Folha de S. Paulo


Leitores relembram Museu da Língua Portuguesa, atingido por incêndio; envie relato ou foto

Um grande incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, na tarde desta segunda (21).

Você já passou pelo local, tirou fotografias ou tem alguma história para contar? Envie relato e imagem para a Folha. Basta publicar sua foto no Instagram com a hashtag #folhadespaulo ou enviar pelo WhatsApp (11-994-901-649).

Se preferir, mande e-mail para enviesuanoticia@grupofolha.com.br.

Leia abaixo relatos de leitores:

*

Museu da Língua Portuguesa, o primeiro museu que eu fui. Em 2009, lembro do dia, chovia em São Paulo. Eu estava muito feliz numa excursão com a escola. Marcou minha vida para sempre. Escolhi estudar arte, museologia, literatura. Quase nada é tão lindo quanto um museu dedicado à língua portuguesa, a língua da Luz. Sinto muito pelo funcionário bombeiro que se foi. Lamento pela perda material, sobretudo arquitetônica.
Mensagem enviada pelo Instagram, por @caleidoscopiomiope

caleidoscopiomiope

*

Nós, em 2011, na estação da Luz, numa visita ao Museu da Língua Portuguesa, que hoje enfrenta um incêndio de grandes proporções. Muito tristeeee, lugar lindo demais pra virar cinzas!!
Mensagem enviada pelo Instagram, por @rafamarialsf

rafamarialsf

*

Há dois anos tive a oportunidade de conhecer o Museu da Língua Portuguesa. Foi uma experiência, no mínimo, extasiante. Telas de TV o tempo ligadas apresentando os principais comunicadores do Brasil. Narrativas em áudio de verso e prosa brasileiros. Mesas digitais com prefixos e sufixos que, misturando-se, davam sentido às palavras. Eu não estava num Museu. Eu estava num Templo. Que pena que isto aconteceu. Mas, assim como as palavras, o Museu encontrará um meio e voltará e será melhor e mais lindo que antes.
Valmir Aparecido Moreira, Araras (SP)

*

Estou chocado com este incêndio. No dia em que visitamos havia uma exposição do Cazuza.
Leandro Schmitz, Joinville (SC)

Leandro Schmitz/Leitor
Passeio pelo Museu da Língua Portuguesa. exposição do Cazuza.
Leitor durante passeio pelo Museu da Língua Portuguesa

*

Sou a professora Maricilia da cidade de Guará, interior de SP. Visitei a exposição de Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa na semana passada com meus alunos do ensino médio da Escola Estadual Marechal Rondon...é mesmo uma grande perda de grande parte do acervo, mais ainda pela morte do bombeiro local, lamentavelmente. Meus alunos estão entristecidos...
Maricilia Silva

*

Registro da minha visita a esse lugar lindo e cheio de histórias interessantes sobre a nossa língua mãe.
Renata Melo

Renata Melo/Leitora
Museu da língua portuguesa,registro da minha visita a esse lugar lindo e cheio de histórias interessantes sobre a nossa língua mãe.
Registro da visita ao museu, enviado pela leitora Renata Melo

Endereço da página:

Links no texto: