Folha de S. Paulo


Leitores refutam hipótese de parlamentarismo levantada por Cunha

Acredito que a mudança no sistema de governo não seja a solução paro o país, como defende Eduardo Cunha (Precisamos discutir o parlamentarismo no Brasil para valer, e vota). Independentemente do sistema, precisamos de políticos honestos e comprometidos com a população e com o país. Sem isso, essa proposta será apenas mais uma ilusão.


ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente da câmara dos deputados deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
O presidente da câmara dos deputados deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

*

O parlamentarismo no Brasil foi o artifício acordado em 1961 para garantir um mínimo de governabilidade a João Goulart, mas refutado por plebiscito em 1963 e, novamente, em 1993. É um sistema interessante, mas uma mudança abrupta de representatividade pode não funcionar. Vemos que raramente passa dos 50% o número de votos dos parlamentares eleitos, ou seja, a maioria ou número expressivo de eleitores votou em outros. Dos eleitos é que sai o primeiro-ministro e não me sinto nem um pouco à vontade em antever a possibilidade de um Eduardo Cunha nessa posição.


ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: