quem escarnece. Não é o caso. Zombaria talvez seja mais apropriada. A elite ri abertamente – não gargalha porque esse negócio de afrontar até já perdeu a graça – ou boceja, totalmente segura de que não sofrerá qualquer reação.

ALBERTO SATOSHI ODA (São Paulo, SP)

*

A política é o nosso lado de fora. Nós somos o seu lado de dentro. Se nós não mudarmos, ela não muda.

MARCO BANDEIRA (São Paulo, SP)

-

GRAVAÇÕES

Reinaldo Azevedo foi extremamente infeliz ao dizer que as gravações divulgadas nesta semana são irrelevantes. Foram elas a causa da primeira crise do governo provisório e da queda de um ministro. Além disso, deixam claro que esse governo é tão corruptos quanto o afastado. A credibilidade do profissional que não consegue ver nada demais nas gravações e ainda tira sarro de tudo isso é colocada em xeque.

ALAN ALEXANDRINO (São Paulo, SP)

*

É de estarrecer, para dizer o mínimo, o nível dos políticos que têm mandado no Brasil. O país vem sendo espoliado por uma organização criminosa, formada por partidos políticos de todos os matizes ideológicos. Até onde vai a delação de Sérgio Machado? Para salvar o Brasil e a sua própria biografia, Temer não pode errar.

CARLOS B. P. DA SILVA (Rio Claro, SP)

-

POLÍTICA EXTERNA

Em tempos tão incertos, a atuação de José Serra no Itamaraty é um fio de esperança nessa combalida administração pública. Chegou e disse rapidamente a que veio, com palavras e atitudes. Serra é, sem sombra de dúvidas, o melhor gestor público que temos!

MARCELLO PESCE (São Paulo, SP)

*

Em uma aparente demonstração de apoio ao tucano Serra para as eleições de 2018, a Folha conseguiu a façanha de dar destaque ao ministro das Relações Exteriores todos os dias desde a posse do novo governo. Nem o ministro da Saúde ou da Educação conseguiram isso.

JAIR DA SILVA SANTOS (São Paulo, SP)

-

MARTA SUPLICY

Aguardei com muita ansiedade a coluna da nobre senadora Marta Suplicy. Seria politicamente educativo saber o que ela pensa sobre as falcatruas das gravações reveladas pela Folha. Afinal, ela foi para o PMDB para se livrar de um partido corrupto. E não é que ela escreveu sobre gastronomia? Como sou brasileiro, não perco a fé na classe política. Afinal, segunda-feira é dia de Aécio. Esperanças renovadas.

WANDER ZUCCOLOTTO (Ribeirão Preto, SP)

*

O excelente artigo "Viva a gastronomia" alia a gastronomia, o turismo e a cultura aos numerosos empregos que propiciam. O projeto "São Paulo Capital Mundial da Gastronomia" constou na ata de fundação da Abresi, em 1988, como reconhecimento às múltiplas cozinhas internacionais presentes nos restaurantes da cidade. Na época, eram 43 países representados, hoje são 51. Desde então, a iniciativa vem sendo aprimorada com o apoio da Câmara Municipal de São Paulo.

NELSON DE ABREU, presidente da Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi) e da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) (Brasília, DF)

-

CRIMINALIDADE

A reportagem "2 décadas sem Justiça" é uma demonstração evidente da lerdeza e seletividade que predominam em nosso dispendioso Judiciário. Prosseguindo por esse caminho, a sensação de impunidade será cada vez maior no Brasil. Algo tem de ser feito.

ALFREDO STERNHEIM, jornalista e cineasta (São Paulo, SP)

-

MERENDA ESCOLAR

Sobre a reportagem "TCE vê falha em merenda de Alckmin", a Folha ignora a maior parte dos esclarecimentos da Secretaria da Educação. Não há falta de transparência orçamentária, as contas do governo do Estado foram aprovadas por unanimidade. Quanto aos alimentos vencidos encontrados no centro de armazenagem, cabe informar que foi a pasta que identificou a falha de uma das empresas prestadoras de serviço e comunicou ao TCE. A empresa foi autuada, ressarciu o governo e não presta mais serviços para a rede.

RONALDO TENÓRIO, coordenador da assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado (São Paulo, SP)

-

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: