Folha de S. Paulo


Leitores comentam declarações de advogada que abandonou a Lava Jato

Quando soube que a doutora Beatriz Catta Preta havia renunciado à defesa de todos os clientes da Lava Jato, achei muito estranho. Explico: advogado que atua na área penal está preparado para conviver num mundo diferente do normal. Aprende a conviver com bandido e com o jogo duro da polícia e do Ministério Público. Agora, quando ela declara que as "ameaças veladas" a fizeram abandonar a carreira, fico perplexo.

RICARDO ROMANELLI FILHO, advogado (Pinhais, PR)

Reprodução
A advogada Beatriz Catta, em entrevista ao Jornal Nacional; ela deixou os casos na Lava Jato
A advogada Beatriz Catta, em entrevista ao Jornal Nacional; ela deixou os casos na Lava Jato

*

A situação da advogada Beatriz Catta Preta é emblemática. Quando uma advogada experiente e já com certo renome é obrigada a fechar a sua banca e interromper a sua carreira devido a ameaças veladas de deputados federais integrantes da CPI da Petrobras, a situação chega a um limite perigoso. É de destacar o poder intimidatório de que se reveste a ação de tais congressistas, à frente o indefectível Celso Pansera (PMDB-RJ), e o temor que deve acometer vários delatores de envolver Eduardo Cunha em suas delações. Urge uma resposta da sociedade a tais abusos.

LUIZ PHILIPPE DA COSTA FERNANDES (Rio de Janeiro, RJ)

*

Ver políticos depreciarem o conhecimento científico na área criminal é algo bastante banal. Mais preocupante é isso se dar por um acadêmico ("Lava Jato muda a Justiça e a advocacia"). Creio que faço parte de uma "nova geração de juízes". Porém esta já vem de meio século, da tradição de resistência de juízes democráticos pelo mundo, preocupados, especialmente, com a massa de processos contra réus pobres, que nem sequer têm assegurado o efetivo direito de defesa, deixando-se livres juízes, promotores e delegados, de todas as gerações, para observarem ou não direitos e garantias fundamentais.

ROBERTO LUIZ CORCIOLI FILHO, juiz e membro da Associação Juízes para a Democracia (Itapevi, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: