Folha de S. Paulo


Artigo de reitor da Unicamp causa divergência entre leitores

É meio patética a defesa de salário acima de R$ 22 mil para professores nas universidades públicas em São Paulo ("O começo do fim", Tendências/ Debates, 27/8). Um dos argumentos é que nas federais se paga mais. O que impede esses professores de tentar ingressar nas federais ou nas universidades privadas? E dizerem que são concursados e doutores também não ajuda muito seus argumentos. Basta ver a relação de candidatos por vaga e a carga de trabalho, em comparação com outras profissões.

ADEMIR VALEZI (São Paulo, SP)

*

Objetivo e claríssimo o artigo do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, sobre a terrível situação que se encontram as universidades públicas no Estado de São Paulo. Com tamanha desvalorização dos docentes muitas universidades estão com professores substitutos que ficam apenas um semestre e algumas nem isso conseguem, pois a remuneração não compensa. Enquanto observamos empréstimos com condições excelentes para financiar faculdades particulares, as públicas são cada vez mais sucateadas em todos os setores com o claro objetivo de uma futura privatização. Em São Paulo temos uma política pública educacional neoliberal, sem dúvida alguma.

ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

*

Não é verdadeira a informação dada por Valéria Nani, da Secretaria de Educação de São Paulo, de que os professores paulistas têm "reajuste anual, por mérito, de 10,5%". A prova, que dá acesso a tal promoção, é trianual e essa promoção atende a um número exíguo de docentes. Isso devido a critérios cada vez mais excludentes impostos pela pasta.

FELIPE DE MOURA LIMA, professor (Amparo, SP)

*

A Secretaria da Educação deveria, antes de fazer testes com alunos sobre flexibilização das disciplinas, repensar o modelo de escolha de diretores de escolas. Não é possível que bons professores, comprometidos com a aprendizagem de seus alunos, sejam prejudicados por gestores que só se importam com a burocracia, principalmente os designados, cujo único mérito é fazer parte do "cabide de empregos".

MARA CHAGAS (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: